Programa

CREDENCIAMENTO

O credenciamento do evento ocorre no Campus do Vale, no local do evento: Polo UAB/SEAD (Prédio 43124) – Veja instruções de acesso. A inscrição no evento dá direito à participação em qualquer um dos minicursos oferecidos durante o CICLO, no entanto, alguns são simultâneos!

Jantar do evento

Venha participar do nosso jantar de confraternização: Churrasco típico gaúcho no Parque Harmonia, em comemoração às festividades da Semana Farroupilha, no tradicional Piquete Cabanha Madre Antonieta. Dia: 18 de setembro a partir das 19hs (terça-feira). Valor: 25,00 por pessoa (não está incluído bebida). Confirme até 17 de setembro! Possibilidade de deslocamento do local do evento até o Piquete, conforme adesão.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira, 17/09/2018 – Minicursos

Horário

Campus Centro

Campus do Vale – Polo SEAD

Campus do Vale – Polo SEAD

8:30 – 12:00

Aplicação de recursos eletrônicos em Educação – Programação da plataforma Arduino – Turma 1

 

Ministrantes: Carlos Solon

Local: Laboratório TEIAS, 3º Andar, Sala 309, FACED/UFRGS, Campus do Centro

Observação: os ministrantes recomendam que os participantes tenham conhecimento prévio em lógica de programação.

 

Mundos Virtuais Aplicados no Âmbito Educacional

 

Ministrantes: Aline Krassmann e Felipe Nunes

Local: Laboratório 103, Polo SEAD, Prédio 43124, Campus do Vale

 

Observação: os ministrantes recomendam que os participantes tragam seus próprios computadores (notebooks com sistema operacional Windows) para uma melhor experiência

 

Realidade Aumentada na Educação

 

Ministrantes: Fabrício Herpich, Renan Guarese e Amaury Cassola

Local: Laboratório 102, Polo SEAD, Prédio 43124, Campus do Vale

 

13:30 – 17:00

Aplicação de recursos eletrônicos em Educação – Programação da plataforma Arduino – Turma 2

 

Ministrantes: Renato Ventura Bayan Henriques e Carlos Solon

Local: Laboratório TEIAS, 3º Andar, Sala 309, FACED/UFRGS, Campus do Centro

Observação: os ministrantes recomendam que os participantes tenham conhecimento prévio em lógica de programação

Configurando Questões Calculadas no Moodle

 

Ministrante: Alberto Bastos do Canto Filho

Local: Laboratório 101, Polo SEAD, Prédio 43124, Campus do Vale

CANCELADO!

 

 

 

Terça-feira, 18/09/2018 – Sessões Técnicas, Palestra e Jantar do Evento

Campus do Vale – Polo SEAD (prédio 43124)

Horário

Auditório Franz Semmelmann

8:30

Abertura

9:00

ST1 – Trajetórias de Aprendizagem, Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador, Mobile Learning, Cursos Online Massivos Abertos (MOOCs), Educação a distância

Aplicativo de feedback imediato para potencializar a atenção e contribuir no desenvolvimento de aprendizagens significativas de estudantes de engenharia em uma disciplina. Autores: Marcelo Vettori e Milton Antonio Zaro.

Visualização da Informação na Análise das Trajetórias de Aprendizagem do Aluno em Ambiente Virtuais de Aprendizagem. Autor: Franco Simbine.

Modelo híbrido de rotação como alternativa didática para melhorar a participação e o desempenho dos estudantes. Autores: Maria Angélica Figueiredo Oliveira, Rafaela Jardim e José Valdeni de Lima.

Teoria da Aprendizagem Significativa e tecnologias digitais: uma investigação do potencial desta integração na disciplina de Geografia. Autores: Soraya Oliveira, Isadora Vasconcellos, Adelson Carvalho e Suzana Da Hora Macedo.

Ensino e Aprendizagem de Redes de Computadores no Ambiente Profissional: Uma Experiência Utilizando Mapas Conceituais. Autores: Murilo Alvares Vieira, Adelson Carvalho, Suzana Da Hora Macedo e Annabell Del Real Tamariz.

10:30

Break

11:00

Palestra: TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE PARA INCLUSÃO ESCOLAR Palestrantes: Profa. Dra. Bruna Poletto Salton e prof. Dr. Rodrigo Cainelli do Centro (IFRS)

12:00

Intervalo de Almoço

13:30

ST2 – Ambientes Imersivos 3D, Laboratórios digitais, Robótica educacional

Uma Proposta Metodológica para Apoiar e Acompanhar Alunos com Necessidades Educacionais Especiais e Realizar a Prospecção e o Desenvolvimento Longitudinal de sua Aprendizagem. Autores: Francisco Dutra Dos Santos Jr, Eduardo Amador Lucas e Leandro Krug Wives.

Construção de um simulador virtual para o ensino das habilidades de pensamento crítico aos estudantes de enfermagem. Autores: Michele Antunes, Paulo Ricardo Muniz Barros, Livia Biasuz Machado, Marta Rosecler Bez, Sandro Rigo e Marie Jane Soares Carvalho.

Indicações de uso da Realidade Virtual para apoiar atividades de Ensino. Autores: Thais Fagundes Da Paz e Ildeberto Rodello.

