No último dia 20 de abril foi celebrado o Dia Internacional da Língua Chinesa. Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para marcar a data, as professoras Wu Yaqin, Luo Xiangyu e Wu Xiaoyan foram a uma filial de uma empresa chinesa em Porto Alegre no dia 15 de abril para ministrar o seminário “O Chinês na empresa”. O seminário consistiu na apresentação de pequenas lições de chinês básico, com o objetivo de ensinar os participantes a fazer auto apresentação e conduzir breves conversas em chinês. Cabe destacar que a quase totalidade dos 40 participantes, entre funcionários e líderes da empresa, não tinha qualquer conhecimento prévio da língua chinesa.

Durante o seminário, os participantes puderam aprender noções básicas da língua, como a pronúncia dos tons, e algumas expressões, como cumprimentos e breves perguntas e respostas relacionadas à auto apresentação, incluindo a apresentação do nome, da nacionalidade e da profissão.

Todos participaram muito entusiasticamente e elogiaram muito os professores do Instituto Confúcio na UFRGS pela organização do encontro e pela didática demonstrar ao ministrar o seminário. As professoras ficaram muito animadas com a participação dos alunos e seu interesse em saber mais sobre a língua chinesa.

O líder empresarial elogiou o planejamento da atividade “O Chinês na Empresa” e afirmou que a atividade foi mais do que uma aula de chinês, sendo uma verdadeira atividade de intercâmbio cultural com base no ambiente real da empresa e nas necessidades reais dos seus funcionários.

Segundo ele, “No caso da grande maioria dos funcionários com zero conhecimento básico de chinês Nesta atividade, é muito apropriado que os professores do Instituto Confúcio tomem a ‘auto apresentação’ como a primeira lição. É interessante, eficaz e capaz de compreender o conteúdo da sala de aula em tempo real. Pode não apenas criar uma boa atmosfera de aprendizado em sala de aula no momento, mas também motivar os funcionários a aprender chinês. Ajuda os funcionários a superar o medo de aprender chinês e estabelece uma base para que os funcionários aprendam chinês no futuro.”

Ao mesmo tempo, o responsável pela empresa também expressou que estava ansioso pela futura cooperação e esperava que as atividades de cooperação das duas partes fossem mais aprofundadas.

O sucesso do seminário sinaliza a possibilidade de replicar esta atividade em outras empresas e instituições de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul e abre portas para a expansão do ensino do chinês e da cultura chinesa pelo Instituto Confúcio na UFRGS em parceria com empresas e instituições locais.

Acompanhe o vídeo sobre o seminário “O Chinês na Empresa”!

Artigos recomendados