Ateliê de Educação Potencial

O AtEdPoAteliê de Educação Potencial é um grupo de estudos que investiga modos de experimentar e criar em educação. Sua perspectiva é a da poética, trata-se de afirmar uma atitude poética na docência.

Funda, nos moldes do OuLiPo, um espaço que entende a Educação como um campo de experimentação e criação. Para tanto: 1) aborda o tema da pesquisa-docência como condição de possibilidade para uma experimentação criadora; 2) problematiza a necessária dissolução do pensamento em esferas delimitadas, afirmando a necessidade de romper com os dualismos que insistem em separar a prática da teoria e vice-versa e 3) pratica a formação docente como um procedimento de autocriação, entendendo a autobiografia como autoficção.

Funciona como um espaço de encontros de pesquisa, vinculado a atividades junto a graduação [principalmente às Licenciaturas da UFRGS], a projetos de Extensão e à Pós-graduação.

As atividades do AtEdPo derivam de pesquisas realizadas no Programa de  Pós-graduação em Educação da UFRGS na Linha de Pesquisa 09 – Filosofias da Diferença e Educação , com maior ênfase naquelas que são desenvolvidas na Temática individual Poéticas da diferença e Educação.

Temática de pesquisa

Poéticas da diferença e Educação
Pesquisa, disseminada, heterogênea e em diferenciação. Contagiada pela escrita: experimentadora e polimorfa. Escrita que força modos de associação e de alianças para uma poética da diferença da e na docência. Pesquisa que estranha suas próprias razões e, por isso, convoca o fazer e pensar da pesquisa–docência via: imitações inventivas, permutações dissociativas, potencializações da diferença na repetição. Tudo para afirmar a docência–pesquisa como existência que difere.