Olimpíadas do Colégio de Aplicação (OCA)

Em 2018,o Projeto Amora realizou a OCA (Olimpíada do Colégio de Aplicação) na categoria A que foi inspirada nos festejos, desfiles e alegorias de um esporte muito popular, que acontece desde o século XIII, na cidade de Siena na Itália, o “Palio di Siena”. A OCA, uma das Atividades Integradas do Projeto Amora, reuni diversas áreas do conhecimento, nesta edição as principais contribuições foram da disciplina de História, para o conhecimento do Palio, e da Educação Física, para unir a festividade do Palio à prática de esportes no CAp.

No coração do centro histórico da cidade está situada a Piazza del Campo, uma das mais belas praças do país. A lindíssima construção chamada Torre del Mangia, de onde se tem uma ótima vista de toda a região, faz parte do local e também é uma das atrações do Palio.
Duas vezes por ano ocorre essa celebração, em que os cidadãos de Siena voltam passado, vestindo roupas da época, revivendo as rivalidades entre as contradas (bairros) e corporações trajadas ressurgem desfilando pelas ladeiras e ruelas. A festa é comparada ao carnaval no Brasil, porém na Itália ocorre uma competição diferente: a corrida de cavalos.

Os cavalos são sorteados para cada uma das contradas, fazendo com que as equipes contem também com a sorte. Caso aconteça qualquer problema com o animal, a contrada não ocorre. Cada contrada tem uma inimiga. Também existem as contradas que tem aliança e as que são indiferentes umas às outras.

A premiação da competição é um estandarte feito à mão com a imagem da Madonna de Provenzano ou da Assunção, dependendo da corrida.

Na OCA, o Palio influenciou na organização das equipes que deveriam elaborar brasões, escolher seus valores, gritos de guerra etc. Além disso, praticaram esportes como futebol, atletismo, basquete e esportes alternativos: dança das cadeiras, estoura balão, correndo junto e ovo na colher.