Bem vindo

O Museu da Genética tem por objetivo preservar a memória do Departamento de Genética e do PPGBM - Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS. 

Ao reforçar a identidade da instituição pioneira na pesquisa e pós-graduação do Rio Grande do Sul, o Museu da Genética valoriza um modelo e referencial de excelência nas áreas da educação, ciência e tecnologia.

Leia mais ...

Linha do Tempo

 

Linha do Tempo

A GENÉTICA NA UFRGS, NO BRASIL E NO MUNDO.

Fatos importantes ao longo da história da Genética na UFRGS e fora dela.

Nucleação

 

Nucleação

O PPGBM formou centenas de pesquisadores que desempenham papel significativo em outros cursos de pós-graduação ou em grupos de pesquisa ativos por todo o Brasil e no exterior.

Sobre o Museu PPGBM

No ano de 2009 a coordenação do PPG em Genética e Biologia Molecular iniciou um projeto de preservação da memória do PPGBM. As pesquisas em Genética na UFRGS remontam ao final da década de 40. Na década de 1950 iniciou o curso de especialização, e no ano de 1963 o doutorado stricto sensu. Para o projeto de preservação da memória do PPGBM participaram da equipe a historiadora Naida Menezes e a museóloga Vera Rangel. Também compuseram o grupo a artista plástica Giovana Ellwanger e as pesquisadoras da área das ciências humanas Aline Lima e Daiane Menezes. A partir de 2009 iniciaram as pesquisa (fontes orais, escritas e pictóricas) e a concepção/organização do museu, contando com o apoio e a participação dos professores do PPGBM que concederam depoimentos e realizaram importantes doações para o acervo.

Vídeo Efeito Fundador