Ensino de Anatomia Humana utilizando Ambientes Virtuais Interativos. Autores: Poliana Francibele Oliveira Pereira, Karolini Rodrigues Da Conceição, Robson Rodrigues Lemos e Patricia Jantsch Fiuza.

Aplicaciones Tecnológicas de La Robótica Educativa en el Proceso de Aprendizaje. Autor: Juan Antonio Carbajal Mayhua.

15:30

Break

16:00

ST3 – Ambientes virtuais de aprendizagem e Jogos educativos

Produção de material produtivo-participativo aberto em Ambientes Virtuais de Aprendizagens. Autor: Ramon R. M. Vieira Junior.

Metodologia de avaliação de jogos: uma abordagem pedagógica aplicada ao jogo Minecraft. Autores: Tatiana Santos, Eliane Pozzebon e Luciana Bolan Frigo.

Possibilidades de estímulo à leitura em Ambiente Virtual de Aprendizagem debatendo literatura em tempo real. Autores: Luciana Kramer Müller r Lizandra Brasil Estabel.

Mini-Mercado, um jogo criado em ambiente de desenvolvimento para jogos epistêmicos. Autores: Paulo Serita e Crediné Menezes.

Comparação de Desempenho entre Algoritmos Classificadores para Predição em Ambientes Virtuais utilizando Dados Educacionais. Autores: Igor Kühn e Leandro Krug Wives.

19:30

 

Jantar de confraternização (por adesão – informar-se com a organização do evento) Local: Acampamento Farroupilha

 

 

Quarta-feira, 19/09/2018 – Sessões Técnicas, Palestra, Painel e Fechamento

Campus do Vale – Polo SEAD (prédio 43124)

Horário

Auditório Franz Semmelmann

Sala Multimídia

8:30

ST4 – Videoconferência, Vídeo educacional, Web semântica, Ontologias, Software livre na educação, Teorias educacionais aplicadas às TICs

Previsão de Alunos com Risco de Evasão Usando Mineração de Dados. Autores: Mariele Lanes e Cleber Alcântara.

Neurociência e Pensamento Computacional: Um estudo de caso no ensino fundamental. Autores: Douglas Félix e Diana Adamatti.

Pensamento Computacional: um relato de experiência aplicado à disciplina de Língua Portuguesa. Autores: Guaraci Vargas Greff, André Peres e Silvia De Castro Bertagnolli.

Videoaulas Instrucionais, uma Ferramenta para Aprendizagem de Funções. Autores: Manuel Negron e Pedro Schuck.

Ferramentas Computacionais no Ensino de Inteligência Artificial. Autores: Laura C Santo e Jacques D. Brancher.

 

10:30

Break

11:00

Palestra: Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica Palestrante: prof. Dr. Christian Puhlmann Brackmann (IFFar)

12:00

Intervalo de Almoço

13:30

ST5 – Inclusão digital, Jogos digitais, TICs e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas, Informática na Educação Especial

Projeto de Aprendizagem na Educação Infantil: Google Maps e Google Street View transcendendo as paredes da escola. Autores: Tatiane Vidal Dos Reis, Ester Palmeiro Paiva, Lisandra Camboim, Luciane Pires, Eliane Soares Da Silva e Ederson Luiz Locatelli.

O Uso de Análise SWOT para avaliação estratégica sobre o uso de laboratório remoto integrado à Sequência Didática Investigativa em aulas de Biologia no Ensino Médio. Autores: Aline Santos, Priscila Nicolete e Juarez Silva.

Desafios Lógico-Computacionais no apoio à formação de Reservas Cognitivas de idosos. Autores: Bruna Queiroz, Sheila Geraldo e Marcia Kniphoff.

As contribuições das TICs na pedagogia de projetos dentro das aulas de Língua Portuguesa. Autores: Audrey Souza e Felipe Becker Nunes.

Incentivo ao Pensamento Computacional na Educação Básica por meio de uma Maratona de Computação. Autores: James Marcelo Schulz, Bruna Thais Silva Queiroz, Roberta Francine Schmachtenberg e Marcia Elena Jochims Kniphoff Da Cruz.

The use of digital games and Specialized Educational Assistance. Autor: Carmen Carvalho.

Jogo Digital como Ferramenta Educacional no Auxílio a Prevenção da Indisciplina em Sala de Aula. Autores: Thállys Lisboa, Joselice Lima, Amanda Pedrosa e Vinicius Rodrigues.

DEBATE: Doutorado PPGIE, experiências no Brasil e no exterior

 

Prof. Dr. Manuel Zunguze – Moçambique

 

Profa. Doutoranda Alause Pires – Stanford – EUA

 

Prof. Doutorando Ernesto Tovar – Colômbia

 

 

15:30

Break

16:00

ST6 – Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais, Repositórios de conteúdo educacional digital

Estágios de uma proposta prática com jogos comerciais: elaboração de material didático digital complementar. Autores: Adilson Fernandes Gomes e Susana Cristina Dos Reis.

Aprendizagem de Programação para a Criação e Autoria- uma proposta interdisciplinar na Educação Básica. Autores: Janaína Menezes e Eliane Schlemmer.

Interfaces Conversacionais: Um Estudo de Caso Direcionado à Recomendação de Aplicativos Educacionais. Autores: Cristina Paludo Santos, Laiana Andrade Roland e Bárbara Alles.

 

17:00

 

Fechamento