• Destaque do mês — Interferômetros de Michelson e Fabry-Perot
  • Back

In­ter­ferô­me­tros são ins­tru­men­tos óti­cos cujo fun­ci­o­na­men­to se ba­seia no fenô­me­no on­du­la­tó­rio de in­ter­fe­rên­cia. Este prin­cí­pio é uti­li­za­do a mais de um sé­cu­lo para pes­qui­sas di­ver­sas, pos­suin­do ta­ma­nhos bas­tan­te va­ri­a­dos.

Esta peça con­sis­te em dois in­ter­ferô­me­tros in­de­pen­den­tes: Mi­chel­son e Fabry-Perot. O pri­mei­ro foi cri­a­do para in­ves­ti­gar a exis­tên­cia do “éter lu­mi­no­so”, su­pos­to meio de pro­pa­ga­ção da luz, atra­vés da di­fe­ren­ça de ca­mi­nho ótico nos seus dois bra­ços, sendo uti­li­za­do no fa­mo­so ex­pe­ri­men­to de Mi­chel­son-Mor­ley (1887) que con­tri­buiu para o de­sen­vol­vi­men­to da Te­o­ria da Re­la­ti­vi­da­de de Eins­tein. O se­gun­do é uti­li­za­do para medir com ex­tre­ma pre­ci­são o com­pri­men­to de ondas ele­tro­mag­né­ti­cas, com apli­ca­ções va­ri­a­das em te­le­co­mu­ni­ca­ções, La­sers e es­pec­tros­có­pi­os.

Sua im­por­tân­cia é tão sig­ni­fi­ca­ti­va que o Prê­mio Nobel de Fí­si­ca de 2017 foi para os ci­en­tis­tas ame­ri­ca­nos Rai­ner Weiss, Kip Thor­ne e Barry Ba­rish, pela de­tec­ção de ondas gra­vi­ta­ci­o­nais. Este feito foi re­a­li­za­da uti­li­zan­do a tec­no­lo­gia do in­ter­ferô­me­tro a laser no ob­ser­va­tó­rio LIGO. O sesor uti­li­za­do é ba­si­ca­men­te um in­ter­ferô­me­tro de Mi­chel­son com bra­ços de 4km cada. Cada braço pos­sui es­pe­lhos que fun­ci­o­nam como um in­ter­ferô­me­tro de Fabry-Perot fa­zen­do que o com­pri­men­to efe­ti­vo dos bra­ços seja de 1120km, 144000 vezes maior do que o in­ter­ferô­me­tro ori­gi­nal de Mi­chel­son.

Pes­qui­sa: Kim­berly Ter­rany Alves Pires; Mu­seó­lo­ga UFRGS / ja­nei­ro 2018 e Ga­bri­el Cury Per­ro­ne; Fí­si­co UFRGS / Junho 2019


Esta página está em construção!

Esta pá­gi­na está em cons­tan­te cons­tru­ção e há muita pes­qui­sa a se fazer, além da edi­ção de fotos e tex­tos. Se você pos­sui in­for­ma­ções com re­fe­rên­ci­as bi­bli­o­grá­fi­cas sobre os ob­je­tos ou sobre a his­tó­ria do en­si­no de fí­si­ca, por favor entre com con­ta­to atra­vés do e-mail amlef@if.ufrgs.br.

Agradeçemos pela sua colaboração!


Destaques e notícias