- Este evento já passou.
Pequenos reparos em acervos bibliográficos (turma 8)
6 de outubro das 13:30 às 16:30
Datas: 06/10/26; 13/10/26; 20/10/26; 27/10/26 (terças-feiras)
Objetivo: Capacitar servidores do Sistema de Bibliotecas na prática de pequenos reparos em acervo bibliográfico correntes (não raros, históricos ou especiais).
Conteúdo programático:
- Aula 1 – Problemas recorrentes em acervos bibliográficos: discussão em grupo; Conserto de folhas rasgadas – Uso de papel japonês nos concertos de rasgos; Uso de carcelas para concerto de folhas ou cadernos soltos; Enxertos em capas – preenchimento de áreas faltantes.
- Aula 2 – Retificação de costuras rompidas; Costura de cadernos.
- Aula 3 – Capa separada do miolo: uso do fólio para reintegração da encadernação capa dura; Brochura: colagem do lombo para folhas soltas e recuperação da capa.
- Aula 4 – Tira dúvidas sobre problemas recorrentes em acervos bibliográficos; Materiais básicos e fornecedores.
Inscrições: até o dia 30/09/2026, no Portal do Servidor.
Mais informações: https://www.ufrgs.br/edufrgs/events/event/pequenos-reparos-em-acervos-bibliograficos-turma-8/
