Disciplinas

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental oferece aos seus estudantes um total de 39 disciplinas que abrangem todas as áreas de formação.

Os alunos ingressantes no Mestrado deverão realizar um mínimo de 18 créditos dentre as disciplinas listadas abaixo. Os de Doutorado deverão realizar um mínimo de 24 créditos.

Prof. André Luiz da Silveira - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Hidrologia Geral que aborda grande parte dos processos envolvidos no ciclo hidrológico. Os temas abordados são: Bacia Hidrográfica, Precipitação, Interceptação, Evaporação e Evapotranspiração, Águas Subterrâneas, Infiltração, Escoamento Superficial em Rios e Canais, Funções Hidrológicas e Noções de Hidrometria.

Prof. Edith Beatriz Camano Schettini - 2º semestre, 4 créditos

Súmula: Definição de fluido. Hipótese do contínuo. Propriedades dos fluidos. Forças superficiais e mássicas. Tensões. Tensor de tensões. Velocidade e aceleração. Vazão. Linhas de corrente. Leis de conservação.Análise integral e diferencial. Leis de conservação integrais: continuidade, quantidade de movimento e energia. Equação de Bernoulli. Perdas de carga. Análise dimensional e Semelhança. Teorema “Pi” de Buckingham. Teoria de semelhança. Tipos de semelhança. Leis de conservação diferenciais: continuidade, quantidade de movimento, Navier-Stokes, energia. Condições de contorno e iniciais. Soluções exatas. Equações adimensionais. Rotação, translação, taxa de deformação. Escoamento rotacional e irrotacional. Função de corrente e função potencial. Superposição. Circulação. Equação da vorticidade. Escoamentos turbulentos. Caracterização da turbulência. Decomposição de Reynolds. Equações em médias. Estruturas coerentes. Equação de conservação da energia cinética. Espectro de energia cinética. Aplicação a escoamentos elementares. Simulação numérica. Camada limite. Soluções para placa plana. Arraste. Escoamentos internos. Perda de energia em condutos. Transição à turbulência. Teoria de estabilidade linear. Eq. de Orr-Sommerfeld. Princípio de Rayleigh. Aplicação a escoamentos elementares.

Prof. Olavo Correa Pedrollo - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Métodos para interpretação e uso dos dados hidrológicos. Técnicas para a inferência das características de uma população, pelas informações contidas numa amostra de dados hidrológicos. Modelos probabilísticos. Ajustamento destes modelos. Testes de hipóteses. Transferência de informação por regressão.

Prof. Guilherme Fernandes Marques - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Economia Ambiental: introdução à Gestão Ambiental e à Análise Econômica do Ambiente; princípios de Microeconomia e da teoria da formação de preços. Instrumentos Econômicos de Gestão Ambiental: mercado como instrumento de racionalização do uso do ambiente: exemplo da água; instrumentos jurídicos: outorga e licenciamento; instrumentos econômicos: cobrança e mercados de direitos; comparação e crítica; métodos de valoração: valor contingencial, do preço hedônico e outros; contabilidade ambiental. Análise de projetos de recursos hídricos: análises econômicas e financeiras.; ponto de vista social e privado; revisão de matemática financeira; taxas de desconto; quantificação de custos e benefícios sob o ponto de vista social; índices econômicos para qualificação e hierarquização de projetos. Análise Financeira: documentos para a análise financeira; rateio de custos de projetos com múltiplos interesses: abordagens clássicas; cobrança pelo uso de recursos ambientais: introdução, abordagens; tarifação: água para abastecimento, esgoto, energia e irrigação.

Profa. Edith Beatriz Schettini - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Cálculo diferencial de funções de várias variáveis. Noções de análise vetorial. Equações diferenciais ordinárias. Introdução à equações diferenciais parciais.

Prof. Alexandre Beluco - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Idéias básicas de um experimento: comparação de tratamentos, testados em unidades experimentais. Necessidade para casualisação e repetição dos tratamentos. “Contrôles”. Introdução à idéia de um teste estatístico: hipótese nula, hipótese alternativa; probabilidade de significança. Experimento completamente casualizado; intervalos de confiança. Análise de variância (ANOVA) para comparar k tratamentos. Tese F. Análise de experimentos em blocos casualisados. Quadrados Latinos, e Youden squares. Quadrados ortogonais. Experimentos factoriais; efeitos principais, interações, e sua interpretação. ANOVA factorial. Avaliação de curvas de resposta. Experimentos em parcelas divididas. Experimentos 2n e 3n. Confundimento total e parcial. Blocos incompletos. Amostragem. Análise de grupos de experimentos. Análise de covariância. Experimentos com replicação fracional.

