Sugestão: Faça a leitura ouvindo Garota de Ipanema e tomando uma caipirinha.
Sem Malandragem na Poética Carioca
Eu fico imaginando a burguesia carioca sentada na plateia para ver: Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. Aquela família típica, perfumada, roupa bacana, elegante, que não teve “problema” em pagar o ingresso e se achando a nata da HIGH SOCIETY aguardando a cortina abrir.
E quando ela abre, a plateia é golpeada por um cenário tridimensional e fica tentando entender o que está acontecendo ali. Imersa entre sons aleatórios, blackouts, e outros efeitos sonoros e visuais, a plateia é transportada à mente de Alaíde e, não sabe bem como, dá de cara com uma prostituta (que pecado! Sacrilégio!), uma pessoa com um rosto coberto por um véu, uma história não linear e um homem que tem o seu semblante figurado em todos os outros homens.
Para subverter a ordem, ele é o coadjuvante. Porque, finalmente, o homem em questão não será o centro da peça. Pode ser o centro da canalhice, pode estar em qualquer lar, pode, até mesmo, ser o seu marido (oh! Que horror!), e Pedro será só mais um canalha que vive pela sociedade carioca, SOLTINHO DA SILVA.
Pedros fazem o que quiserem, inclusive ter duas mulheres (não me diga! – Estupor).
Contudo, o foco não está nele. Está em três mulheres, e, o mais impressionante: na mente de uma delas, que ora alucina, ora esquece, ora lembra fragmentos de sua vida transpassada pela dor de um falso amor (o amor pode ser falso então?).
A nata carioca, de boca aberta, teve que engolir suas próprias mazelas jogadas na sua cara! Quietinha, tentou absorver o que estava acontecendo no palco entre efeitos cinematográficos e o puro suco da hipocrisia.
E Nelson Rodrigues parou o Brasil!
E fez mais ainda: rompeu com a forma de fazer teatro que era vigente na época.
A burguesia carioca, sem saber, foi imersa em um novo patamar, uma nova possibilidade de ver a si mesma e, de quebra, presenciou o nascimento de um novo teatro brasileiro. É mole?
Imagino o quanto isso foi instigante, revelador, incômodo e tragicômico. Pois eram duas noivas, e não uma! Eram vários Pedros contendo um patriarcado inteiro. E, para piorar, uma prostituta mais velha que “come um novinho”! Século XXI? Não! Bem antes! E pode isso?
Aí está a questão elementar:
Pode
ou
não pode?
Assim? Abertamente?
A cariocada aguarda, estatelada na cadeira, o desfecho final.
Alaíde morre ou não morre no atropelamento?
Quem morre, afinal?
O sonho de Lúcia em casar-se com Pedro?
Nem pode ter o rosto descoberto, assim como seu amor, que só existe por debaixo dos panos. Bela metáfora! À Lúcia, só resta o véu da noiva. Nem o noivo pode ter, nem a legitimidade, nem a possibilidade de um casamento vestida de branco, imaculada.
Quem é a prostituta, afinal?
Aliás, a única que morre é Madame Clessi. Essa, sim, viveu um amor de verdade, CORRESPONDIDO. Tão apaixonado, ao ponto de gerar ciúmes, o que lhe foi fatal.
Imagino o escândalo e o burburinho na plateia, desconfortável com tais verdades, e chocada com a brutalidade nas relações amorosas apresentadas no palco, refletindo como um espelho seus próprios comportamentos ilícitos, escancarados nas personagens que Nelson trouxe ao palco.
Quantas mortes contabilizaríamos só aí?
Madame Clessi, vítima de feminicídio de um amor correspondido (que era o sonho das duas irmãs, mas que só a prostituta teve, virando assim ícone para Alaíde e causando desgosto em ambas).
Até Lúcia morreu, metaforicamente, por não conseguir subir no altar de jeito nenhum, mesmo querendo muito, porque não tem como vestir um vestido branco digno, honrado, troféu das mulheres criadas para casar. Só o véu! Somente um espectro de noiva. Há uma mancha vermelha que marca sua alma feminina, perdida entre o desejo, a culpa e a perda da sua irmã.
Ou a sobrevida de Alaíde, alucinando, desmemoriada, entre lençois ilegítimos e carregados de tensão dramática e psicológica?
Quem morre primeiro: Alaíde, Madame Clessi, ou a mulher de véu, que nem rosto pode ter?
Só Pedro não morre.
Pedro está em toda parte. No garoto de 17 anos que mata por ciúmes. Nos amantes escondidos e suas traições veladas. No altar. No quarto. Nos lençóis alheios. E o pior: no seu lar.
Como a sociedade carioca engoliu isso?
A seco.
Goela abaixo.
Quando a peça acabou, houve silêncio. Só depois, bem depois, houve aplauso. Primeiro, a plateia teve que absorver o que viu.
