Projetos de Aprendizagem

   No Projeto Amora, os Projetos de Aprendizagem (PAs) constituem a denominação adotada para revelar o esforço adaptativo das estratégias teórico-metodológicas empregadas para que estudantes do sexto e do sétimo anos possam compreender o significado de uma investigação – e não o da realização de uma simples pesquisa escolar; o modo como é possível colocá-la em prática a partir da metodologia elaborada pelos estudantes;as conexões com o que ocorre dentro e fora da escola e, por fim, os atributos e as responsabilidades assumidas por estudantes que tornam-se ‘pesquisadores’. Os alunos do Projeto Amora, organizados em pequenos grupos, inicialmente, passam por Circuitos de Investigação, a fim de ensinar e aprimorar a pesquisa científica, posteriormente são separados a partir de assuntos ou temáticas comuns e desenvolvem seus projetos em parceria com outros colegas sob a supervisão de um professor orientador. Ao orientar um grupo de alunos cujas questões de investigação referem-se a temas afins, o professor assume a tarefa de mediar o processo de busca de respostas, de registros, bem como de formular indagações que desequilibrem as certezas iniciais do estudante, promovendo, assim, novas perturbações no sistema de significações que possam gerar regulações por parte do aluno. Orientandos e orientador encontram-se duas vezes na semana para o desenvolvimento da pesquisa – um encontro com a duração aproximada de duas horas e quinze minutos, e outro com 1 hora e trinta minutos.

 

 

Primeira Edição 2018
Segunda Edição 2018
Arquivo de projetos dos anos anteriores