Programa

CREDENCIAMENTO

O credenciamento do evento ocorre no Campus do Vale, no local do evento: Polo UAB/SEAD (Prédio 43124) – Veja instruções de acesso.

A inscrição no evento dá direito à participação em qualquer um dos minicursos oferecidos durante o CICLO, no entanto, alguns são simultâneos!

Jantar do evento

Venha participar do nosso jantar de confraternização: Churrasco típico gaúcho no Parque Harmonia, em comemoração às festividades da Semana Farroupilha, no tradicional Piquete Cabanha Madre Antonieta.

Dia: 18 de setembro a partir das 19hs (terça-feira).

Valor: 25,00 por pessoa (não está incluído bebida).
Confirme até 17 de setembro!

Possibilidade de deslocamento do local do evento até o Piquete, conforme adesão.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira, 17/09/2018 – Minicursos

Horário

Campus Centro

Campus do Vale – Polo SEAD

Campus do Vale – Polo SEAD

8:30 – 12:00

Aplicação de recursos eletrônicos em Educação – Programação da plataforma Arduino – Turma 1

 

Ministrantes: Carlos Solon

Local:
Laboratório TEIAS, 3º Andar, Sala 309, FACED/UFRGS, Campus do Centro

Observação: os ministrantes recomendam que os participantes tenham conhecimento prévio em lógica de programação.

 

Mundos Virtuais Aplicados no Âmbito Educacional

 

Ministrantes: Aline Krassmann e Felipe Nunes

Local:
Laboratório 103, Polo SEAD, Prédio 43124, Campus do Vale

 

Observação: os ministrantes recomendam
que os participantes tragam seus próprios computadores (notebooks com sistema
operacional Windows) para uma melhor experiência

 

Realidade Aumentada na Educação

 

Ministrantes: Fabrício Herpich, Renan Guarese e Amaury Cassola

Local:
Laboratório 102, Polo SEAD, Prédio 43124, Campus do Vale

 

13:30 – 17:00

Aplicação de recursos eletrônicos em Educação – Programação da
plataforma Arduino – Turma 2

 

Ministrantes: Renato Ventura Bayan Henriques e Carlos Solon

Local:
Laboratório TEIAS, 3º Andar, Sala 309, FACED/UFRGS, Campus do Centro

Observação: os ministrantes recomendam
que os participantes tenham conhecimento prévio em lógica de programação

Configurando Questões Calculadas no Moodle

 

Ministrante: Alberto Bastos do Canto Filho

Local: Laboratório 101, Polo SEAD, Prédio 43124, Campus do
Vale

CANCELADO!

 

 

 

Terça-feira, 18/09/2018 – Sessões Técnicas, Palestra e
Jantar do Evento

Campus do Vale – Polo SEAD (prédio 43124)

Horário

Auditório Franz Semmelmann

8:30

Abertura

9:00

ST1 – Trajetórias de Aprendizagem, Aprendizagem Colaborativa
Apoiada por Computador, Mobile Learning, Cursos Online Massivos Abertos
(MOOCs), Educação a distância


Aplicativo de feedback
imediato para potencializar a atenção e contribuir no desenvolvimento de
aprendizagens significativas de estudantes de engenharia em uma disciplina.
Autores: Marcelo Vettori e Milton
Antonio Zaro.


Visualização da Informação na
Análise das Trajetórias de Aprendizagem do Aluno em Ambiente Virtuais de
Aprendizagem.
Autor: Franco Simbine.


Modelo híbrido de rotação
como alternativa didática para melhorar a participação e o desempenho dos
estudantes.
Autores: Maria Angélica Figueiredo
Oliveira, Rafaela Jardim e José Valdeni de Lima.


Teoria da Aprendizagem
Significativa e tecnologias digitais: uma investigação do potencial desta
integração na disciplina de Geografia.
Autores: Soraya Oliveira, Isadora
Vasconcellos, Adelson Carvalho e Suzana Da Hora Macedo.


Ensino e Aprendizagem de
Redes de Computadores no Ambiente Profissional: Uma Experiência Utilizando
Mapas Conceituais.
Autores: Murilo Alvares Vieira,
Adelson Carvalho, Suzana Da Hora Macedo e Annabell Del Real Tamariz.

10:30

Break

11:00

Palestra: TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE PARA INCLUSÃO ESCOLAR
Palestrantes: Profa. Dra. Bruna Poletto Salton e prof. Dr. Rodrigo
Cainelli do Centro (IFRS)

12:00

Intervalo de Almoço

13:30

ST2 – Ambientes Imersivos 3D, Laboratórios digitais, Robótica
educacional


Uma Proposta Metodológica
para Apoiar e Acompanhar Alunos com Necessidades Educacionais Especiais e
Realizar a Prospecção e o Desenvolvimento Longitudinal de sua Aprendizagem.
Autores: Francisco Dutra Dos Santos
Jr, Eduardo Amador Lucas e Leandro Krug Wives.


Construção de um simulador
virtual para o ensino das habilidades de pensamento crítico aos estudantes de
enfermagem.
Autores: Michele Antunes, Paulo
Ricardo Muniz Barros, Livia Biasuz Machado, Marta Rosecler Bez, Sandro Rigo e
Marie Jane Soares Carvalho.


Indicações de uso da
Realidade Virtual para apoiar atividades de Ensino.
Autores: Thais Fagundes Da Paz e
Ildeberto Rodello.


Ensino de Anatomia Humana
utilizando Ambientes Virtuais Interativos.
Autores: Poliana Francibele
Oliveira Pereira, Karolini Rodrigues Da Conceição, Robson Rodrigues Lemos e
Patricia Jantsch Fiuza.