Entrar na mente de Alaíde foi uma chicotada! Dá até para sentir o cheiro das flores mórbidas.
A alucinação já não era só dela. A plateia foi jogada de um lado para o outro, entre a realidade, a memória e a hipocrisia dos seus próprios lares.
Junto com eles, o Brasil entrou no modernismo, chacoalhado nas poltronas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Nem BBB.
Nem novela das 20h.
Nem psicose.
Causou tanto!
Nelson Rodrigues lacrou!
Jogou todo mundo na cama, tirou lençol e desnudou uma sociedade inteira!
Sem internet.
Sem redes sociais.
Nelson fez, pela dramaturgia brasileira, o que ninguém tinha feito ainda. E tem mais, influenciou o que veio depois.
Peça FASCINANTE!
Cenário, figurino, personagens, conteúdo e um final apoteótico e grandiloquente.
Magaldi classificou o texto como psicológico, embora Nelson achasse ter escrito uma tragédia.
Seria um delírio só dos cariocas, então? A densidade das relações expostas no palco denotam que não.
Em forma cênica, a sociedade sofreu um processo de decantação. Ela, que já estava traumatizada, fraturada e embaralhada, tentava sobreviver ao passado que teve antes de 1943. Os impasses que a modernidade estava tendo que lidar, foi Nelson que colocou no palco, entre uma perspectiva dramática, tumultuada e arquitetada em um plano visual rigoroso, cinematográfico e eloquente, para densificar o cenário carioca. A poética está na escritura cênica, provocativa, que foge da linearidade e da sociedade.
A insatisfação de Alaíde a tornou vítima de si mesma e impulsionou seu fim trágico. A desmesura se dá em roubar o namorado da sua irmã, sentenciando a sua falha trágica.
Surgirá, portanto, um conflito entre o desejo e o dever. E, justamente, será no seio familiar que a tragédia vai aflorar, consolidando, por assim dizer, a premissa aristotélica.
Interessante ressaltar que o reconhecimento virá na mulher de véu, e não em outras personagens, comprometendo assim a sua felicidade conjugal. Nota-se nas mulheres da peça uma profunda solidão, imersas em uma vida mesquinha e um desejo irrefreável de romper com a moralidade convencional.
Se Ziembinski sabia que os recursos inovadores que usou nos três planos narrativos ia dar nesse SUCESSO todo para a peça, e consagrar Nelson Rodrigues, eu não sei.
Nem Sábato e nem Nelson imaginavam tamanho sucesso.
A montagem inaugurou uma nova poética, combinando texto dramático, encenação e direção espetaculares.
Vestido de Noiva é uma obra-prima da dramaturgia brasileira.
O jornalista Magaldi percebeu isso.
Nelson trouxe a mídia jornalística para o palco quando houve o atropelamento de Alaíde, que foi noticiado, provavelmente, no jornal: O Globo, onde trabalhou. Sua visão jornalística teve influência em suas peças teatrais. Aparecendo na presença dos jornalistas, redatores e repórteres na trama carioca.
Fico imaginando a felicidade de ser amiga desses caras! Entre um chopp e outro no bar: Garota de Ipanema, poder rir da burguesia carioca e escrachar com a sua índole.
Nem mesmo o funk teria tantos subterfúgios para explorar quanto teve Nelson.
Entre uma batatinha frita e outra, sairia um samba-enredo magnífico, em que Joãozinho Trinta ganharia a apoteose com maestria!
É muito ZIRIGUIDUM e não é pouco SIRICUTICO!
Viva o Brasil e sua dramaturgia, tão sensacional quanto o futebol, com a diferença que Nelson Rodrigues sempre ganha!
“Olha que coisa mais linda
mais cheia de graça
a dramaturgia de Nelson Rodrigues
estonteando a cariocadaaaaaa
É a coisa mais linda para atuar!
AH! A beleza que existe!
A beleza que não é só minha!
A beleza que passa sozinha
AH! Se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo por causa do teatro brasileiro”

Referências bibliográficas
CAPELOZI, Lays. C. Nelson Rodrigues e Sábato Magaldi: Muito além de Críticas. In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2013, Natal. Caderno de Resumos -Sessão dos Graduandos, 2013. Disponível em: https://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364738929_ARQUIVO_NelsoneSabato-ANPUH2013.pdf.
FARIA, C. Crítica: Vestido de Noiva, direção Ione de Medeiros. Disponível em: https://eurbanidade.com.br/critica-vestido-de-noiva-direcao-ione-de-medeiros/.
LEDUR, D. F. . Trágico e tragédia em Vestido de Noiva. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). Disponível em: https://www.ufrgs.br/ppgletras/wp-content/uploads/2020/06/LEDURDaniela.pdf.
LINN FALCÃO. Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues Cia Grutta Teatral. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PmA_gg9SriY.
Qorpo Qrítico – vol. 7, n. 19 – agosto a novembro de 2025. ISSN 2675-4207
