ainda presença



Esta exposição é composta a partir dos resultados alcançados na disciplina Laboratório de Arte e Telemática, dos cursos de Artes Visuais, do Instituto de Artes da UFRGS. A disciplina foi ministrada pelas professoras Alessandra Bochio e Marina Polidoro, entre janeiro e maio de 2022, compreendendo, principalmente, a história da arte na internet e seus conceitos, as possibilidades poéticas e técnicas do meio e as perspectivas críticas atuais.

Os/as estudantes organizaram-se em grupos e foram convidados/as a colaborar e produzir a partir do entendimento da internet como meio de expressão artística. As abordagens nos grupos são diversas, aproximando-os por meio de reflexões que discutem identidade e fragmentação, presença on-line e a ilusão das escolhas diante das pretensões que o big data tem de prever o (nosso) comportamento na rede.

Em 01000100010010010101001101010100, de andressa ahlert, Athos Aguiar, Caroline Esteves Vieira e Ricardo Takeda, os espectadores se depararam com sua própria imagem em baixa definição, que ainda é alterada conforme se movimentam. Os artistas refletem sobre a própria web, como um lugar de fragmentação das identidades, e sobre nossas presenças on-line.

SAP Virtual [Sistema de análise de personalidade virtual], de Crislaine Antunes Cardoso, Dayandra da Silva Araujo, Gabrielli Cristina da Silva, Nicolas Jorge Mollardi e Pedro Rocha Martin, questiona o usuário sobre o que o representa no mundo virtual e sobre quem é nos diferentes ambientes virtuais, por meio de ironia e de perguntas pessoas sobre sua vivência na rede.

Yasmin Schlupmann, Gustavo Sada, Enzo e Elae Dorneles, inspiraram-se nos RPG's de computador para criar Random Story. Uma proposição artística que reflete sobre o modo como nossas informações são utilizadas por grande corporações na internet e a falsa sensação de escolha.

Dados das obras:

01000100010010010101001101010100
andressa ahlert, Athos Aguiar, Caroline Esteves Vieira e Ricardo Takeda
Net Art
2022

SAP Virtual
[Sistema de análise de personalidade virtual]

Crislaine Antunes Cardoso, Dayandra da Silva Araujo, Gabrielli Cristina da Silva, Nicolas Jorge Mollardi e Pedro Rocha Martin
Net Art
2022
@nicoenquadrado
https://pedro.art.br/
@rochas.de.marte

Random Story
Elae Dorneles, Enzo, Gustavo Sada, Yasmin Schlupmann
Técnica mista
2022
@nuv333m
@enzoarttes
@whtmin