Primeiro dia de Tertúlias traz debate sobre educação na escola e na rua

Iniciaram nesta terça-feira (17) as sessões de Tertúlias no XVIII Salão de Extensão, abordando uma gama de áreas como Infância e Adolescência, Comunidades Urbanas e Universidade e Sociedade. Entre os diversos projetos apresentados, “A cara da Rua: Experiências Urbanas e Experimentação Fotográfica” e “Saúde Auditiva na Escola” trouxeram trabalhos de caráter multidisciplinar, envolvendo educação e qualidade de vida.

Sob coordenação das professoras da área da Fonoaudiologia, Pricila Sleifer e Clarice Lehnen Wolf, e desenvolvido pelas acadêmicas do mesmo curso, Ana Clara Engel, Caroline Santana Real e Jordana Balbinot, o projeto Saúde Auditiva na Escola busca educar para a conscientização a respeito dos cuidados com a audição desde muito cedo. Realizando promoção de saúde em escolas da rede pública de Porto Alegre, a ação, baseada em oficinas e palestras, estimula a mudança de comportamento dos alunos, viabilizando hábitos mais saudáveis na comunidade e no âmbito social.

As ações incluem ainda a confecção de um folder para distribuição no ambiente escolar, levando informação também para as famílias das crianças. Segundo as acadêmicas do projeto, a presença de um fonoaudiólogo no ambiente de ensino agrega conhecimentos essenciais para a qualidade da vida escolar, principalmente quanto à identificação e acompanhamento da surdez na infância, propiciando adaptação e evolução na educação.

Na sessão de Comunidades Urbanas, o projeto A Cara da Rua volta-se para a população em situação de rua, usando do experimento fotográfico feito por eles próprios para promover aprendizado, reflexão e investigação sobre o espaço urbano, além de geração de renda com a confecção de cartões postais a partir das fotografias.

A atividade existe desde 2015 e é coordenada pela professora de arquitetura Daniela Cidade, com o auxílio dos bolsistas Geison de Ávila e Daniela Tonelli. As oficinas de fotografia acontecem duas vezes por semana, além dos percursos urbanos e saídas culturais, tudo com base na decisão da população de rua integrante do grupo. A ação faz parte do programa Universidade na Rua e compõe eventos pelo estado, além de oferecer exposições dos trabalhos fotográficos para o público em geral.

Foto: Gisele Endres

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support