O PROGRAMA

O Programa de Desenvolvimento de Gestores (PDG) foi lançado em março de 2019 e, desde lá, vem ofertando capacitações com temas diversos e configuradas em diferentes formatos, como palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos.

Visando ao aprimoramento constante do Programa, são realizadas avaliações pelos gestores participantes sobre todas as atividades oferecidas, propiciando melhorias para as edições futuras.

 

CONTEXTUALIZAÇÃO

Reconhecida por sua excelência no âmbito acadêmico e por seu compromisso social, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tem a preocupação de avançar constantemente no campo da gestão pública. Esse é um desafio complexo que congrega diversos fatores e exige diferentes frentes de atuação. Assim, os gestores da Instituição são certamente um ponto estratégico no alcance desse objetivo.

É fundamental que a ação do gestor em uma instituição pública retrate a busca por melhorias nos serviços prestados e no atendimento aos usuários e à sociedade, primando pela eficiente gestão de recursos, pela transparência, pelo cumprimento das metas institucionais e pela boa gestão de sua equipe. Nesse sentido, torna-se indispensável concentrar esforços no desenvolvimento dos gestores de forma contínua e permanente, garantindo os conhecimentos e habilidades necessárias para que eles possam enfrentar o desafio de liderar pessoas e gerir processos em contextos diversos e de forma alinhada aos objetivos da Universidade.

O desenvolvimento de gestores é uma das recomendações primordiais dos órgãos de controle (Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União), assim como do Ministério da Economia. Na UFRGS, essa é uma demanda premente dos servidores, sendo contemplada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2026 da Instituição, que prevê o aperfeiçoamento da política de qualificação e capacitação permanentes dos servidores, abrangendo a formação em todos os níveis. A partir do PDI, o Plano de Gestão (2016-2020) prevê a implantação do Programa de Desenvolvimento de Gestores, a ser executado de forma continuada e permanente na Universidade. A fim de concretizar essa ação, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) constituiu um grupo de trabalho com servidores de diferentes cargos e setores, considerando a diversidade de seus conhecimentos, áreas de atuação e experiências de trabalho na UFRGS. Dessa união de esforços institucionais, deu-se a construção do Programa.

OBJETIVO

O PDG objetiva capacitar os gestores da UFRGS, de forma continuada e permanente, para o desenvolvimento das competências governamentais, institucionais e gerenciais prioritárias para o desempenho das atividades e demais responsabilidades inerentes à função que ocupam, contribuindo para o alcance da excelência na gestão universitária.

MÉTODO

O modelo da Gestão por Competências, adotado pela Universidade para o aprimoramento das ações de gestão de pessoas, possibilitou a identificação das competências a serem consideradas para a elaboração do PDG. Essas competências estão agrupadas nos seguintes níveis: essenciais ao serviço público, compreendidas como aquelas competências transversais a todos os órgãos públicos; institucionais, estabelecidas de acordo com o PDI 2016-2026 da UFRGS; e gerenciais, elaboradas a partir da literatura e dos relatos de capacitações para servidores e gestores, além das necessidades levantadas nas avaliações de desempenho da Universidade.

As competências relacionadas a esses níveis passaram por um processo de priorização com base nos resultados do Censo de Desenvolvimento de Servidores. Aplicada a todos os técnico-administrativos e docentes da Universidade, essa pesquisa online identifica, entre outros aspectos, as competências mais relevantes e as necessidades de capacitação mais urgentes, segundo os servidores.

A partir da análise das respostas do Censo, o grupo de trabalho identifica as competências com maior necessidade de desenvolvimento indicadas pelos gestores da UFRGS, priorizando seu aperfeiçoamento mediante ações do PDG. Essas informações, juntamente com algumas necessidades expressas pela gestão, embasam o rol de atividades ofertadas pelo Programa.

Av. Paulo Gama, 110 – Reitoria – 4º andar – Campus Central – Porto Alegre/RS | CEP: 90046-900
Fone: (51) 3308.3914/3015/3219 | E-mail: programagestores@progesp.ufrgs.br