O Agronegócio da Biodiversidade

Bem vindos a mais uma edição do Simpósio da Ciência do Agronegócio. O IX CIENAGRO tem como tema central “O agronegócio da biodiversidade”.
Nesse ano queremos trazer experiências e desafios da ciência para mostrar os benefícios mútuos da convergência cada vez mais necessária entre o agronegócio e a conservação da biodiversidade. Assim como a agricultura depende do solo e da água, ela também depende dos serviços ambientais, da biota que contribui na ciclagem de nutrientes e na formação do solo, mas também da polinização e do controle de pragas, vitais à agricultura. Que estratégias podem de fato conciliar a produção agropecuária com a conservação da diversidade biológica de modo sustentável no médio e longo prazos, em áreas ainda não convertidas para a agricultura?
Muitas espécies que cultivamos foram selecionadas e melhoradas pela humanidade ao longo da história. Muitas outras têm sido objeto de estudo, visando seu uso em benefício do homem, seja como alimento, no controle biológico de pragas, como fármaco ou ainda para extração de moléculas que servirão de matéria prima para a indústria. Apresentam novas possibilidades e benefícios em cultivar de modo econômico e sustentável, tanto espécies vegetais quanto animais, de interesse humano, hoje em caráter de extrativismo insustentável.
Tratam-se de oportunidades de conservação, estimuladas por ganhos socioeconômicos às comunidades locais. As projeções relativas às mudanças ambientais da Terra, previstas décadas atrás estão se confirmando. Mesmo que parte destas transformações sejam naturais, a maior parte delas tem sido provocada pelo homem.

 

 

REALIZAÇÃO: