jump to navigation

Laboratório de Rádio – 2014/1 julho 11, 2014

Posted by admin in : 2014-1, Laboratório de Rádio, Uncategorized , add a comment

A cada semestre, os alunos desenvolvem um projeto de programação jovem. Em 2014/1, o propósito foi criar um novo formato que se voltasse ao público jovem.

Rádio NRD, para o nerd que existe em você

Como projeto dos alunos de Laboratório de Rádio 2014-1, a NRD é uma rádio jovem, atual e diversificada que não tem vergonha de ser nerd, mas também conversa com quem não é mas que curte essa nova tendência.

 

Estratégia Mercadológica de Segmentação e Convergência

Embora a NRD assuma ser produzida e apresentada em Porto Alegre, a programação privilegia o conteúdo nacional e internacional. Como a transmissão é online, o alcance é ilimitado.

A idade do público alvo parte dos dezesseis anos, para ter maior liberdade de linguagem e na gama de assuntos, seguindo para outras fases de acordo com o interesse do ouvinte. Além disso, embora o público seja majoritariamente masculino, a programação buscará integrar na audiência o público feminino. Um dos artifícios para isso, inclusive, será a participação de comunicadoras.

Em termos de classe social, considera mais o público das classes A e B. Considera, no entanto, a crescente inclusão digital. Por isto, jovens de classes C e D também vêm tendo acesso a produtos culturais online através de lan houses e do serviço 3G, por exemplo.

Assim, o foco estará em todos aqueles que consomem esse tipo específico de cultura pop manifesto em quadrinhos, jogos, filmes, séries, desenhos animados, literatura fantástica e de ficção científica etc. A NRD será uma opção de entretenimento, informação e companhia para o ouvinte.


Equipe de trabalho

Andrew Silveira, Bruna Castro, Bruno Pancot, Débora Fraga, Flávia Massena, Jonatan Tavares, Lis Tópor, Marcos Bernaola, Rafael Ferreira, Rafael Sanches, Willian Quevedo. Técnica geral de Neudimar da Rocha. Orientação de Luiz Artur Ferraretto.

Taverna

Notícias e Debates… Ou não

Programa de debates diário destinado a discutir as principais notícias, acontecimentos e celebrações da cultura pop e nerd. Sempre com muito humor e irreverência.

Público: Jovem a partir dos 16 anos

Dia(s) da semana: De segunda à sexta

Horário: 23h

Duração: 30min

taverna_d0406.mp3

taverna_d1106.mp3

taverna_d0207.mp3

Pong

Programa onde nada é garantido

Programa de entrevista semanal destinado a apresentar o trabalho, história e planos de personalidades e artistas brasileiros ligados à cultura pop e nerd. Temas relevantes também serão abordados por convidados com amplo conhecimento sobre o assunto de forma a aproximá-los da audiência oferecendo novas e aprofundadas perspectivas.

Público: Público nerd em geral e simpatizantes

Dia(s) da semana: Sábado

Horário: 23h

Duração: 30min

pong_d0406.mp3

pong_d1106.mp3

pong_d0207.mp3

Nerd War

Programa semanal propondo “batalhas” em forma de debates entre os participantes mediados pelo apresentador, simulando as discussões que ocorrem diariamente entre os nerds e/ou fãs de cultura pop. A proposta é apresentar dois personagens, séries, filmes, historias etc. similares ou de mesma categorias, que possam ser comparados. A mesa é dividida em dois grupos, onde cada um defende um dos elementos apresentados.

Público: Novos e antigos nerds

Dia(s) da semana: Domingo

Horário: 20hs

Duração: 30 min

nerd_war_d0406.mp3

nerd_war_d1106.mp3

nerd_war_d0207.mp3