Prof. David da Motta Marques - 1º semestre, 2 créditos

Súmula: A água e o meio ambiente. Reservas hídricas e sua distribuição. O ciclo hidrológico e os caminhos da poluição. As formas de impureza. Parâmetros físicos de avaliação da qualidade das águas: constituintes orgânicos e inorgânicos. Características biológicas da água: os principais ciclos da natureza, estrutura e funções de ecossistemas aquáticos. Índices de qualidade. Classificação e usos da água: Legislação Brasileira e perspectivas globais.

Prof. Alexandre Beluco  - 2º semestre, 3 créditos  2016/2

Súmula: A disciplina é direcionada à aplicação de modelos para simulação de cenários em
áreas irrigadas e drenadas. As principais rotinas que compõem modelos dessa natureza são apresentadas. São aplicados e
comparados diferentes situações, além de modelos específicos para irrigação por inundação.

Profa. Edith Beatriz  - 2º semestre, 2 créditos  2016/2

Súmula: Interpolação e aproximação. Solução de equações. Solução de sistemas de equações. Diferenciação numérica. Integração numérica. Solução numérica de equações diferenciais ordinárias. Solução numérica de equações diferenciais parciais.

Prof. Joel Gondenfum - 2º semestre, 3 créditos
Súmula: Aspectos de hidrologia utilizados em projetos de recursos hídricos. Os temas abordados são: Vazão Máxima e Hidrograma de Projeto, Regionalização Hidrológica, Controle de Inundações, Drenagem Urbana, Avaliação de Demanda Hídrica, Disponibilidades Hídricas e Regularização de Vazão.
Prof. Gustavo Athayde - 1º semestre, 2 créditos.

Súmula: Conceitos básicos de hidrogeologia, tipos de aquíferos, circulação de água, hidrodinâmica e hidroquímica de aquíferos.

Prof. Marcelo Marques e Prof. Eder Daniel Teixeira  - 1º ou 2º semestre, 2 créditos

Súmula: Dimensionamento de canais em movimento permanente uniforme e variado. Equações básicas e métodos de cálculo. Canais erodíveis. Descarregadores de cheias. Bacias de dissipação. Escoamentos em transições. Comportas, tipos usuais e interferências nos escoamentos. Sifões, utilização e dimensionamento. Tomadas d’água. Percolação em maciços de terra.

Profa. Daniela Sanagiotto e Prof. Marcelo Marques - 1º ou 2º semestre, 2 créditos

Súmula: Bombas: conceitos e aspectos construtivos. Teoria elementar dos perfís escalonados. Ponto de funcionamento e associação das bombas. Seleção, e especificação para aferição de bombas centrífugas. Cuidados na instalação e operação de bombas centrífugas. Noções sobre Golpe de Ariete. Proteções.

Profa. Nilza Maria dos Reis Castro - 2º semestre, 3 créditos

Súmula: A disciplina oferece os princípios básicos das medições clássicas de variáveis hidrológicas e sedimentológicas. A realização de medições em campo pelos próprios alunos, sob supervisão, é um dos aspectos essenciais da disciplina. As medições e interpretações de dados abrangerão a fluviometria (níveis de água e vazões), a pluviometria, a evaporimetria, ensaios de infiltração, umidade e condutividade hidráulica do solo, piezometria e sedimentometria de cargas de arraste e suspensão. Especial atenção será dada à integração das diferentes medições realizadas em uma bacia hidrográfica, ressaltando-se os efeitos de escala espacial e temporal, os limites de cada método e a interferência das incertezas das medições.

Prof. Fernando Fan - 1º semestre, 2 créditos

Súmula: Significância da produção e da retenção de sedimentos no aproveitamento e conservação dos recursos hídricos. Características e propriedades dos sedimentos em bacias fluviais. Tratamento de informações sedimentológicas. Proteção contra a erosão em bacias fluviais. Assoreamento de reservatórios e canais. Prática de laboratório.

