O I Seminário Internacional de Ciência Política (SICP) é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e será realizado nos dias 9, 10 e 11 de setembro de 2015. Sendo a continuação dos Seminário Nacionais de Ciência Política, organizados também pelo PPGPol da UFRGS, este evento busca expandir os horizontes dos trabalhos apresentados e dos temas analisados a partir da inclusão de autores, palestrantes e pesquisadores de outras partes do mundo, especialmente nossos vizinhos sul-americanos. Nas cinco edições anteriores, o Seminário de Ciência Política contemplou as seguintes temáticas: Desenvolvimento e Democracia (2008), Conjuntura Política na Atualidade da América Latina (2009), Participação e Representação na Política Brasileira (2010), Teoria e Metodologia (2011), Construção da Ciência Política no Brasil (2013).

Com a temática Estado e Democracia em mudança no Século XXI, o I Seminário Internacional de Ciência Política visa lidar com as pressões sofridas por Estados e pela democracia no novo milênio e com os desafios às concepções estabelecidas sobre a ciência política no Brasil e no mundo a partir de diferentes ângulos. Para tanto, serão organizados Grupos de Trabalhos em nove diferentes áreas: Instituições Políticas, Cultura Política e Opinião Pública, Teoria Política, Política Internacional, Políticas Públicas, Elites e Poder Político, Gênero, Direitos Humanos e Cidadania, Defesa e Segurança Internacional e Participação Política. Além disso, o evento contará com um Fórum de Graduação.

Além dos Grupos de Trabalho, o SICP contará com palestras a respeito da Democracia latino-americana, mudanças globais e transição política.

Clique aqui e faça o download da Programação completa do I SICP.

REALIZAÇÃO

PARCEIROS

    

 Grupo de Pesquisa Justiça Econômica e Justiça Jurídica (UFRGS)

 

APOIO                     

  Resultado de imagem para logo CNPQ