O Núcleo de Estudos de Gestão Alternativa (NEGA), localizado na Escola de Administração da UFRGS, é um grupo de extensão e pesquisa universitária, que tem como objetivo estudar e apoiar experiências contra-hegemônicas de organização do trabalho. Aberto a estudantes de diversos cursos, o núcleo realiza projetos e pesquisas na área, e, trabalha para a inserção da temática nas atividades de ensino. 

Cursos de capacitação, diagnósticos sócio-econômicos e o incentivo à construção de tecnologias sociais  são algumas das ações de apoio do NEGA às experiências alternativas de geração de trabalho e renda, em especial àquelas que se identificam com a Economia Solidária (ES). Participar do movimento social da ES, assim como subsidiar a formulação de políticas públicas nesse campo também são esforços do núcleo.

As interações do grupo com os empreendimentos, com seus atores e espaços, possibilita um acúmulo de dados e informações valiosas, utilizadas para criar e desenvolver as linhas de pesquisa, que hoje são quatro.

O NEGA já foi agraciado com financiamentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação, da Secretaria Nacional de Economia Solidária e das Pró-Reitorias de Pesquisa e de Extensão (UFRGS).