Prof. David da Motta Marques - 1º semestre, 3 créditos
Súmula: Observação microscópica de microorganismos. Nomenclatura. Introdução a Procariotes, Vírus e Eucariotes. Significância sanitária de microorganismos. Seleção de exames de qualidade. Teste de Ames. Padrões microbiológicos de qualidade. Princípios de degradação biológica da matéria orgânica. Ensaios de tratabilidade.
Prof. Antônio Domingues Benetti - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Propriedades da água. Qualidade das águas naturais. Conceitos básicos de química, grandezas químicas e medidas de concentração. Cinética química. Equilíbrio químico. Sistemas ácido-base monoprótico e poliprótico. Acidez e alcalinidade. Intensidade de tamponamento de pH. Precipitação, dissolução e solubilidade. Formação de complexos. Oxidação-redução e princípios de eletroquímica.

Profs. Anderson Ruhoff e Rodrigo Paiva - 1º semestre, 4 créditos

Súmula:

Princípios físicos em sensoriamento remoto, caracterização de satélites e tipos de dados em sensoriamento remoto, processamento digital de dados espaciais, sensoriamento remoto do ciclo da água: vegetação,
 
precipitação, evapotranspiração e balanço de energia, umidade do solo, armazenamento d’água por gravimetria, hidrodinâmica de corpos d’água continentais, propriedades físico químicas da água, etc. Validação de dados de sensoriamento remoto, integração com modelos hidrológicos e aplicaçães práticas de hidrologia espacial em recursos hídricos.
Prof. Anderson Ruhoff - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Dados georeferenciados: princípios básicos. Sistema de informações geográficas (SIG): princípios básicos, estrutura, principais sistemas em uso, estrutura de dados para um SIG, pontos, linhas, arcos, nós; organização de dados, formatos raster e vetorial. Modelo numérico do terreno (MNT) e suas aplicações em Recursos Hídricos: princípios básicos, métodos de interpolação, dados derivados de um MNT. Métodos de modelagem espacial, integração com dados de sensoriamento remoto, cruzamento de dados. Aplicações de geoprocessamento a Recursos Hídricos.

Prof. David da Motta Marques - 2º semestre, 2 créditos

Súmula: Conceitos. Relação com outras tecnologias. Sistemas naturais. Estrutura e funções dos sistemas. Processos microbianos, físicos e químicos. Plantas emergentes e flutuantes: seleção, propagação e gerenciamento. Ecofisiologia de plantas adaptadas a ambientes alagados. Sistemas naturais e artificiais para controle/recuperação da qualidade de recursos hídricos, para tratamento/disposição de efluentes municipais, industriais, mineração, lixiviação de aterro, “hazardous waste” e ciclagem de nutrientes; para remediação de fontes não–pontuais de poluição; para pré-tratamento de água de abastecimento e produção de água para consumo. Aquacultura. Parâmetros de projeto, construção, operação e controle. Avaliação ambiental. Gerenciamento de sistemas naturais/construídos. Estudo de casos.

Prof. Gino Roberto Gehling - 2º semestre, 2 créditos

Súmula: Fontes e características dos resíduos sólidos. Coleta e transporte. Métodos de tratamento e disposição. Recuperação de matérias primas e produção de energia. Seleção de locais de disposição, monitoramento e desativação de áreas de disposição. Avaliação do impacto causado no ambiente. Normas e legislação.

Profa.  Ana Luiza de Oliveira Borges - 2º semestre, 3 créditos

Súmula: Comportamento do sistema fluvial de drenagem superficial. Componentes do sistema, fatores que regem o comportamento e variáveis que o descrevem. Noções e conceitos do escoamento em leitos fluviais. Fenômenos fundamentais: erosão, transporte, depósito de sedimentos, alterações de rugosidade. Deformações do sistema fluvial.

Prof. Eder Teixeira e Prof. Marcelo Marques - 1º ou 2º semestre, 2 créditos

Súmula: Potencial hidroelétrico brasileiro, distribuição regional. Importância da energia hidráulica, mercado de energia, reservatórios de regularização de descarga, porte de um aproveitamento em função das características do curso de água e do mercado, dimensionamento de condutos forçados, dimensionamento de chaminés de equilíbrio, turbinas – tipos, funcionamento e seleção preliminar.

