Oficinas abrem trabalhos no Salão mostrando comunidades vivas

A primeira tarde de oficinas da 18ª edição do Salão de Extensão reuniu um mosaico com tanta multiplicidade que proporcionou aos participantes e a quem passasse pelo andar térreo do Instituto de Letras uma verdadeira imersão, entre tantas atividades, propostas, interações e conteúdos oferecidos pelos projetos de extensão da Universidade.
Desde a dança e seus estímulos ao desenvolvimento do ser, passando pela renovação da saúde mental, o direito das crianças à educação de qualidade, economia solidária, agroecologia, sensibilização pela educação ambiental até projetos lúdicos que trazem a territorialidade e o reconhecimento da cultura africana em nossa comunidade. Todo esse conjunto de atividades sintetiza a proposta da edição 2017 do Salão UFRGS, com a Extensão significando uma instituição múltipla, inovadora e inspiradora.

O projeto “As Viagens do Tambor” mostrou inovação ao propor o reconhecimento da territorialidade e comunidade negra de Porto Alegre, através de um jogo de tabuleiro, com personagens e locais de referência do povo negro na capital gaúcha. Um tambor se desloca através de vários pontos conhecidos da cidade, como o Quilombo do Areal, Ilhota, Restinga, Igreja do Rosário, Mercado Público, Parque da Redenção, reconhecendo os locais de representatividade do povo negro. O professor da Faculdade de Educação, Nilton Mullet Pereira, destaca que a metodologia conjunta para construção do projeto, envolvendo membros da comunidade negra, associações e da comunidade acadêmica, assegura um caráter coletivo e democrático nesse processo. Por ser um projeto pedagógico lúdico e interativo, é voltado não só para professores e alunos, mas para conscientização do público em geral.

O déficit no atendimento à saúde pública aumenta as demandas e confere muito significado ao projeto “Loucura: outros modos de dizer”, que atua na rede de atenção psicossocial na esfera da saúde mental. De acordo com Analice Palombini, professora do Instituto de Psicologia e coordenadora da atividade, foi por meio de uma disciplina eletiva, com atenção a pacientes portadores de DSM, que a ação se desenvolveu. A partir de então, um novo olhar no atendimento a pessoas com esquizofrenia ou outras doenças mentais começou a ser praticado por estagiários, residentes e docentes. Esses profissionais aprendem a desconstruir diagnósticos, para deles se obterem uma visão poética sobre a vida. Várias instituições públicas, entre elas os centros de referência especializados em assistência social, buscam os serviços do projeto, informa Vera Pasini, também coordenadora e docente do Instituto de Psicologia.

A transformação do ser e abertura de potenciais de vida, foram evidenciados na oficina “Diversos Corpos Dançantes”. Coordenado pela professora Carla Vendramin, do Curso de Dança da ESEFID, o projeto teve início na Casa de Cultura Mário Quintana, abrangendo posteriormente, outros espaços públicos. O trabalho criou também um grupo focal, com docentes e extensionistas que contribuíram com vivências e dinâmicas para o projeto. Podem participar das vivências pessoas portadoras ou não de deficiência, resultando em habilidades mistas, indicando o aspecto integrativo do projeto. Nas vivências, os participantes potencializam individualmente consciência sobre seu próprio corpo, observando e integrando as relações de tempo e espaço, além da criatividade que o improviso da dança proporciona.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support