PPGBM | Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS

Evolução, Biodiversidade e Conservação

Descrição: visa estudar, através de diferentes abordagens moleculares e/ou tradicionais, os processos evolutivos e a filogeografia de diferentes organismos, procurando relacionar os resultados com fatores evolutivos, para buscar estratégias de preservação de espécies em perigo de extinção.

Orientadores vinculados:  Andreia Carina Turchetto Zolet,  Caroline Turchetto, Eliane Kaltchuk dos Santos, Elgion Lúcio da Silva Loreto, Enéas Ricardo Konzen, Fernanda Bered,  Juliana da Silva, Karen Luisa Haag, Loreta Brandão de Freitas, Maria Cátira Bortolini, Maríndia Deprá, Nelson J. Rosa Fagundes, Thales Renato O. de Freitas, Vera Lúcia da SIlva Valente Gaiesky

Genética e Biologia Molecular de Micro-organismos

Descrição: Nesta linha de pesquisa, técnicas de biologia molecular são aplicadas ao estudo da diversidade de microorganismos, especialmente os fixadores de nitrogênio, visando identificar linhagens mais eficientes como inoculantes em lavouras de interesse econômico. Além disso, são desenvolvidos projetos visando o estudo da organização e controle de genes envolvidos no processo de fixação de nitrogênio.

Orientadores vinculados:  João Antonio P. Henriques, Luciane M. P. Passaglia, Luciano Kayser Vargas

Genética e Biologia Molecular Animal

Descrição: O objetivo desta linha de pesquisa é o estudo das estratégias adaptativas e do desenvolvimento de animais, com ênfase em insetos e algumas espécies de mamíferos.

Orientadores vinculados:  Elgion Lúcio da Silva Loreto, Karen Luisa Haag, Maríndia Deprá, Nelson J. Rosa Fagundes, Thales Renato O. de Freitas, Vera Lúcia da Silva Valente Gaiesky

Genética e Biologia Molecular Vegetal

Descrição: Esta linha de pesquisa inclui projetos que têm como objetivos: 1) identificar e caracterizar genes vegetais de interesse agronômico, farmacêutico e/ou nutricional; 2) estudar o desenvolvimento vegetal e as respostas das plantas a estresses ambientais; 3) desenvolver protocolos para cultura de tecidos e transformação genética.

Orientadores vinculados:  Andreia Carina Turchetto Zolet,  Caroline Turchetto, Eliane Kaltchuk dos Santos, Enéas Ricardo Konzen,  Fernanda Bered, Felipe dos Santos Maraschin, Luciane M.  P. Passaglia, Loreta Brandão de Freitas, Márcia Pinheiro Margis, Maria Helena B. Zanettini, Rogério Margis

Genética Humana e Médica

Descrição: Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar as relações entre estrutura populacional e variabilidade genética ao nível do DNA, buscando obter inferências evolutivas. O estudo de marcadores moleculares também é aplicado para identificação de genes candidatos para doenças. Além disso, incluem-se nesta linha projetos visando à investigação ao nível epidemiológico, clínico e molecular de doenças genéticas ou malformações congênitas.

Orientadores vinculados:  Claiton Henrique Dotto Bau, Fabiano Poswar de Oliveira, Fernanda Sales L. Vianna, Fernanda Sperb Ludwig, Roberto Giugliani,  Gonçalo Nuno C. R.  Ferraz de Oliveira, Guilherme Baldo, Ida V. D. Schwartz, João Antonio P. Henriques, José Artur Bogo Chies, Laura Bannach Jardim, Juliana da Silva, Lavínia Schüler Faccini,  Mara Helena Hutz, Maria Cátira Bortolini, Maria Luiza S.  Pereira, Maria Teresa V. Sanseverino,  Patrícia Ashton Prolla,  Thayne Woycinck Kowalski,  Úrsula da Silveira Matte,

Genômica, Bioinformática e Sistemas Biológicos

Descrição: O advento da era genômica resultou na geração de maciças quantidades de dados que podem ser analisados e aplicados a diferentes áreas da ciência. A linha de Genômica e Bioinformática abrange projetos de pesquisa que analisam principalmente dados de sequenciamento de nova geração, dados de expressão gênica e dados de proteômica (sequencias e estruturas) através de métodos computacionais, matemáticos e estatísticos. Estas abordagens podem ser tanto combinadas com experimentação clássica como podem ser desenvolvidas em estudos de biologia teórica.

Orientadores vinculados:   Andreia Carina Turchetto Zolet, Gustavo Fioravanti  Vieira, José Artur Bogo Chies , Karen Luisa Haag, Luciane M. P. Passaglia, Maria Cátira Bortolini,  Maríndia Deprá, Márcia Pinheiro Margis, Rogério Margis, Thayne Woycinck Kowalski.