XXVI CICLO DE PALESTRAS SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

ANAIS DO XXVI CICLO DE PALESTRAS

Esta série de eventos, que iniciou em 2003, tem como meta promover/disseminar o uso de novas tecnologias na Educação, com especial ênfase às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

A XXVI edição do Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação será realizado pelo CINTED – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS,  de 17 a 19 de Setembro de 2018, no POLO DA SEAD/UAB, no Campus do Vale da UFRGS, em Porto Alegre – Rio Grande do Sul.

Autores são convidados a submeterem artigos inéditos, que não tenham sido publicados e nem estejam em processo de publicação em outros eventos ou periódicos.

A temática dos artigos pode envolver relatos, estudos, pesquisas e resultados derivados da atividade docente e de pesquisa relacionada com o uso das TICs na Educação.  Os tópicos de interesse desta edição estão relacionados a seguir, mas artigos abordando outros tópicos que envolvam o uso das TICs na Educação também poderão ser aceitos:

  • Trajetórias de Aprendizagem
  • Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais
  • Repositórios de conteúdo educacional digital
  • TICs e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
  • Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
  • Teorias educacionais aplicadas às TICs
  • Educação a distância
  • Jogos educativos
  • Videoconferência
  • Vídeo educacional
  • Ambientes virtuais de aprendizagem
  • Ambientes Imersivos 3D
  • Inclusão digital
  • Web semântica
  • Ontologias
  • Software livre na educação
  • Laboratórios digitais
  • Cursos Online Massivos Abertos (MOOCs)
  • Informática na Educação Especial
  • Mobile Learning

Os artigos selecionados e apresentados no XXVI Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação serão publicados como anais de evento. Os artigos que obtiverem as melhores avaliações durante o processo de seleção serão convidados a submeter uma versão estendida para a Revista Informática na Educação: Teoria & Prática.