XXVIII Ciclo CINTED

Apresentação

O Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação (CINTED) é um evento organizado pelo CINTED (Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação).

Esta série de eventos, que iniciou em 2003, tem como meta promover/disseminar o uso de novas tecnologias na Educação, com especial ênfase às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

A 28 edição do Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação será realizada pelo CINTED – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS, de 14 a 18 de Setembro de 2020.

No ano de 2020, em função da pandemia do COVID, o ciclo de palestras do CINTED será totalmente remoto, com acesso via link a ser divulgado aproximadamente duas semanas antes do evento.

O coordenador geral é Valter Roesler (professor da UFRGS). O vice-coordenador é José Valdeni de Lima (professor da UFRGS). O coordenador do Comitê de Programa é Leandro Krug Wives (professor da UFRGS), e o coordenador adjunto José Palazzo Moreira de Oliveira (Professor da UFRGS). Detalhes podem ser obtidos na página da organização do evento.

A programação preliminar do evento pode ser obtida na página da programação. O primeiro dia é composto por 4 minicursos. Os outros dias são mesclados por sessões técnicas de artigos aprovados, painéis e palestra de convidados.

O ciclo é um ambiente aberto propício para discussão de trabalhos. Tradicionalmente, a maior parte dos artigos submetidos é de Instituições de pós graduação do Rio Grande do Sul. Alguns trabalhos são de outros estados do Brasil.

Autores são convidados a submeterem artigos inéditos, que não tenham sido publicados e nem estejam em processo de publicação em outros eventos ou periódicos.

A temática dos artigos pode envolver relatos, estudos, pesquisas e resultados derivados da atividade docente e de pesquisa relacionada com o uso das TICs na Educação. Os tópicos de interesse desta edição estão relacionados a seguir, mas artigos abordando outros tópicos que envolvam o uso das TICs na Educação também poderão ser aceitos:

  • Ambientes Virtuais de Aprendizagem
  • Ambientes Imersivos 3D
  • Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador
  • Cursos Online Massivos Abertos (MOOCs)
  • Ensino Mediado por Computador
  • Educação a Distância, Ensino Online (mobile learning), Ensino Remoto e suas variações
  • Informática na Educação Especial
  • Inclusão digital
  • Jogos Educativos
  • Laboratórios digitais
  • Metodologias Ativas
  • Ontologias
  • Pensamento Computacional
  • Projeto e Desenvolvimento de Objetos Educacionais, Objetos de Aprendizagem e Recursos Educacionais
  • Repositórios de Conteúdo Educacional Digital
  • Software-livre na Educação
  • Tecnologias Tangíveis
  • Teorias Educacionais Aplicadas às TICs
  • TICs e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas
  • Trajetórias de Aprendizagem
  • Videoconferência
  • Vídeo educacional
  • Web semântica

Os artigos selecionados e apresentados no XXVIII Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação serão publicados como anais de evento. Os artigos que obtiverem as melhores avaliações durante o processo de seleção serão convidados a submeter uma versão estendida para a Revista Informática na Educação: Teoria & Prática.