I Seminário Discente em Ciências das Águas

Tema do evento: Água e mudanças climáticas.

Site do eventowww.ufrgs.br/sdca

Dia: 20 de março de 2020.

Local: Auditório Eliseu Paglioli do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH – Prédio Pesquisa e Extensão, Mapa da UFRGS- Prédio 44302) situado no Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Público-alvo: toda comunidade universitária e comunidade em geral

Inscrições: gratuitas, através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdKu5TV_uLrxyUsXnoRKU1uQ64xduRwUweNa2xZ0hf0D0AHOg/viewform.
 
Descrição do eventoReconhecidamente, a água apresenta relevância global para manutenção da vida humana e do meio ambiente. Devido a sua importância, a água é objeto de diversas pesquisas nas mais diversas áreas de atuação. Entretanto, em geral, os trabalhos científicos são abordados dentro de uma linha de pesquisa, sem interação com as demais e, por vezes, sem contextualização da relevância científica para a sociedade.

Portanto, aproveitando o Dia Mundial da Água, o SDCA propõe incentivar reflexões e ações sobre a pluralidade da água, promovendo a interdisciplinaridade e estimulando a percepção dos participantes sobre a água em todas as suas formas e em todas suas conexões dentro do contexto das mudanças climáticas.

Assim, convidamos os interessados em Ciências das Águas a participar, no dia 20 de março de 2020, da primeira edição do Seminário Discente em Ciências das Águas (I SDCA) com o tema: Água e mudanças climáticas.

O evento enfoca no protagonismo dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PGRHSA) do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)  tanto na organização quanto na execução do evento.

Dentre os objetivos do SDCA estão:

–  Promover o envolvimento, reflexão e discussão sobre uma temática de relevância mundial;

–  Estimular a capacidade dos discentes em relacionar seu tema de pesquisa com uma problemática de interesse comum para a sociedade utilizando debates e expressões artísticas;

–  Integrar as diferentes linhas de pesquisa que envolvem as ciências das águas;

–  Valorizar a relevância da água celebrando seu dia mundialmente reconhecido;

–  Contribuir para a popularização e divulgação científica por meio do uso e incentivo de fotografias no ambiente científico das ciências das águas no Brasil;

–  Incentivar o papel de protagonista nas ações dos discentes tanto no meio acadêmico quanto na comunidade em que se insere.

Programação do evento:

13h30 – Abertura

13h50 – Apresentações e Debate “Águas e Mudanças Climáticas”

15h45 – Intervalo

16h – Cerimônia de Premiação do I Concurso de Fotografia Águas do Brasil

16h40 – Apresentação musical: Coral Letras (UFRGS)

17h – Encerramento

Informações adicionais:

Outra atividade integrante do SDCA é o Concurso de fotografia Águas do Brasil. Este concurso fotográfico tem por objetivo estimular a percepção do público-alvo (estudantes dos cursos de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental – PPGRHSA e de Graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia Hídrica) sobre os recursos hídricos em todas suas formas e com suas diversas conexões, bem como fomentar o registro em imagens com essa temática e contribuir para a divulgação e a popularização das pesquisas que envolvam as ciências das águas.

I Concurso de fotografia do Grupo de Pesquisa em Desastres Naturais

             No dia 18 de dezembro de 2019 foi divulgado o resultado do I Concurso de Fotografia do GPDEN. O evento foi organizado pelas pós-graduandas Franciele Vanelli, Karla Campagnolo e Marina Fagundes. O objetivo foi estimular e divulgar os registros fotográficos obtidos durante as saídas de campo do GPDEN, bem como despertar um novo olhar sobre as pesquisas.
Ao todo, foram 15 fotografias inscritas contemplando as paisagens e as comunidades das áreas onde o grupo desenvolve seus projetos. A seguir, estão apresentadas as fotos enviadas, bem como seu título, seu autor, o local e a data em que elas foram tiradas:    

Os professores, os alunos do PPGRHSA e os membros do GPDEN votaram, totalizando 90 votos.
As três fotos mais votadas e premiadas foram:
1º lugar: O sedimento que admira outros sedimentos (Danrlei de Menezes) – 18 votos
2º lugar: Derrames (Danrlei de Menezes) – 12 votos
3º lugar: Paz e tranquilidade (Marina Fagundes) – 11 votos

Após a premiação, ocorreu uma confraternização no Setor de Água e Solo do IPH.
Todas as pessoas que participaram da premiação e confraternização demonstraram muita animação com esse evento.

Curso de capacitação com o software iRIC

Nos dias 4 e 5 de dezembro o GPDEN ofereceu um curso de capacitação gratuito intitulado “Introduction to modeling river flow and morphodynamics with the iRIC interface”, que foi realizado no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, em Porto Alegre-RS e contou com a presença de 27 participantes.
O curso foi ministrado por três professores, que integram a equipe do iRIC Project:

– Dr. Hiroshi Takebayashi (Disaster Prevention Research Institute – DPRI/ Kyoto University, Japão);

– Dr. Yasuyuki Shimizu (Hokkaido University, Japão);

– Dr. Jon Nelson (Geomorphology and Sediment Transport Laboratory / USGS, EUA).

Durante os dois dias, foram demonstradas técnicas de modelagem de rios usando a International River Interface Cooperative (iRIC).

Após o término do curso, nos dias 6 e 7 de dezembro, os professores visitantes foram levados para uma saída de campo, onde puderam conhecer algumas bacias de estudo do GPDEN.

O roteiro da saída de campo incluiu: Maquiné (RS), São Francisco de Paula (RS), Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC).

IMG_3643

IMG_8021

 

PARTICIPAÇÃO DO GPDEN NO SEMINÁRIO DESASTRES HIDROLÓGICOS NA BACIA DO RIO TRAMANDAÍ

         No dia 26 de junho de 2019, o professor Masato Kobiyama, as doutorandas Franciele Vanelli e Luana Lavagnoli Moreira, e os mestrandos Danrlei de Menezes e João Vicente Godoy participaram do Seminário Desastres Hidrológicos na Bacia do Rio Tramadaí no município de Imbé/RS.

          Uma das palestras foi realizada pelo professor Masato que explanou sobre a “Aplicação da hidrologia na gestão de riscos e de desastres hidrológicos”. Entre os assuntos discutidos, destacou-se a educação como uma das prioridades para a Gestão Integrada de Recursos Hídricos.

WhatsApp Image 2019-06-26 at 08.21.45

CAPACITAÇÃO SOBRE DESASTRES NATURAIS DO ARROIO FORROMECO

          O grupo de pesquisas em desastres naturais realizou a capacitação, dia 30/04/2019, para servidores da cidade de São Vendelino – RS. O grupo apresentou os estudos realizados na bacia do Arroio Forromeco com enfoque nos dados meteorológicos medidos na cidade, na educação de bacia-escola junto aos professores e no mapeamento de regiões suscetíveis a deslizamentos, inundações e desastres naturais.

1557856377

Site: https://www.saovendelino.rs.gov.br/noticias/index/577/