Bem-vindo

Conheça a Biblioteca da Escola de Engenharia. Explore nossos produtos e serviços. Acesse as principais fontes de informação das Engenharias.

 

CURSO DE EXTENSÃO

ACESSO RÁPIDO

Principais Fontes de Informação UFRGS

DEPOIMENTOS

Carolline Pauslauski
Engenharia de Produção

A biblioteca da engenharia para mim é mais do que um lugar para pegar livros. Ela é o lugar para estar entre aulas quando não dá tempo de voltar pra casa, para fazer reuniões de trabalho em grupo, para deixar os livros dos semestres iniciais que não tem como carregar o dia inteiro, de tirar dúvidas sobre formatação de referências e de ser bem recebido para encontrar livros que são a única solução para algumas disciplinas.

Anelise Hoffmann
Docente do Departamento de Engenharia Civil

Meu contato com a BIBENG teve inicio em 1993, quando ingressei no curso de graduação em Engenharia Civil. Costumava frequentar para estudar com os colegas nos "aquários" principalmente em períodos de intervalos entre uma aula e outra, e também para consulta e empréstimo de livros. Durante a pós-graduação, frequentava bastante para a consulta no acervo de periódicos, que na época não era informatizado. A BIBENG teve e tem grande importância na minha formação acadêmica,  assim como  em minha carreira como Docente na UFRGS.

Angela Borges Masuero
Docente do Departamento de Engenharia Civil

Como aluna de graduação, mestrado e doutorado e agora professora da Escola de Engenharia da UFRGS digo que tenho um carinho especial e orgulho muito grande da nossa Biblioteca da Escola de Engenharia. Sempre foi um espaço de apoio a todos alunos. Na graduação, sempre antes das provas era o local de encontro dos alunos para a última revisão. Mesmo com um espaço bem mais reduzido do que o atual , sempre conseguíamos uma mesa para a realização dos trabalhos, e a grande satisfação era quando conseguíamos as disputadas "salinhas" isoladas, um espaço mais silencioso. Durante o meu mestrado e doutorado o que chamava atenção era a qualidade do acervo. Em um período onde não tínhamos a facilidade de conseguir eletronicamente os periódicos para o desenvolvimento da nossa pesquisa, a BIBENG tinha um grande acervo de periódicos. A disponibilidade, a paciência , a simpatia, competência dos funcionários sempre foi uma característica da Bibeng. Nos dias de hoje, temos um espaço agradável, moderno e humanizado . Fico muito feliz quando vejo os alunos estudando, fazendo trabalhos, mas também ocupando para uma leitura mais lúdica. É um espaço aberto a todos. O meu sincero agradecimento a todos que fazem e fizeram da Bibeng este local de estudo e pesquisa, onde todos se sentem muito bem e sempre voltam.

Thiago Jesus
Engenharia Civil

A BIBENG pra mim é local de estudo, onde posso me concentrar, aproveitar o tempo de maneira útil entre uma aula e outra, reunir os colegas em uma sala para fazer trabalho de alguma cadeira. É um local também de descanso, pois quando a mente está cansada (e o corpo também, especialmente em dias quentes, para usufruir de ar condicionado) é um bom local para sentar numa poltrona, colocar fone de ouvido e ouvir alguma música, enquanto aguarda a mente se aliviar. É local para ler e para refletir.

Vinicius Larsen da Cunha
Engenharia Civil

A biblioteca representa para a Universidade aquilo que a própria Universidade representa para a sociedade: um universo de conhecimento que dá assistência à grandes ideias, pesquisas, pensamentos e pensadores.

Victor Corrassa Farias
Engenharia Mecânica

A Biblioteca da Engenharia é muito importante para nós. Além de fornecer todo o material que precisamos para a graduação, e até mais do que precisamos, é um lugar excelente para estudar.

Marcos P. Endres
Engenharia Mecânica

Sem dúvidas a Biblioteca da Escola de Engenharia é um local único na universidade. Pois nela crescemos profissionalmente, através do estudo, e também como ser humano, por conta do ambiente tranquilo e acolhedor, que nos é proporcionado pelas pessoas que ali trabalham e estudam.