Prof. Luiz Fernado de Abreu Cybis - 2º semestre, 2 créditos

Súmula: Padrões de emissão. Efeitos e custos da poluição. Natureza dos rejeitos industriais. Amostragem. Segregação de efluentes. Reuso, reciclagem, reaproveitamento de subprodutos. Tratamento conjunto esgoto doméstico-industrial. Tratamento e disposição de lodos. Tratamento de resíduos industriais de laticínios, matadouros, abatedouros de aves, cervejarias, açúcar e álcool, curtumes, têxtil, celulose e papel, acabamento de metais, indústria cerâmica, minas de carvão, efluentes petroquímicos. ISO 14000 e tecnologias de produção limpa.

O professor, o número de créditos e o semestre variam.

Súmula: Estudos sobre tópicos selecionados dentro das linhas de pesquisa.

Prof. Walter Collischonn - 2º semestre, 3 créditos

Súmula: As metodologias principais na simulação hidrológica são os modelos determinísticos e estocásticos. Os modelos de escoamento superficial em rios e canais, modelos precipitação-vazão e otimização de parâmetros são apresentados dentro do contexto de simulação determinística, enquanto que análise de séries temporais, modelos estocásticos de previsão e aplicações de cadeias Markov são descritos no âmbito de modelos estocásticos. Dentro dos temas abordados são apresentados aspectos de utilização combinados destas metodologias.

Prof. Guilherme Fernandes Marques - 2º semestre, 3 créditos

Súmula: Introdução: conceitos de sistema e formulação de problemas; otimização matemática. Simulação: dimensionamento de reservatório; método de Rippl; método de simulação; programa CASCATA; Simulação: operação de reservatório – formulação do problema; abordagem implicitamente estocástica; Sistema SAGBAH; exemplos de aplicação. Programação Linear – introdução; solução gráfica; algorítmo diferencial; método simplex; método simplex revisado; análise de sensibilidade; artifícios de linearização; exemplos de aplicação. Programa LINDO. Programação linear com inteiros – introdução; método de branch and bound; aplicação. Programa LINDO. Programação Dinâmica Determinística – problema do caminho crítico; aplicação à expansão de sistemas; alocação de recursos; extensão à operação de reservatório singular e múltiplos. Programação Dinâmica Estocástica – problema do caminho crítico; extensão à operação de reservatórios.

Prof. Rodrigo Paiva - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Revisão de tópicos de análise numérica: esquemas numéricos. Consistência. Convergência. Estabilidade e precisão numérica. Escoamento unidimensional: equações e modelos. Modelos hidrodinâmicos em rios e canais. Método das características: explícito e implícito. Transporte de massa em rios e reservatórios: equações básicas, qualidade da água em rios, modelos de reservatórios. Temas especiais: escoamento não permanente em redes pluviais, rompimento de barragem.

Prof. Masato Kobiyama – 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Estudo do ciclo hidrológico sob o ponto de vista físico. Os temas de análise são os mesmos abordados em disciplinas de hidrologia mas o enfoque é o da compreensão dos processos físicos segundo pesquisas da literatura científica. Não são abordados métodos de projeto hidrológicos de engenharia, que são objeto de disciplinas específicas, nem aspectos biológicos e químicos de outros ciclos naturais. Os processos hidrológicos abordados serão descritos fisicamente com base em informações multidisciplinares das áreas de hidrologia, hidrogeologia, agronomia e outras áreas afins.

Prof. Eduardo Puhl - 2º semestre, 3 créditos

Súmula: Correntes oceânicas. Propriedades físicas da água do mar. Regime costeiro, principais fenômenos. Classificação e fundamentos das teorias das ondas. Teoria das ondas de pequena amplitude. Teoria das ondas de ordem superior. Águas pouco profundas. Predição de ondas. Obtenção e tratamento dos dados de ondas. Maré. Processos costeiros. Correntes litorâneas. Transporte litorâneo. Formação de flechas, tômbolos, cordões, cúspides. Ações antropogênicas. Praias e litorais artificiais.

