Festival Internacional de Cinema em Rio Claro

O grupo Kino-Olho organiza a segunda edição do Festival Internacional de Cinema Independente (FIIK), que neste ano recebeu 260 (duzentos e sessenta) filmes de todos os estados brasileiros e de 5 países estrangeiros. O festival é uma forma de criar um intercâmbio entre diferentes realizadores independentes, trocando experiências e mostrando as tendências das próximas gerações de cineastas no mundo. Assim os rioclarense terão oportunidade de conferir novos estilos do cinema e se entreter com grandes filmes. O Festival tem entrada franca e  indicado para maiores de 12 anos. Segundo João Paulo, organizador do festival, neste ano o público terá uma grande variedade de realizações, podendo se divertir quanto refletir a sétima arte.

– DIAS 22, 23 e 24 de novembro às 20 horas – FICÇÃO
– DIAS 25 e 26 de novembro às 20 horas – DOCUMENTÁRIO
– DIA 27 de novembro às 20 horas – KINO-OLHO
– DIA 28 de novembro às 17 horas – FICÇÃO
– DIA 28 de novembro às 20 horas – EXPERIMENTAL

Continue lendo →

Semiótica Peirceana por Alexandre Rocha

Comentários extraídos da aula de semiótica realizada na FABICO, dia 26 de outubro de 2010.

Sobre signos, futuro e efeitos[soundcloud width=”100%” height=”81″ params=”secret_url=false” url=”http://api.soundcloud.com/tracks/6497397″] Signo, futuro e efeitos by Cássio Lucas

Alexandre Rocha

“É a promessa de futuro que estabelece o nosso padrão de julgamento do presente” 

“Toda sua semiótica é uma semiótica voltada para essa expectativa de futuro”

“A ação interpretante de um sentido semiótico não deve ser avaliada por suas intenções. Deve ser avaliada por seus efeitos. […] A boa intenção, dizia Deleuze, deve ser severamente punida”

“A semiótica peirceana é uma semiótica de muita radicalidade… a primeira coisa que a gente perde é a autocomplacência”

Semiótica e “interdisciplinaridade”[soundcloud width=”100%” height=”81″ params=”secret_url=false” url=”http://api.soundcloud.com/tracks/6497396″] Semiótica e Interdisciplinariedade by Cássio Lucas

“O coração dessa lógica, que explicaria todas as ciências, seria a semiótica”

Continue lendo →

Ficha de Leitura: CINEMA BRASILEIRO MODERNO, de Ismail Xavier

in: Cinema Brasileiro Moderno, São Paulo, SP: Paz e Terra, 2006

“[…] quando a nossa atenção se volta para o processo que envolveu o Cinema Novo e o Cinema Marginal, entre final da década de 1950 e meados dos anos 1970, tal processo se apresenta como dotado de uma peculiar unidade. Foi, sem dúvida, o período estética e intelectualmente mais denso do cinema brasileiro. As polêmicas da época formaram o que se percebe hoje como um movimento plural de estilos e ideias que, a exemplo de outras cinematografias, produziu aqui a convergência entre a ‘política dos autores’, os filmes de baixo orçamento e a renovação da linguagem, traços que marcam o cinema moderno, por oposição ao clássico e mais plenamente industrial.” (XAVIER, Ismail. Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2006, p. 14)

“Falar em cinema moderno remete a uma pluralidade de tendências, mas tomo aqui como baliza as experiências que podem, primeiro, ser referidas à formação do estilo moderno no sentido de André Bazin – este que envolve a referência a Renoir, a Welles e ao neo-realismo. E podem ser referidas, em segundo lugar, a Antonioni, Pasolini e Rossi, à Nouvelle-Vague e Resnais, a Cassavetes e Gutierrez Alea, entre outras figuras de tal cinema em seu momento mais canônico. Falo, portanto, da sintonia e contemporaneidade do Cinema Novo e do Cinema Marginal com os debates da crítica e com os filmes dos realizadores que, tomando a prática do cinema como instância de reflexão e crítica, empenharam-se, em diferentes regiões do mundo, na criação de estilos originais que tensionaram e vitalizaram a cultura.” (XAVIER, Ismail. Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2006, p. 14-15)

“Para o proto-Cinema Novo de Nelson  Pereira dos Santos, em Rio 40 Graus (1954) e Rio Zona Norte (1957), e de Roberto Santos, em O Grande Momento (1958), o diálogo maior foi com o neo-realismo e a comédia popular brasileira; para Glauber Rocha, Ruy Guerra, Joaquim Pedro, Leon Hirzman, Carlos Diegues, Paulo Cesar Saraceni, Arnaldo Jabor e David Neves, valeu, a par da diferença de estilos, aquela incorporação da câmera na mão no cinema de ficção, traço técnico-estilístico fundamental para a constituição da dramaturgia do cinema moderno latino-americano, tal como o foi, em alguns casos, na Europa, especialmente no cinema de Godard e Pasolini.” (XAVIER, Ismail. Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2006, p. 16)

Ismail Xavier

“Se a questão do realismo foi central no cinema de um Leon Hirzman ou de um Luiz Sérgio Person, a alegoria e a descontinuidade marcaram o cinema de Glauber, autor que inventou o seu próprio cinema feito de instabilidades, tateios de câmera e falas solenes, com sua mise-en-scène composta de rituais observados por um olhar de filme documentário. Por diferentes caminhos, o cinema brasileiro trabalhou as tensões entre a ordem narrativa e uma rica plástica das imagens, fazendo ‘sentir a câmera’ como era próprio a um estilo que questionava a transparência das imagens e o equilíbrio da decupagem clássica.” (XAVIER, Ismail. Cinema Brasileiro Moderno. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2006, p. 16-17)

Continue lendo →

Ficha de Leitura: CINEMA MARGINAL, de Fernão Ramos

CINEMA MARGINAL (1968/1973) A REPRESENTAÇÃO EM SEU LIMITE

“Para a compreensão da significação do Cinema Marginal dentro do panorama do cinema brasileiro, teremos de ter sempre presente esta conotação pejorativa inerente ao fato de estar à margem. Uma das principais características deste “cinema” está exatamente no deslocamento ideológico desta carga pejorativa, que passa a ser valorada de outras formas.” (RAMOS, Fernão. Cinema Marginal (1968/1973): A Representação em seu Limite. São Paulo, SP: Brasiliense, 1987, p. 16)

“[…] este último estágio (a realização do valor da mercadoria-filme) parece ser uma espécie de fantasma, uma má consciência que atormenta os impulsos mais criativos dos “autores”. A esta “má consciência”, tão característica da prática cinematográfica, não escapa a produção do Cinema Novo, e, como veremos adiante, teve a ela de pagar seu tributo o Cinema Marginal.” (RAMOS, Fernão. Cinema Marginal (1968/1973): A Representação em seu Limite. São Paulo, SP: Brasiliense, 1987, p. 17)

“O Cinema Novo, no início, aborda esta problemática dando ênfase a um pólo do processo (a produção) em detrimento dos seguintes (a circulação e a exibição).” (RAMOS, Fernão. Cinema Marginal (1968/1973): A Representação em seu Limite. São Paulo, SP: Brasiliense, 1987, p. 17)

“O cinema de autor permitiria a prática cinematográfica desvinculada das exigências opressoras do último elo (a realização do valor)” (RAMOS, Fernão. Cinema Marginal (1968/1973): A Representação em seu Limite. São Paulo, SP: Brasiliense, 1987, p. 17)

“Glauber Rocha nos dá a medida desta ‘liberação’ ao afirmar em seu livro Revisão Crítica do Cinema Brasileiro ser o ‘autor’ ‘o maior responsável pela verdade: sua estética é uma ética, sua mise-en-scène é uma política’” (RAMOS, Fernão. Cinema Marginal (1968/1973): A Representação em seu Limite. São Paulo, SP: Brasiliense, 1987, p. 17-18, grifo GPESC)

 

Fernão Pessoa Ramos

 

