thesauro
Instrumentos da construção da sonoridade no samba - #Surdo
 
 
author:
 
linguage
Portuguese (Brazil)
created
05/11/2025
updated
16/11/2025
URI
https://www.ufrgs.br/tesauros/index.php/thesa/terms/1562

Surdo (por)


TG: BATERIA DE ESCOLA DE SAMBA(por)

TE: SURDO DE PRIMEIRA(por)
TE: SURDO DE SEGUNDA(por)
TE: SURDO DE TERCEIRA(por)

TR (afinidade): AGOGÔ DE 4 BOCAS(por)
TR (afinidade): Caixa(por)
TR (afinidade): Cuíca(por)
TR (afinidade): Ganzá(por)
TR (afinidade): Prato(por)
TR (afinidade): Repinique(por)
TR (afinidade): Tamborim(por)
TR (afinidade): Tarol(por)


            
                    

Definição do conceito
“Geralmente os surdos são responsáveis pela marcação” (Mestrinel, 2015). Instrumento portátil componente da bateria (Barsalini, 2018). Instrumento musical percutido, sem esteira de reverberação, tocado para marcação do tempo rítmico, inclusive para marcação de todos os demais instrumentos da bateria; tem sonoridade seca e abafada; é chamado de caixa-surda em algumas culturas, na música erudita é o tenor, na música popular brasileira, sua participação é essencial no samba (Frungillo, 2003). “O surdo de samba, por exemplo, surgiu por iniciativa de Alcebíades Barcelos (o Bide) para orientar o desfile carnavalesco da Deixa Falar. Nas palavras do próprio Bide, o surdo foi feito ‘com uma lata de manteiga, daquelas grandes, redondas. Compramos os aros, botei um por fora, outro por dentro, pregamos tachas e assim entramos na Praça Onze’” (Barsalini, 2018).

Garantia literária
MESTRINEL, Francisco de Assis Santana (Chico Santana). A batucada como experiência significativa: a Bateria Alcalina. XXII Congresso Nacional ABEM, Natal, 5-9 out. 2015, Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Escola de Música UFRN.

Garantia literária
BARSALINI, Leandro. Sobre baterias e tamborins: as jazz bands e a batucada de samba. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 70, p. 59-77, 2018.

Garantia literária
FRUNGILLO, Mário. Dicionário de percussão. São Paulo: Editora Unesp; Imprensa Oficial, 2003.






THESA
Tesauro Semântico Aplicado
Versão 0.20.05.18
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
contact: rene.gabriel@ufrgs.br

Copyright © 2016-2026


Apoio, Projeto e desenvolvimento: