(Português do Brasil) XXVIII Ciclo

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Apresentação

O Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias da Educação (CINTED) é um evento organizado pelo CINTED (Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação).

Esta série de eventos, que iniciou em 2003, tem como meta promover/disseminar o uso de novas tecnologias na Educação, com especial ênfase às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

A 28 edição do Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação será realizada pelo CINTED – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS, de 14 a 16 de Setembro de 2020, nas dependências do CINTED, no Campus Central da UFRGS, em Porto Alegre – Rio Grande do Sul.

O coordenador geral é Valter Roesler (professor da UFRGS). O vice-coordenador é José Valdeni de Lima (professor da UFRGS). O coordenador do Comitê de Programa é Leandro Krug Wives (professor da UFRGS), e a coordenadora adjunta Rafaela Ribeiro Jardim (aluna do PPGIE). Detalhes podem ser obtidos na página da organização do evento.

A programação preliminar do evento pode ser obtida na página da programação. O primeiro dia é composto por 4 minicursos. O segundo e terceiro dia do evento são mesclados por sessões técnicas de artigos aprovados e uma palestra de convidado cada dia.

O ciclo é um ambiente aberto propício para discussão de trabalhos. Tradicionalmente, a maior parte dos artigos submetidos é de Instituições de pós graduação do Rio Grande do Sul. Alguns trabalhos são de outros estados do Brasil.

Autores são convidados a submeterem artigos inéditos, que não tenham sido publicados e nem estejam em processo de publicação em outros eventos ou periódicos.

A temática dos artigos pode envolver relatos, estudos, pesquisas e resultados derivados da atividade docente e de pesquisa relacionada com o uso das TICs na Educação. Os tópicos de interesse desta edição estão relacionados a seguir, mas artigos abordando outros tópicos que envolvam o uso das TICs na Educação também poderão ser aceitos:

  • Ambientes virtuais de aprendizagem
  • Ambientes Imersivos 3D
  • Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
  • Cursos Online Massivos Abertos (MOOCs)
  • Educação a distância
  • Inclusão digital
  • Informática na Educação Especial
  • Jogos educativos
  • Laboratórios digitais
  • Mobile Learning
  • Ontologias
  • Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais
  • Repositórios de conteúdo educacional digital
  • Software livre na educação
  • Teorias educacionais aplicadas às TICs
  • TICs e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
  • Trajetórias de Aprendizagem
  • Videoconferência
  • Vídeo educacional
  • Web semântica

Os artigos selecionados e apresentados no XXVIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação serão publicados como anais de evento. Os artigos que obtiverem as melhores avaliações durante o processo de seleção serão convidados a submeter uma versão estendida para a Revista Informática na Educação: Teoria & Prática.