João Ricardo Masuero
Docente do Departamento de Engenharia Civil UFRGS

Quando eu entrei na Engenharia Civil como calouro em 1984, me surpreendi com a Biblioteca da Escola de Engenharia: ao invés do ambiente sisudo da maioria das bibliotecas, onde o silêncio era um bem sagrado a ser obtido com olhares severos de bibliotecárias vigilantes, era um ambiente descontraído, com espaço para realização de trabalhos em grupo, para discussão de ideias, sem rigidez, mas também sem bagunça. Um ambiente destinado a favorecer o estudo, a servir como um local de acolhida entre as aulas, um local para se descobrir coisas no seu acervo amplo e variado. Enfim, um ambiente em que todos nos sentíamos em casa. Muita coisa mudou desde aquele tempo. A Biblioteca passou por uma ampliação e remodelação física espetacular, ficou mais bonita, mais ampla, evoluiu muito em termos de infraestrutura de informática, de espaços dedicados, de mobiliário. Mas nunca perdeu o que tinha de mais atraente: ser como um lar para a toda a comunidade de alunos, técnicos e professores da Escola. Sou grato a todos os gestores que entenderam a importância da Biblioteca para a Escola e sua comunidade e não mediram esforços para melhorá-la e torná-la hoje o que é. Sou grato a todos os técnicos da Biblioteca que trabalharam incansavelmente ao longo de todos estes anos para atender às demandas da comunidade, sempre com presteza, disponibilidade e um sorriso no rosto. Somos privilegiados em termos uma Biblioteca nos quais todos nós nos sentimos em casa.

Matheus Carini
Engenharia Civil

A Biblioteca da Engenharia é um espaço moderno e confortável, fornecendo o melhor ambiente de estudo da universidade. O acervo é de primeira linha. Os funcionários são atenciosos e prestativos. Guardo carinho por todos, principalmente pela Vera que sempre me cumprimenta com um sorriso no rosto quando passo pelas escadas.

Vanessa Rocha
Engenharia Civil

A biblioteca da engenharia é o meu local preferido de estudos e um dos locais que mais gosto de ir na Universidade, durante o período de aulas considero minha segunda casa. O ambiente é ótimo para estudar tanto sozinha quanto em grupos, local confortável, bem iluminado, com bons computadores e internet sempre funcionando. Agradeço aos funcionários que são sempre muito queridos e dispostos a ajudar no que precisarmos.

Marco Forlin
Engenharia Civil

A biblioteca da escola de engenharia era mais do que um local para estudo, era um refúgio onde foi possível me concentrar para as difíceis provas acadêmicas. Profissionais dedicados e simpáticos ajudaram a tornar os temíveis anos da faculdade um pouco mais agradáveis. Ao longo dos anos, presenciei diversas mudanças no layout, sobretudo para melhor. Porém, a essência da Bibeng sempre manteve-se a mesma.

Mariana Carretta
Docente do Departamento de Engenharia Civil UFRGS

A Bibeng é uma peça fundamental no meu processo de formação porque oferece muito mais do que um vasto acervo de material físico e digital. É acolhedora pelo ambiente agradável e sempre muito tranquilo que se encontra por lá. Suas estantes se apresentam em perfeita organização e, uma vez que não encontremos o que procuramos em qualquer das ferramentas de busca, lá estão os funcionários, profissionais sempre muito solícitos e dedicados em nos ajudar a encontrar exatamente aquilo que fomos buscar. Sempre saí satisfeita da Bibeng, seja por levar o material que eu procurava, por conseguir desenvolver minhas atividades nas confortáveis salinhas, ou simplesmente por receber o sorriso e a gentileza dos funcionários de lá. Que bom seria se todos tivessem, em sua formação, acesso a um lugar assim!

Vinícius Adams
Engenharia de Produção

Melhor espaço da faculdade para estudar sozinho ou com os amigos. Se a biblioteca fosse uma disciplina, certamente ela teria a maior carga horária no meu currículo de engenharia.

João Rodrigo Guerreiro Mattos
Engenharia Civil. Docente na Univates.

A biblioteca da engenharia foi um “porto seguro” durante a graduação, pois era um lugar apropriado para estudar, tirar dúvidas com colegas antes das provas e sempre fui muito bem recebido pelos funcionários!

Antonio Takimi
Docente Engenharia Metalúrgica.

Para mim, a biblioteca da Escola de Engenharia representa mudanças: de perspectivas, de visões, de realidades, sobre o mundo como um todo. O vasto conhecimento ali disponível, a infraestrutura, a interação com outros colegas, tudo isso converge para catalisar as transformações pelas quais passamos enquanto alunos da UFRGS.

Julliana Laner
Engenharia Civil

A biblioteca da Escola de Engenharia, pra mim, representa um ambiente propício para estudar, em que dispõe tanto de um ambiente tranquilo para conseguir focar e estudar sozinha, tendo a opção de usar computadores, quanto de um ambiente em que é possível fazer um trabalho em grupo, em que se pode discutir com os colegas as ideias sobre os conteúdos, sem incomodar quem quer estudar em um ambiente tranquilo e silencioso.

Natália Quintana Martins
Engenharia de Controle e Automação

A BIBENG, pra mim é o melhor lugar pra estudar na engenharia, a temperatura é sempre agradável, e todos que trabalham lá sempre são muito legais e dispostos ajudar. Não preciso nem dizer que no fim do semestre vira a minha segunda casa, a verdade é que é tão confortável que muitas vezes alunos vem de outros lugares da universidade para estudar lá, isso sem falar da dona Vera que sempre nos recebe com um bom dia e um sorriso no rosto.

Rodrigo de Castro Silveira
Engenharia Elétrica

A Biblioteca da Engenharia foi, para mim, a 'mão amiga nas horas difíceis' durante meus 9,5 anos de graduação. A árdua tarefa de trabalhar e cursar Eng. Elétrica aqui na UFRGS não foi nada fácil, mas foi amenizada pelo apoio que obtive com a BIBENG, tanto pelo seu grandioso acervo, quanto pela presteza e simpatia de seus funcionários. Com certeza este é um dos maiores patrimônios da Escola de Engenharia! E em sinal de gratidão por esse imenso apoio proporcionado pela BIBENG doei uma série de livros que comprei para utilizar durante a minha graduação, para que possa continuar a ajudar os inúmeros alunos que se utilizam desse maravilhoso serviço.

Paulete Schwetz
Docente do Design

Difícil colocar em palavras o que a Bibeng significa na minha vida. Afinal, são tantos anos de convivência e os papéis foram se alterando. Tudo começou na graduação, há muitos anos atrás, onde a biblioteca da engenharia, além de um local de consulta aos livros (Não existia internet naquela época), era um espaço para reuniões de grupos de estudo e realização de trabalhos. Muitos anos depois, durante o mestrado e o doutorado, o papel da Bibeng foi outro. O auxílio veio não só através do material de consulta, mas através do auxílio na construção do referencial teórico e na correção das referências bibliográficas dentro das normas. Tudo sempre realizado com muita solicitude, muito amor e um sorriso no rosto. Hoje, além do cadastro das minhas publicações, a Bibeng oferece espaço para vídeo conferências, sempre com apoio técnico, o que me resolve muitos problemas, quando não consigo realizar meetings de forma presencial. Não tenho como descer as escadas do prédio e não parar ali para deixar um abraço afetuoso no pessoal de apoio. Muito obrigado a todos!

{"video_yurl":"false"}

NOTÍCIAS

Próximos eventos em Engenharia

  • 11th European Solid Mechanics Conference - ESMC 2022 4 de julho de 2022 – 8 de julho de 2022 Galway, Ireland  Inscrições para submissões de trabalhos: 19/11/2021  https://www.esmc2022.org/
  • IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE 2022) 10 de julho de 2022 – 13 de julho de 2022 Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Av. Roraima nº 1000 Cidade Universitária Bairro - Camobi, Santa Maria - RS, 97105-900, Brasil   Submissão de artigos:31/01/2022 https://sbse2022.ciente.live/
  • XI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, CONEM 2022 7 de agosto de 2022 às 21:00 – 11 de agosto de 2022 às 22:00 Teresina, PI, Brasil Submissão de trabalhos: 14 de janeiro de 2022.https://eventos.abcm.org.br/conem2022/sobre/bem-vindos/
  • XX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - COBRAMSEG 2022 23 de agosto de 2022 – 26 de agosto de 2022 Avenida Guilherme Campos, 500 - Bloco II - Jardim Santa Genebra, SP, 13087-901  Inscrições para submissões de trabalhos:  08/09/2021https://cobramseg2020.com.br/
  • 6th International Conference on Smart Monitoring, Assessment and Rehabilitation of Civil Structures 6 de setembro de 2022 – 8 de setembro de 2022 Shanghai, China http://www.smar2022.com/