Proposta de dissertação (exame de qualificação)

No prazo máximo de 15 (quinze) meses após o início do Curso de Mestrado, todo aluno deverá ter aprovada a sua Proposta de Dissertação de Mestrado, por uma Banca Examinadora formada por no mínimo 3 (três) professores doutores, sendo pelo menos 2 (dois) não envolvidos com a responsabilidade de orientação do aluno.

A Banca Examinadora deverá ter pelo menos 1 (um) professor externo ao PPGCONT-UFRGS.

>> Requisitos
Para defender a Proposta de Dissertação o aluno deverá obrigatoriamente cumprir os seguintes requisitos:
I. Ter concluído, pelo menos, 12 (doze) créditos;
II. Ter ingressado a, pelo menos, 6 (seis) meses no curso;
III. Entregar para a secretaria do PPGCONT-UFRGS uma versão impressa da Proposta de Dissertação de Mestrado e uma versão digital em formato “.pdf” até 7 (sete) dias antes da data da reunião da Comissão de Pós-Graduação que anteceda a data prevista para a defesa.

>> Como solicitar
Para solicitar a Banca Examinadora de Proposta de Dissertação, o(a) aluno(a) deverá enviar para o e-mail do PPGCONT, o formulário de solicitação de Banca Examinadora, devidamente assinado pelo orientador e pelo coorientador (se houver), juntamente com o PDF da versão final da Proposta de Dissertação.

O documento da Proposta de Dissertação de Mestrado não deverá sofrer alterações após a entrega à Comissão de Pós-Graduação.

Eventuais alterações deverão ser justificadas e submetidas a Comissão do PPGCONT, com a aprovação do orientador e devidamente apresentadas e documentadas à Banca Examinadora no ato de defesa.

O interstício entre a designação da Banca Examinadora da Proposta de Dissertação de Mestrado e a defesa da proposta deverá ser de, no mínimo, 15 (quinze) dias e, no máximo, 45 (quarenta e cinco) dias.

Os docentes do PPGCONT-UFRGS, preferencialmente, deverão estar presentes na defesa da Dissertação de Mestrado. O membro externo ao PPGCONT-UFRGS poderá participar presencialmente, participar por vídeo/webconferência emitindo um parecer por escrito, que deverá ser encaminhado por e-mail para a secretaria do PPGCONT-UFRGS, ou apenas emitir um parecer por escrito que deverá ser lido pelo presidente da Banca Examinadora.

Com a aprovação da Comissão de Pós-Graduação, os docentes do PPGONT-UFRGS poderão participar por vídeo/webconferência emitindo um parecer por escrito, que deverá ser encaminhado por e-mail para a secretaria do PPGCONT-UFRGS, ou apenas emitir um parecer por escrito que deverá ser lido pelo presidente da Banca Examinadora.

Cabe à Secretaria do PPGCONT realizar o convite para os membros da Banca Examinadora e encaminhar a Proposta de Dissertação de Mestrado, após a concordância do orientador.

Para mais informações sobre Banca de Defesa de Dissertação, acesse o Regimento Interno do PPGCONT, título VIII, cap. V.