Aplicaciones
Tecnológicas de La Robótica Educativa en el Proceso de Aprendizaje.
Autor: Juan Antonio Carbajal
Mayhua.

15:30

Break

16:00

ST3 – Ambientes virtuais de aprendizagem e Jogos educativos


Produção de material
produtivo-participativo aberto em Ambientes Virtuais de Aprendizagens.
Autor: Ramon R. M. Vieira Junior.


Metodologia de avaliação de
jogos: uma abordagem pedagógica aplicada ao jogo Minecraft.
Autores: Tatiana Santos, Eliane
Pozzebon e Luciana Bolan Frigo.


Possibilidades de estímulo à
leitura em Ambiente Virtual de Aprendizagem debatendo literatura em tempo
real.
Autores: Luciana Kramer Müller r Lizandra Brasil Estabel.


Mini-Mercado, um jogo criado
em ambiente de desenvolvimento para jogos epistêmicos.
Autores: Paulo Serita e Crediné
Menezes.


Comparação de Desempenho
entre Algoritmos Classificadores para Predição em Ambientes Virtuais
utilizando Dados Educacionais.
Autores: Igor Kühn e Leandro Krug
Wives.

19:30

 

Jantar de confraternização (por
adesão – informar-se com a organização do evento)
Local: Acampamento Farroupilha

 

 

Quarta-feira, 19/09/2018 – Sessões Técnicas, Palestra,
Painel e Fechamento

Campus do Vale – Polo SEAD (prédio 43124)

Horário

Auditório Franz Semmelmann

Sala Multimídia

8:30

ST4 – Videoconferência, Vídeo educacional, Web semântica,
Ontologias, Software livre na educação, Teorias educacionais aplicadas às
TICs


Previsão de Alunos com Risco
de Evasão Usando Mineração de Dados.
Autores: Mariele Lanes e Cleber
Alcântara.


Neurociência e Pensamento
Computacional: Um estudo de caso no ensino fundamental.
Autores: Douglas Félix e Diana
Adamatti.


Pensamento Computacional: um
relato de experiência aplicado à disciplina de Língua Portuguesa.
Autores: Guaraci Vargas Greff,
André Peres e Silvia De Castro Bertagnolli.


Videoaulas Instrucionais, uma
Ferramenta para Aprendizagem de Funções.
Autores: Manuel Negron e Pedro
Schuck.


Ferramentas Computacionais no
Ensino de Inteligência Artificial.
Autores: Laura C Santo e Jacques D.
Brancher.

 

10:30

Break

11:00

Palestra: Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de
Atividades Desplugadas na Educação Básica
Palestrante: prof. Dr. Christian Puhlmann Brackmann (IFFar)

12:00

Intervalo de Almoço

13:30

ST5 – Inclusão digital, Jogos digitais, TICs e seus efeitos na
configuração das ecologias cognitivas, Informática na Educação Especial


Projeto de Aprendizagem na
Educação Infantil: Google Maps e Google Street View transcendendo as paredes
da escola.
Autores: Tatiane Vidal Dos Reis,
Ester Palmeiro Paiva, Lisandra Camboim, Luciane Pires, Eliane Soares Da Silva
e Ederson Luiz Locatelli.


O Uso de Análise SWOT para
avaliação estratégica sobre o uso de laboratório remoto integrado à Sequência
Didática Investigativa em aulas de Biologia no Ensino Médio.

Autores: Aline Santos, Priscila Nicolete e Juarez Silva.


Desafios
Lógico-Computacionais no apoio à formação de Reservas Cognitivas de idosos.
Autores: Bruna Queiroz, Sheila
Geraldo e Marcia Kniphoff.


As contribuições das TICs na
pedagogia de projetos dentro das aulas de Língua Portuguesa.

Autores: Audrey Souza e
Felipe Becker Nunes.


Incentivo ao Pensamento
Computacional na Educação Básica por meio de uma Maratona de Computação
.
Autores: James Marcelo Schulz, Bruna Thais Silva Queiroz, Roberta Francine
Schmachtenberg e Marcia Elena Jochims Kniphoff Da Cruz.


The use of digital
games and Specialized Educational Assistance.
Autor: Carmen Carvalho.


Jogo Digital como Ferramenta
Educacional no Auxílio a Prevenção da Indisciplina em Sala de Aula
.
Autores: Thállys Lisboa, Joselice Lima, Amanda Pedrosa e Vinicius Rodrigues.

DEBATE: Doutorado PPGIE, experiências no Brasil e no exterior

 

Prof. Dr. Manuel Zunguze – Moçambique

 

Profa. Doutoranda Alause Pires –
Stanford – EUA

 

Prof. Doutorando Ernesto Tovar –
Colômbia

 

 

15:30

Break

16:00

ST6 – Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais,
Repositórios de conteúdo educacional digital


Estágios de uma proposta
prática com jogos comerciais: elaboração de material didático digital
complementar.
Autores: Adilson Fernandes Gomes e Susana
Cristina Dos Reis.


Aprendizagem de Programação
para a Criação e Autoria- uma proposta interdisciplinar na Educação Básica.
Autores: Janaína Menezes e Eliane
Schlemmer.


Interfaces Conversacionais:
Um Estudo de Caso Direcionado à Recomendação de Aplicativos Educacionais.
Autores: Cristina Paludo Santos,
Laiana Andrade Roland e Bárbara Alles.

 

17:00

 

Fechamento