Slider

outros projetos

Acesse outros projetos criados no Biev Ufrgs

livro banner_Prancheta 1 cópia 2

Livro do Etnógrafo:

Divulgamos experimentos e experiências com a escrita etnográfica na cidade de Porto Alegre através das experiências de pesquisa. Desejamos pensar as fontes escritas do pensamento antropológico, os seus dilemas e os desafios na produção de etnografias no e do mundo urbano contemporâneo.

123 BANNERS_Prancheta 1 cópia

Memórias do Trabalho:

Banco de conhecimento sobre memórias do mundo do trabalho. Concentra produções acadêmicas, literatura, crônicas e documentos textuais, audiovisuais, sonoros e imagéticos sobre essa temática. Também faz parte desse acervo, conteúdos que foram relevantes para a construção do acervo pessoal de pesquisadores que compõem nossa equipe.

1_Prancheta 1

Memória Ambiental POA:

A investigação da memória ambiental urbana é uma forma de compreender as transformações na paisagem das cidades através da diversidade de memórias coletivas (HALBWACHS, 1990), de itinerários urbanos (ECKERT; ROCHA, 2005) e de formas de sociabilidade e sociação (SIMMEL, 1981) de seus habitantes. A partir da perspectiva da etnografia da duração (ECKERT; ROCHA, 2013b), estudamos fenomenológica e hermeneuticamente a relação entre a memória, os não humanos diversos e a cidade através das narrativas autobiográficas dos nossos interlocutores de pesquisa.

Banners dos sites no BIEV_Prancheta 1 cópia 2

Habitantes do Arroio: estudo de conflitos de uso de águas urbanas, risco, saúde pública e comunidades étnicas em Porto Alegre-RS

Projeto de pesquisa e ação voltado para a descoberta das situações de conflito e interdependência entre grupos sociais diversos, instituições e técnicos de diversas áreas envolvidos cotidianamente com os usos (e abusos) das águas do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre.