O que é?

O que é o MGB?

O modelo hidrológico MGB é um modelo distribuído desenvolvido para aplicações em grandes bacias.

Para nós, hidrologia de grande escala é o estudo de grandes bacias hidrográficas.
E grandes bacias hidrográficas, em nossa concepção, se enquadram aproximadamente nos seguintes critérios (não definitivos):

– Regiões geralmente maiores do que 1000 km²;
– Regiões onde os processos de propagação fluvial não podem ser negligenciados, ou seja, que o tempo de viagem da água na rede de drenagem seja grande (alto tempo de concentração) e que os processos de translação e atenuação de ondas de cheias sejam relevantes na compreensão das dinâmicas da bacia.
– Regiões onde a diferença entre os divisores de água superficial e subterrânea pode ser desprezada;
– Regiões onde a chuva e outras características como tipo e uso de solo não podem ser consideradas homogêneas em toda a área, e por isto os métodos clássicos de hidrologia não são adequados;
– Regiões onde a caracterização do terreno é difícil de ser realizada com medições puramente in-situ, sendo necessário o apoio de técnicas de SIG e sensoriamento remoto.

O MGB vem sendo desenvolvido no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ao longo dos últimos 10 anos.

O MGB utiliza dados de precipitação, temperatura do ar, umidade relativa, velocidade do vento, insolação e pressão atmosférica para calcular as vazões dos rios de uma bacia hidrográfica.

Na versão original o modelo MGB utilizava uma forma de divisão da área da bacia hidrográfica em unidades regulares (células). Na versão atual a bacia hidrográfica é dividida em pequenas sub-bacias, denominadas mini-bacias, utilizando as técnicas do conjunto de ferramentas do ArcHydro.

Para facilitar a utilização do modelo uma equipe do IPH desenvolveu interfaces para o programa dentro dos softwares MapWindow GIS e Quantum GIS, que são softwares de SIG de distribuição livre. A interface facilita a geração dos dados de entrada para o modelo, conta com ferramentas de análise de dados e de pós-processamento e permite uma integração do modelo com o potencial do SIG.

Clique em Downloads para baixar o programa, os manuais e o material de apoio.