Prof. Guilherme Fernandes Marques - 2º semestre, 3 créditos

Súmula: Aspectos legais: Constituição Brasileira; Lei 9.433 da Política Nacional de Recursos Hídricos – PNRH; Código de Águas; Lei 9.438 da Política Nacional de Meio Ambiente; Propostas de regulamentação da PNRH; Políticas Estaduais; Outros instrumentos legais de interesse. Aspectos organizacionais: Sistemas de Recursos Hídricos da: França; Espanha; Alemanha; Outros países; Sistema Nacional de Recursos Hídricos, concebido pela Lei 9.433: Conselho Nacional de Recursos Hídricos; Comitês de Bacia Hidrográfica; Agência de Água; órgão gestor de águas federais; Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos: Sistema Paulista; Sistema gaúcho; Outros sistemas estaduais. Aspectos conceituais da gestão de recursos hídricos: Modelos de gestão: Burocrático; Econômico-Financeiro; Sistêmico de Integração participativa. Necessidade de separação entre a Gestão da Oferta de Uso da Água, da Gestão do Uso Setorial dos Recursos Hídricos. Processo de planejamento de recursos hídricos: Conceito; Dinâmica de planejamento de recursos hídricos; Interpretação do planejamento à luz da lei 9.433; Integração dos planos nos âmbitos nacional, estadual e de bacia; hidrográfica; Integração dos instrumentos de gestão no processo de planejamento; Itemização de atividades componentes de um Plano de Recursos Hídricos. Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos: Enquadramento de corpos de água em classes de usos preponderantes; Outorga dos direitos de uso da água; Cobrança pelo uso da água; Rateio de custo; Sistema de informação sobre recursos hídricos; Outros instrumentos.

Profa. Daniela Sanagiotto e Prof. Juan Martin Bravo- 1º semestre, 3 créditos
Profa. Ana Luiza de Oliveira Borges - 2º semestre, 3 créditos

Súmula: Propriedade dos fluidos; hidrostática e empuxo sobre superfícies; noções de cinemática dos fluidos; equação de Bernoulli; hidráulica de condutos forçados; instalações de recalque; movimento permanente uniforme em canais; estruturas de medição de vazão: orifícios, vertedores, calhas Parshall; mecanismos de transporte: difusão, convecção, advecção e dispersão; equações de transporte.

Prof. Antônio Domingues Benetti - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Características físicas, químicas e biológicas de águas naturais, potável e residuárias. Operações e processos unitários de tratamento. Tipos de reatores. Sedimentação discreta, floculenta, zonal e por compressão. Desarenadores e decantadores. Flotação por ar dissolvido. Fundamentos de transferência gasosa. Aeração e dessorção gasosa. Coagulação e floculação. Filtração em meio granular. Adsorção em carvão ativado e resinas de troca iônica. Desinfecção. Oxidação química. Precipitação. Tecnologias avançadas – filtração em membranas e processos oxidativos avançados.

Prof. Luiz Augusto Magalhães Endres - semestre, 2 créditos
Súmula: Descrição de dados representativos de fenômenos físicos: dados determinísticos, dados aleatórios, propriedades descritivas. Propriedades das respostas de sistemas físicos. Aquisição e tratamento de dados: medição, registro, análises estatística e espectral. Aplicação à Mecânicas dos Fluídos: equações do movimento, descrição estatística da turbulência, medição e análise de grandezas físicas flutuantes. Medições de nível, pressão e velocidade. Instrumentação básica.
Prof. Antônio Domingues Benetti - 2º semestre, 3 créditos

Súmula: Características das águas residuárias urbanas e industriais. Fundamentos de microbiologia: crescimento bacteriano e cinética das reações bioquímicas. Reações aeróbias anóxicas e anaeróbias. Processos unitários biológicos. Crescimento bacteriano em leito fixo, crescimento bacteriano em biofilmes. Processos avançados de tratamento de efluentes: remoção de nutrientes, remoção de orgânicos e refratários. Lagoas de estabilização. Tratamento e disposição final de biossólidos.

