História

A Gráfica da UFRGS iniciou sua história na metade do século passado, a partir dos serviços de mimeógrafo e encadernação que funcionavam nos porões da Faculdade de Direito.

Em 1954 recebeu o nome Gráfica da Universidade e, uma década depois, passou a ter sua sede em um prédio especialmente construído para suas instalações, o qual hoje abriga a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico). Desde então, tem crescido e se expandido. Trocou as máquinas offset de duas cores e de linotipo pelas impressoras digitais e o sistema de impressão de fotolito pelo de CTP (Computer to Plate).

Em 2006, a Gráfica da UFRGS instalou-se uma nova sede, em frente ao seu antigo endereço, na rua Ramiro Barcelos, no Campus Saúde. Ampliou seu quadro de pessoal, criou o setor de Pré-impressão e suas equipes de criação, editoração e revisão receberam reforço na área da web. Muitos profissionais hoje bem colocados no mercado passaram por aqui quando eram estudantes, pois acreditamos nos jovens talentos.

Hoje em dia, a Gráfica da UFRGS conta com cerca de 40 colaboradores e imprime o Jornal da Universidade, a Agenda Cultural do DDC, periódicos acadêmicos, livros lançados pela Editora UFRGS, produtos do Ponto UFRGS, além de todo o material de expediente, teses, dissertações, e diversos outros materiais produzidos pela comunidade acadêmica.

Linha do tempo

1948

Funcionamento de serviços de mimeógrafo e encadernação no porão da Faculdade de Direito da UFRGS, apenas para aquela unidade.

1952

Instalação da Imprensa Universitária do Rio Grande do Sul no prédio da antiga biblioteca da Escola de Engenharia.

1954

Período de expansão: início do atendimento a outras unidades da UFRGS, além da Reitoria, e aquisição de novas máquinas, como dobradeira, grampeadora e linotipo; Transferência para o pátio do Instituto Parobé e mudança do nome para Gráfica da Universidade. Nessa época, um temporal destruiu as instalações e molhou algumas máquinas da Gráfica, que foi novamente transferida. Passou a funcionar, então, à rua Jacinto Gomes, onde atualmente se encontra a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico).

1975

Entra em funcionamento a primeira máquina de impressão offset, doada pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH). Em seguida, foi adquirida uma segunda máquina offset. No entanto, foi a máquina tipográfica que teve maior expressão até o fim da década de 70 e começo dos anos 80.

1989

Início de um primeiro processo de reestruturação da Gráfica. A máquina de linotipo, que atualmente se encontra em exposição na Fabico, deixa de ser usada nessa época.

1997

Reestruturação e qualificação da Gráfica da UFRGS. Criação de novo logotipo, instalação do setor de impressão digital, incluindo máquinas de última geração, para a época. Criação de setor de arte e criação, chamado Núcleo de Criação e Editoração.

1998

Contratação de estagiários; criação do Projeto Teses e Dissertações – voltado aos alunos, e do Projeto Pastas – voltado aos professores. Aumento de 70% no volume de ordens de serviço.

2006

Mudança de espaço físico para um local mais adequado à estrutura da Gráfica: o novo prédio, que fica em frente ao seu endereço anterior, é bem mais amplo. Mudança no organograma da Universidade: a Gráfica da UFRGS passa a ser vinculada à Secretaria de Comunicação Social. Com isso, novos investimentos e metas passam a ser traçados.

2007

A aquisição de uma máquina offset bicolor possibilita que o Jornal da Universidade passe a ser impresso na Gráfica da UFRGS. É reestruturado o setor de revisão, que funcionava junto com a editoração e a criação.

2009

Ampliação do quadro de pessoal, com a nomeação de novos servidores por concurso. Aquisição de plastificadora, guilhotina e trituradora de papel. Lançamento da primeira versão do site. Substituição do fotolito por CTP (Computer to Plate): agilização do processo e redução do uso de químicos utilizados.

2012

Remodelação do site e criação do perfil no Facebook. Expansão do Núcleo de Criação, Editoração e Revisão, que passa a contar com profissionais da área de Web. Ampliação do parque gráfico: compra de uma impressora offset quatro cores, da marca Heidelberg.

2013

Comemoração do aniversário 65 anos da Gráfica da UFRGS. Ampliação do setor de Acabamento, com a aquisição de guilhotina, dobradeira e coladeira, plenamente instaladas no ano seguinte.

2015

Implantação de sistema de sofware gráfico com recursos integrados de produção e gerenciamento de fluxo de trabalho na Gráfica. A produção atinge 98% de acerto, reduzindo os custos. O novo gerenciamento de cores permite melhor calibração das máquinas, gerando impressões de maior qualidade.

2016

Chegada de novos servidores concursados ao setor financeiro. A Gráfica recebe a certificação referente à Norma Regulamentadora No. 12 (NR-12), adotando medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores. No ano seguinte, recebe a certificação da NR-13, referente à segurança no uso de compressores.

2018

A Gráfica completou 70 anos.