“Dilema para o ‘autor’ que não sabe mais a qual das vozes dis cordantes atender: se a que vem do seu interior e o leva a arrebentar com a forma e com o contato com o grande público; ou a que vem do exterior – ou talvez da parte crítica de seu ego – e que o culpa por uma não interferência mais direta na realidade em favor da ‘imensa maioria da população’” (RAMOS, Fernão. Cinema Marginal (1968/1973): A Representação em seu Limite. São Paulo, SP: Brasiliense, 1987, p. 20, grifo GPESC)

Continue lendo →

Memória Viamense

Será apresentada na Semana Acadêmica da Arquivologia dia 20/10/2010, a monografia de conclusão de curso de Carlos Dinarte, sob orientação da Professora Doutora Lizete Dias de Oliveira. O trabalho intitulado Blog Memória Viamense: preservação da memória e construção coletiva do conhecimento no Departamento de Memória de Viamão, traz à tona questões como preservação digital, disseminação da informação, baseada no Paradigma Pós-Custodial, memória social, imagem e contexto. O trabalho teve como “plano de fundo” o livro A Nova Desordem Digital, de David Weinberger.

Defesa da Monografia

Ficha de Leitura: CINEMANCIA, de Júlio Bressane

“Foi no desenho da sombra de alguns de seus [de Robert Bresson] fotogramas onde, pela primeira vez, pensaram-se o signo cinematográfico moderno e suas transrelações. Muitas das obsessões do cinema moderno sentiu-as e pensou-as, pela primeira vez, este mestre do cinema mental. Digno Signo cinematográfico e Cinema pensado como organismo intelectual demasiadamente sensível e que faz limite, pervaga, transpassa, todas as artes, ciências e a vida. Cinema trans-tudo, nômade, desértico, inatual, novo…” (BRESSANE, Júlio. O Homem dos Olhos Doces. In: Cinemancia. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 2000, p. 23)

“’Um realizador deve ser pintor, romancista, músico, e depois ser cineasta’, escreveu assim, certa vez, com destemor, A. Astruc.” (BRESSANE, Júlio. O Homem dos Olhos Doces. In: Cinemancia. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 2000, p. 23)

“[Bresson fez um] Cinema sensível às revelações da imagem tempo (cronossignos) da imagem legível (lectossignos) e da imagem pensamento (noossignos). Fluxo circulador que imprime no fotograma granulado um sinal, uma mancha pensamento. Cinema que faz sentir. Angulação, movimento de câmera, câmera fixa, mínima, que manifesta relações mentais (Mouchette). Não é câmera-olho, mas olho-espírito, cinema vidência, a descrição substituindo o objeto (Une femme douce).” (BRESSANE, Júlio. O Homem dos Olhos Doces. In: Cinemancia. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 2000, p. 24-25)

“[…]cada fotograma-som da mancha química sonorosa, realiza essa coisa pouco simples que é transmitir uma emoção…” (BRESSANE, Júlio. O Homem dos Olhos Doces. In: Cinemancia. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 2000, p. 25)

“O cinema é a música da luz, disse, poeticamente o sensível Abel Gance. Retomando a metáfora, diz Bresson: ‘podemos fazer cinema com colcheias e semicolcheias, porque cinema é música’” (BRESSANE, Júlio. O Homem dos Olhos Doces. In: Cinemancia. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 2000, p. 225-26)

Continue lendo →

Inscrição de filmes para o CLOSE prorrogada até 23 de Setembro

Embora a comissão organizadora já tenha recebido inúmeros filmes para participar do CLOSE – Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual, ela está prorrogando as inscrições até o próximo dia 23 de setembro visando oportunizar uma nova chance para quem ainda não conseguiu efetuar as inscrições ou finalizar o trabalho.

Os interessados deverão fazer sua inscrição no formulário on-line pelo site www.somos.org.br/close e, após, enviar a confirmação da inscrição e o filme em DVD através de sedex até o dia 23 de setembro, impreterivelmente. Veja o regulamento antes de postar sua inscrição.

Serão aceitos todos os tipos de produções audiovisuais que abordem a temática de gênero ou sobre as diversas formas de expressão da sexualidade humana.

Continue lendo →