Prof. Olavo Pedrollo - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Inspiração biológica, arquitetura, representação e potencial de utilização. Exemplos de aplicações na área hídrica e ambiental. Recursos de programação. Fundamentos, formulação e arquitetura das redes neurais de Perceptrons. Redes de uma camada de Perceptrons: A regra delta de treinamento. Redes de múltiplas camadas de Perceptrons: O método retropropagativo e as técnicas complementares para o treinamento. Os modelos generalizados com redes de Perceptrons de múltiplas camadas. Programação e uso de modelos adaptativos, técnicas para aplicações com escassez de dados, e técnicas para lidar com a vulnerabilidade de sistemas de aquisição de dados. Aplicações principais: Aproximação de processos para simulação, previsão e controle.

Prof. Marcelo Giulian Marques; Prof. Eder Daniel Teixeira  e Profa. Daniela Sanagiotto - 1º ou 2o  semestre, 3 créditos
Súmula: A disciplina enfoca os elementos de análise dimensional e teoria da semelhança e dos modelos físicos aplicados a hidráulica, engenharia fluvial e marítima e a obras hidráulicas em geral. Aborda os fundamentos da modelagem física em hidráulica, similaridade mecânica, leis de modelagem, classificação dos modelos hidráulicos, interação fluido-corpos rígidos, semelhanças físicas e incompletas, efeito de escala, modelos verdadeiros, adequados e distorcidos, modelos a fundo fixo e móvel, sedimentológicos e de estruturas hidráulicas: dissipação de energia, erosão, forças, vibrações e cavitação e modelos especiais.
Prof. José Antônio Saldanha Louzada - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: A disciplina é direcionada à aplicação de modelos para simulação de cenários em áreas irrigadas e drenadas. As principais rotinas que compõem modelos dessa natureza são apresentadas. São aplicados e comparados diferentes tipos de modelos em diferentes situações, além de modelos específicos para irrigação por inundação.

Prof. José Antônio Saldanha Louzada - 1º e 2º semestres, 2 créditos

Súmula: A disciplina é direcionada à apresentação de conceitos fundamentais de física dos solos, com ênfase às questões relacionadas com o fluxo e armazenamento da água no solo. Curva característica, equações de Darcy, Boussinesq e Richards. Aplicações em casos de redistribuição interna, infiltração e evaporação.

Profa. Nilza Maria dos Reis Castro - 1º semestre, 3 créditos
Súmula: A disciplina fornece os princípios básicos para a elaboração de um projeto completo de irrigação, desde a seleção do método, distribuição dos equipamentos no terreno, manejo da irrigação (quanto e quando irrigar) até o dimensionamento hidráulico do sistema.
Profa. Edith Beatriz Camaño Schettini - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Introdução: definições e características principais, exemplos de escoamentos turbulentos, estruturas coerentes. Dinâmica de fluidos: revisão das equações básicas de continuidade, quantidade de movimento e energia, escoamentos compressíveis e incompressíveis, dinâmica da vorticidade. Transição à turbulência: conceito de estabilidade, teoria de estabilidade linear, equações de Orr-Sommerfeld e Rayleigh, transição em escoamentos livres e parietais. Teoria estatística da turbulência: Definições de grandezas estatísticas, equações de Reynolds, turbulência isotrópica, turbulência homogênea, análise espectral da turbulência isotrópica, teoria de Kolmogorov, turbulência de grade, turbulência em reservatórios com agitação mecânica. Escoamentos turbulentos de parede: estrutura dos escoamentos de parede, escalas características, equações, estruturas coerentes. Escoamentos turbulentos livres: estrutura dos escoamentos livres (camadas de mistura, jatos, esteiras), escalas características, equações, estruturas coerentes. Escoamentos turbulentos a superfície livre: estrutura dos escoamentos em canal, escalas características, equações, estruturas coerentes. Modelação e simulação numérica da turbulência: teoria fenomenológica, classificação e descrição dos principais modelos de turbulência, viscosidade turbulenta, simulação numérica direta (DNS), simulação de grandes escalas (LES), modelização sub-malha, descrição de modelos e análise crítico, desenvolvimentos futuros. Aplicações numéricas e experimentais: turbulência homogênea e isotrópica, escoamentos fundamentais livres e parietais, escoamentos industriais, escoamentos geofísicos.

Profa. Lucia Ribeiro Rodrigues, 3 créditos.

