NOVEMBRO NEGRO 2023: Enfermagem e Saúde Coletiva – PROGRAMAÇÃO COMPLETA
O mês de novembro, conhecido historicamente por ser um mês de luta da população negra, é o que motiva a organização do projeto Novembro Negro: Enfermagem e Saúde Coletiva/UFRGS.
Para além da conscientização sobre o racismo (estrutural, institucional e individual), buscamos ampliar a discussão da questão racial atrelada a outros demais determinantes sociais (especialmente gênero e classe) que não podem ser ignorados quando se discute racismo, desigualdade e os diversos preconceitos presentes em nossa sociedade.
A nossa proposta é discutir o racismo, a interseccionalidade, os marcadores sociais, de forma conceitual, para inseri-los em nossas revisões bibliográficas e práticas de pesquisa, fomentando a discussão acadêmica destes temas para que se possa compreender os impactos gerados na realidade, pelas diversas violências cometidas contra grupos minorizados.
A discussão e a reflexão críticas são fundamentais para entender nosso papel individual, coletivo e institucional no enfrentamento ao racismo e a todas as formas de preconceito e discriminação.
“A tomada de consciência é um processo permanente de desconstrução, reflexão e construção individual e coletiva. ” – Comissão Organizadora Novembro Negro 2023: Enfermagem e Saúde Coletiva/UFRGS
NOVEMBRO NEGRO 2023: ENFERMAGEM E SAÚDE COLETIVA integra 03 atividades distintas: Debates; Mostra de Pesquisas e Experiências – Marcadores Sociais: abordagens, práticas e pesquisa; e oferecimento de disciplinas nos Programas de Pós-Graduação PPGENF e PPGCOL, pensadas para serem desenvolvidas em conjunto com as atividades do Simpósio Internacional de Pós-Graduação Enfermagem e Saúde Coletiva/UFRGS – 2023.
DEBATES:
A programação do NOVEMBRO NEGRO DA ENFERMAGEM E SAÚDE COLETIVA está sendo oferecida pela EDUFRGS, em que aos técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação e, para docentes em estágio probatório é válido para o eixo Dimensões Relacionais do PAAP.
Confira detalhes em https://www.ufrgs.br/edufrgs/inscricoes-abertas/
Para servidores, as inscrições devem ser realizadas no Portal do Servidor.
Para o público em geral, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário https://forms.gle/Us9GSFwa9rTtT6xB8 ou podem ser feitas no local do evento.

MOSTRA CIENTÍFICA “MARCADORES SOCIAIS: ABORDAGENS, PRÁTICAS E ´PESQUISA”
O prazo para submissão de resumos foi prorrogado!
As inscrições dos resumos pelos alunos de graduação e pós-graduação da UFRGS estão disponíveis no período de 27 de outubro de 2023 a 12 de novembro de 2023 através do link: https://forms.gle/MBHnnppsns8R5Ndr9. Poderão inscrever-se alunos de qualquer curso de graduação e/ou pós-graduação da UFRGS, desde que regularmente matriculados.
Alunos de graduação e pós-graduação da UFRGS podem submeter nas modalidades relato de pesquisa, estudo de revisão e relato de experiência, em diversos eixos temáticos, através do link:
https://forms.gle/pa8GTz2VLaJyHdjX7
Mais informações sobre os critérios para submissão de resumos, template para submissão e link para inscrições estão disponíveis nos links:
- Link para acessar as normas de formulação e formatação dos resumos
- Link de acesso ao Template (ANEXO 1)
- Inscrições na Mostra de Pesquisas e Experiências
Os trabalhos submetidos devem estar relacionados a um dos Grupos Temáticos:
GT1 – População LGBTQIAPN+
GT2 – Povos Tradicionais: indígenas, ribeirinhos e outros povos tradicionais
GT3 – População Negra e Quilombola
GT4 – Vulnerabilidade social e populações invisibilizadas
GT5 – Interseccionalidade e marcadores sociais

Instruções para matrícula nas disciplinas dos Programas de Pós-Graduação:
COL05116- Interseccionalidade de gênero, raça e classe sob a perspectiva dos estudos culturais
Inicio: 10/11/23
Término: 24/11/23
Dia da semana: sextas-feiras
Horário: 09h às 12h
Dentre as atividades da disciplina teremos em 24/11/23 a Roda de Conversa: interseccionalidade na Pós-Graduação da UFRGS, que será uma atividade aberta para docentes e discentes interessados.
Matrículas através Portal do aluno até 07/11/2023.
ENF532 – TEE: Marcadores Sociais em Saúde: interseccionalidades, práticas e pesquisa
Inicio: 16/11/23
Término: 08/12/23
Dia da semana: 16/11 (quinta-feira), 24/11 e 08/12 (sexta-feira) e 28/11 (teça-feira)
Horário: 18h às 21h
Matrículas por e-mail. Os interessados em realizar a disciplina devem enviar e-mail para ppgenf@ufrgs.br, com cópia para o(a) seu(a) professor(a) orientador, solicitando a matrícula até 13/11/2023.

Dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail novembronegroenfsc@gmail.com aos cuidados da comissão científica.

