GEARTE

Galeria

No feed

Em 2022, o GEARTE comemora 25 anos desenvolvendo pesquisas que envolvem as relações entre educação e arte ampliando as perspectivas educacionais da arte em diferentes contextos. Para comemorar, o Grupo convida os/as autores/autoras a submeterem seus trabalhos dialogando com temáticas e referenciais teóricos presentes ao longo desses 25 anos.

Sobre O GEARTE

Grupo de Pesquisa em Educação e Arte

O GEARTE é um grupo interinstitucional que investiga as relações entre educação e arte, dialogando com as áreas da cultura visual, semiótica discursiva, estética, história, teoria e crítica da arte. Tem cinco linhas de atuação: pesquisa; ensino; publicação; assessoria; estudos específicos. Discute seus trabalhos com a comunidade acadêmica nacional e internacional. Há três grandes focos nas pesquisas: educação e artes visuais; educação: arte linguagem tecnologia; estudos em arte: mídia, discurso e formação. É formado por docentes e estudantes vinculados à linha de pesquisa Educação: Arte Linguagem e Currículo, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadores de diferentes instituições.

Analice pillar

Coordenadora
Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP,1994), Mestre em Artes pela USP (1990) e graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1983).

Maria helena rossi

Vice-coordenadora
Cursou Licenciatura em Desenho e Plástica, Mestrado e Doutorado em Educação na UFRGS.

Adrise Ferreira

Licenciatura em Artes Visuais (FURG, 2014); Mestre em Artes Visuais (UFPEL, 2016); Doutoranda em Educação (UFRGS).

ana marta meira

Graduação em Psicologia (PUCRS, 1985), Mestrado em Psicologia Social e Institucional no Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS, 2004). Doutorado em Educação (UFRGS, 2011).

Andrea Hofstaetter

Artista plástica e professora adjunta/UFRGS. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística (FEEVALE, 1994); Mestrado em Artes Visuais (UFRGS, 2000) e Doutorado em Artes Visuais (UFRGS, 2009).

Anelise Müller

Licenciatura em Artes Visuais (UCS, 2018), Mestranda em Educação (UFRGS).

Bruno Dorneles

Licenciatura em Artes Visuais (UFRGS, 2014); Mestre em Educação (UFRGS, 2021).

Elisete Armando

Mestre em Educação (UFRGS) Possui Bacharelado em Artes Visuais e Licenciatura em Educação Artística (UFRGS).

Fabiane Marroni

Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados (UCP,1995), mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica (PUCSP, 2001 e 2008), Pós-Doutorado em Educação (UFGRS).

Flávia Leal Alves

Graduada em Jornalismo (Faculdade Cásper Líbero, 2012) e em História (USP, 2014), Mestre em Educação (UFRGS, 2018).

Gabriela Bon

Graduada em Artes Plásticas (UFRGS, 2003), Especialização em Museologia e Patrimônio Cultural (UFRGS, 2005); Mestre em Educação (UFRGS, 2012), Doutorado em Educação (UFRGS, 2016).

Gilvânia Pontes

Pós-Doutorado em Educação (UFRGS), Doutora em Educação (UFRGS), Mestrado em Educação (UFRGS), Graduação em Pedagogia (UFRN).

GUTO MAAHS

Mestrando em Educação (UFRGS); Licenciado (UFRGS, 2019) e bacharel em Artes Visuais (UFRGS 2012).

Isabel Petry

Licenciada e Especialista em Artes Plásticas e Mestre e Doutora em Educação pelo PPGEdu/UFRGS.

Júlia Azambuja

Pedagogia (UFRGS, 2019). Especialização em Educação Infantil e em Educação Especial; Mestranda em Educação (UFRGS).

Juliano de Campos

Mestrado em Educação (UFRGS, 2017), Gaduação em Produção Audiovisual – Cinema & Vídeo (PUCRS, 2007).

Júlia Soares Martini

Pedagogia (UFRGS, 2021); Mestranda em Educação (UFRGS)

Liliane Giordano

Mestre em Educação (UFRGS), Graduação em Fotografia (UCS, 2005) e Tecnologia em Processamento de Dados (UCS, 1997), Especialização em Ciência da Computação (UFRGS, 2000).

Lourenço Cossa

Doutor em Educação (UFRGS, 2013), Mestre em Educação (UFRGS, 2007), Licenciatura e Bacharelado em Artes (UFMG, 2001).

Marília Forgearini Nunes

Licenciada em Letras, com habilitação nas línguas portuguesa e inglesa e respectivas literaturas (UFSM,1999), Mestre em Letras (UNISC, 2007) e Doutora em Educação (UFRGS, 2013).

Marion Pozzi

Doutora em Educação (UFRGS, 2013). Mestre em Arquitetura (UFRGS, 1999) e Graduada em Arquitetura (UFRGS, 1990).

Rejane Ledur

Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas (UFRGS, 1992), Mestrado em Educação (UFRGS, 2005), Doutorado em Educação – (UFRGS, 2013).

Rita Inês Peixe

Pós-Doutorado em Educação; Doutora em Educação (UFRGS, 2012); Mestre em Educação (UNICAMP/UnC, 2003), Especialista em Arte/Educação (UPF, 1999); Graduação em Educação Artística e em Pedagogia.

Rosana Fachel

Graduada em Pedagogia (UFRGS/2004), Especialista em Educação Infantil (UFRGS/2007). Mestre em Educação (UFRGS/2010); Doutora em Educação (UFRGS, 2018); Pós-doutoranda em Educação (UFRGS),

Ruth Lerm

Doutorado em Educação (UFRGS, 2017); Mestre em Educação (UFRGS, 2010); Especialista em Arte-Educação (UFPEL, 1992) e Licenciada em Educação Artística (UFPEL, 1989).

Simone Conceição

Bacharelado (UFRGS, 2007) e Licenciatura em Artes Visuais (UFRGS, 2014); Especialização em EAD (UCDB, 2016); Mestrado em Educação (UFRGS, 2018), Doutoranda em Educação (UFRGS).

Solange Gabre

Doutorado em Educação (UFRGS); Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade (UNIVILLE, 2011); Especialista em Museologia (EMBAP, 2007) e em Educação Especial/ Inclusão (UFPR, 2005); Graduada em Educação Artística (FAP, 2003).

SONIA ROCHA

Doutoranda em Educação (UFRGS), Mestre em Educação e Cinema (UERJ, 2016), Especialização em História do Brasil (UFF, 2008); Licenciada em Pedagogia (UERJ, 2002).

Tanise reginato

Graduada em Pedagogia (UFRGS, 2016); Mestre em Educação (UFRGS, 2020).

Tatiana Pacheco

Graduação em Pedagogia (UFRGS, 2017), Mestre em Educação (UFRGS, 2021).

Tatiana Telch Evalte

Graduação em Licenciatura em Pedagogia (UFRGS, 2010); Mestrado em Educação (UFRGS); Doutorado em Educação (UFRGS, 2019).

Umbelina Barreto

Graduação em Artes Plásticas (UFRGS, 1978), Mestrado em Filosofia (PUCRS, 1994), Doutorado em Educação (UFRGS, 2008).

Egressos

A Revista GEARTE publica trabalhos inéditos decorrentes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões e debates contemporâneos da área do ensino de artes visuais que enfocam as relações entre educação, arte, linguagem e tecnologia, em diálogo com diferentes aportes teóricos. Publica artigos, ensaios visuais e audiovisuais, depoimentos verbo-visuais, ensaios poéticos e entrevistas em áudio.

Notícias