Ética da Terra


Prof. José Roberto Goldim


No texto Land Ethic, contido no livro Sand County Almanac, obra mais conhecida do Prof. Aldo Leopold, foram lançadas as bases para a Ética Ecológica. Este livro foi publicado em 1949, após a sua morte. O pensamento de Leopold inspirou Potter, em 1970, na criação do termo Bioética. Ambos, mesmo que em períodos diferentes, foram professores na Universidade de Wisconsin/EEUU.
Em função da utilização posterior do termo Bioética, restringindo-o para a área da saúde e da pesquisa em seres humanos, Potter criou uma nova denominação - Ética Global (Global Ethics) - para expressar sua concepção de uma ética abrangente em todos os aspectos da vida no planeta.

Os textos, a seguir, de autoria do Prof. Aldo Leopold e contidos na Land Ethic, foram os que primeiro definiram esta nova abordagem ética.

"A mais importante característica de um organismo é a sua auto-renovação interna conhecida como saúde."(p.194)

"Ética é a diferenciação da conduta social da anti-social para o bem comum." (p.238)

"As obrigações não tem sentido sem consciência, e o problema que nos defrontamos é a extensão da consciência social das pessoas para com a terra."(p.246)

"A ética da terra simplesmente amplia as fronteiras da comunidade para incluir o solo, a água, as plantas e os animais, ou coletivamente: a terra. Isto parece simples: nós já não cantamos nosso amor e nossa obrigação para com a terra da liberdade e lar dos corajosos ? Sim, mas quem e o que propriamente amamos ? Certamente não o solo, o qual nós mandamos desordenadamente rio abaixo. Certamente não as águas, que assumimos que não tem função exceto para fazer funcionar turbinas, flutuar barcaças e limpar os esgotos. Certamente não as plantas, as quais exterminamos, comunidades inteiras, num piscar de olhos. Certamente não os animais, dos quais já extirpamos muitas das mais bonitas e maiores espécies. A ética da terra não pode, é claro, prevenir a alteração, o manejo e o uso destes 'recursos', mas afirma os seus direitos de continuarem existindo e, pelo menos em reservas, de permanecerem em seu estado natural."(p.204)

Leopold A. A Sand County Almanac, and sketches here and there. New York: Oxford, 1989:204.
Potter VR. Global bioethics: building on Leopold legacy. Michigan: Michigan, 1988.

Aldo Leopold
Ecologia Profunda
Definição de Bioética - Potter 1970
Definição de Bioética - Potter 1988
Definição de Bioética - Potter 1998
Bibliografia - Ética Ecológica
Textos - Conceitos Fundamentais
Página de Abertura - Bioética


©Goldim/1997-2010