Arte, cuidado e saúde no ambulatório Trans

Na última quinta-feira, dia 20/07, aconteceu no Ambulatório Trans – Centro, localizado no primeiro andar da Unidade de Saúde Santa Marta, a oficina de Estêncil e Lambe Lambe. A atividade foi realizada por estudantes das artes visuais, pedagogia e saúde coletiva que estão cursando a disciplina “Arte, Saúde e Educação”, ministrada pela professora da Escola de Enfermagem Daniela Dallegrave e pela professora da Faculdade de Educação Daniele Noal Gai, em parceria com o projeto de extensão #SUStentaPICS.

A proposta da atividade seguirá por mais duas semanas. As estudantes apresentam o método, que consiste em  estampar desenhos passando a tinta para uma superfície através de um estêncil, um molde.

A oficina, que é aberta ao público, contou com 15 participantes com idades variadas, entre eles estavam estudantes da UFRGS e outras universidades, usuários do ambulatório trans e familiares. Todo o material utilizado para a aprendizagem das técnicas foi disponibilizado pelos alunos da disciplina. Quem ia chegando no local ou estava aguardando atendimento, pôde aproveitar para aprender e criar novas artes. Ao final, foram produzidos cartazes que serão utilizados para decorar o espaço do ambulatório.

Além da produção de impressões com a técnica do Estêncil, também foi realizado atendimento com auriculoterapia pela professora Daniela Dallegrave, que coordena o programa de extensão.

As oficinas de estêncil e lambe lambe seguem nas próximas quintas feiras, 27/07 e 03/08, das 14h às 16h, no Ambulatório Trans. Não precisa de inscrição prévia.

Os atendimentos de auriculoterapia acontecem em todas as quintas-feiras, das 13:30 às 16h, no ambulatório Trans, ofertadas pelo programa de extensão #SUStentaPICS.

Estêncil e Lambe Lambe

O estêncil é um molde de desenho vazado, utilizado para pinturas com tinta ou spray.

Hoje em dia esta técnica está nas ruas, como street art. Uma das referências mais famosas é Bansky, um artista de rua, grafiteiro, ativista político e, cineasta britânico, cujos trabalhos em estêncil são facilmente encontrados nas ruas da cidade inglesa e em várias cidades do mundo.

Na história esta arte, foi utilizado pelos egípcios, em 2000 a.C., com estênceis de couro ou papiro, principalmente para fins decorativos. Muito mais tarde, na Europa medieval, o estêncil foi responsável pela decoração das paredes das igrejas. Lambe lambe são cartazes colados em paredes ou postes, feitos com estêncil, com cunho decorativo ou de manifestação.

Translate »