Convênio LEAMet/UFRGS-SEMAM/Novo Hamburgo vence 3º Prêmio Boas Práticas da Famurs

1

 

Doutoranda Thais de Miranda Rios e Professora orientadora Rejane Tubino – PPGE3M/UFRGS.

Foto: Pedro Buzin

 

Município é reconhecido na categoria Meio Ambiente com projeto que incentiva a compostagem

 

Um dos produtos do convênio “AVALIAÇÃO DA MODERNIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO DO TRATAMENTO DOS RESÍDUOS DO MUNICÍPIO DE NOVO HAMBURGO”, projeto realizado entre o Laboratório de Estudos Ambientais (LEAmet) do Departamento de Metalurgia/UFRGS e as Secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e Educação (Smed) de Novo Hamburgo, foi vencedor na categoria Meio Ambiente, do 3º Prêmio Boas Práticas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Intitulado “Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos Através do Incentivo à Compostagem Caseira e Comunitária” a iniciativa consiste em promover a conscientização ambiental entre as comunidades das escolas municipais por meio da compostagem caseira e comunitária, faz parte da tese de doutorado da Mestre Thais de Miranda Rios, do PPGE3M.

Concorreram ao 3º Prêmio Boas Práticas Famurs trabalhos desenvolvidos em 178 municípios. Ao todo, 374 projetos disputaram o primeiro lugar de dez categorias. São elas: Agricultura; Assistência Social; Comunicação Social; Cultura, Turismo e Lazer; Educação; Fazenda; Meio Ambiente; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; e Segurança Pública.

A premiação aconteceu na manhã da última sexta-feira, 5, durante o 39º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves e foi entregue as autoridades da Prefeitura de Novo Hamburgo, respectivamente, Udo Sarlet (Semam), e Maristela Guasselli (Smed), e Representantes da UFRGS Prof. Dra. Rejane Tubino, Prof. Dr. Darci Campani e a aluna Thais Miranda Rios.

 

2

Representantes das secretarias de Meio Ambiente, Educação e da UFRGS receberam o prêmio em Bento Gonçalves durante o 39º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul  realizado pela FAMURS.

Foto:Smed

 

 

Palestra da Prof. Andrea Miškufová

No dia 23 de abril (terça feira) as 10:30 no anfiteatro do PPGE3M teremos uma palestra da Prof. Andrea Miškufová da Technical University Kosice, Eslováquia. A Prof. Andrea Miškufová pertence ao Institute of Recycling Technologies (IRT, urt.fmmr.tuke.sk) da Faculdade de Materiais, Metalurgia e Reciclagem da Technical Univesity of Kosice e é a chefe do Department of Waste Processing. No dia 23/04 ela fará uma palestra sobre a experiência do IRT.

 palestra1

palestra2

 


 

 

 

 

Matrícula 2º trimestre de 2019

De 09 a 11 junho de 2019

Via web a partir das 00:00 de 09/06/2019, para os alunos regulares.

Matrícula presencial na secretaria para alunos novos e alunos especiais a partir de 10/06/2019.

Maiores informações em: Mestrado e Doutorado

 

 


 

 

 

 

Resultado da Seleção 2019/2

Divulgado os Resultados dos Processos Seletivos de Mestrado Acadêmico e Doutorado.

Os alunos que foram aprovados no Processo Seletivo e quiserem ingressar no Curso, deverão realizar a matrícula presencial nos dias 10 e 11 de junho, na Secretaria do PPGE3M.

Resultados:

Lista Mestrado 

Lista Doutorado

 


 

LTM COMPLETA 40 ANOS EM 2019

O Laboratório de Tecnologia Mineral e Ambiental (LTM / UFRGS), fundado em 1979 como unidade de pesquisa, ensino e extensão da Escola de Engenharia-DEMIN e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais (PPGE3M), completou 40 anos no dia 04 de abril de 2019.

Desde a sua fundação, o LTM vem atuando com sucesso no desenvolvimento científico no Brasil, priorizando a qualidade de seus produtos tecnológicos e científicos, patentes e na formação de RH em diversos níveis.
Atualmente, o LTM está integrado pelos Professores- Pesquisadores Ivo Homrich Schneider, André Azevedo e Jorge Rubio.
O LTM e o Prof. Jorge Rubio obtiveram importantes prêmios e conquistas, cabendo destacar o Prêmio Pesquisador Destaque Fapergs (1999), o FINEP de Inovação Tecnológica 2004, Prêmio Petrobras de Tecnologia (2006), a nomeação como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em 2014, e o Prêmio Vale-Capes de Tecnologia e Inovação, em 2017.
O LTM ocupa um prédio no Centro de Tecnologia da UFRGS, no Campus do Vale, com aproximadamente 500 m 2 contendo diversos laboratórios, área industrial para plantas piloto, gabinetes e auditório e atua nas áreas de Ciências de Engenharia Mineral e Ambiental (www.ufrgs.br/ltm).
Dentre os produtos do LTM, destaque para as quase 300 publicações e a formação com efeito multiplicador dos Mestres e Doutores, hoje professores/pesquisadores de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e outras Instituições de Ensino e Pesquisa, nacionais e internacionais.
Dos recursos humanos formados em nível de pós-graduação, 31 seguem carreira na área acadêmica de ensino e pesquisa em instituições federais, particulares e internacionais e 12 deles são professores da UFRGS.

LTM JR 

 

 

 


 

Pagina 1 de 23

Busca

Topo