Súmula: Processos químicos e físicos associados à dinâmica de ecossistemas aquáticos. Noções de hidrodinâmica. Estrutura e funções de ecossistemas aquáticos. Estratégias adaptativas e distribuição das comunidades biológicas. Cadeias tróficas e cascateamento de efetivos. Fluxo de energia em ecossistemas aquáticos através de análise isotópica. Dinâmica de nutrientes em ecossistemas aquáticos continentais. Cianobactérias e saneamento: legislação e aspectos ecológicos. Ecotecnologia e restauração de ecossistemas aquáticos.

Prof. Luiz Fernando de Abreu Cybis - 2º semestre, 2 créditos
Súmula: Ecologia Industrial e suas ferramentas. Introdução à Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Definição de objetivos e escopo. Introdução à análise de inventários. Revisão de álgebra linear básica (sistema de equações lineares e matrizes). Método computacional de inventários. Refinamento dos métodos de inventários. Análise de impacto de ciclo de vida. Interpretação da ACV. Método EIO-ACV (Economic Input-Output ou matriz econômica de insumos e produtos). ACV Atribucional vs. Consequencial. Pegada Ecológica, Pegada de Carbono, Pegada Hídrica, Análise de Fluxo de Materiais (MFA), Análise de Fluxo de Substâncias (SFA). Revisão Crítica e Incerteza na ACV. Prática de ACV usando plataformas informatizadas (GaBi, SIMAPRO, entre outras).
Prof. André Luiz da Silveira - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Hidrologia Geral que aborda grande parte dos processos envolvidos no ciclo hidrológico. Os temas abordados são: Bacia Hidrográfica, Precipitação, Interceptação, Evaporação e Evapotranspiração, Águas Subterrâneas, Infiltração, Escoamento Superficial em Rios e Canais, Funções Hidrológicas e Noções de Hidrometria.

Prof. André Luiz da Silveira - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Hidrologia Geral que aborda grande parte dos processos envolvidos no ciclo hidrológico. Os temas abordados são: Bacia Hidrográfica, Precipitação, Interceptação, Evaporação e Evapotranspiração, Águas Subterrâneas, Infiltração, Escoamento Superficial em Rios e Canais, Funções Hidrológicas e Noções de Hidrometria.

Prof. André Luiz da Silveira - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Hidrologia Geral que aborda grande parte dos processos envolvidos no ciclo hidrológico. Os temas abordados são: Bacia Hidrográfica, Precipitação, Interceptação, Evaporação e Evapotranspiração, Águas Subterrâneas, Infiltração, Escoamento Superficial em Rios e Canais, Funções Hidrológicas e Noções de Hidrometria.

Prof. André Luiz da Silveira - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Hidrologia Geral que aborda grande parte dos processos envolvidos no ciclo hidrológico. Os temas abordados são: Bacia Hidrográfica, Precipitação, Interceptação, Evaporação e Evapotranspiração, Águas Subterrâneas, Infiltração, Escoamento Superficial em Rios e Canais, Funções Hidrológicas e Noções de Hidrometria.

Prof. André Luiz da Silveira - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Hidrologia Geral que aborda grande parte dos processos envolvidos no ciclo hidrológico. Os temas abordados são: Bacia Hidrográfica, Precipitação, Interceptação, Evaporação e Evapotranspiração, Águas Subterrâneas, Infiltração, Escoamento Superficial em Rios e Canais, Funções Hidrológicas e Noções de Hidrometria.

Prof. André Luiz da Silveira - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Hidrologia Geral que aborda grande parte dos processos envolvidos no ciclo hidrológico. Os temas abordados são: Bacia Hidrográfica, Precipitação, Interceptação, Evaporação e Evapotranspiração, Águas Subterrâneas, Infiltração, Escoamento Superficial em Rios e Canais, Funções Hidrológicas e Noções de Hidrometria.

Prof. André Luiz da Silveira - 1º semestre, 3 créditos

Súmula: Hidrologia Geral que aborda grande parte dos processos envolvidos no ciclo hidrológico. Os temas abordados são: Bacia Hidrográfica, Precipitação, Interceptação, Evaporação e Evapotranspiração, Águas Subterrâneas, Infiltração, Escoamento Superficial em Rios e Canais, Funções Hidrológicas e Noções de Hidrometria.