• Estudantes de Artes Visuais,  Exposição

    Corpórea: exposição dos egressos das Artes Visuais

    A Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, no Instituto de Artes da UFRGS, reabre para visitação do público com a exposição Corpórea – e outras formas de sonhar o desejo. Trinta e quatro egressos dos cursos de Artes Visuais apresentam esculturas, instalações, pinturas, desenhos e vídeos. A exposição é marcada pela diversidade das temáticas, técnicas e discussões que suscitam, representando também a vasta gama de atuação do recém formado corpo de ex-alunos. Abaixo, o texto da curadora Bianca Knaak: CORPÓREAe outras formas de sonhar o desejo Todo saber se instala nos horizontes abertos pela percepção.Maurice Merleau-Ponty Completando uma jornada acadêmica, trinta e quatro egressos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Artes…

  • Estudantes de Artes Visuais,  Minha pesquisa em 5 minutos

    Minha Pesquisa em 5 Minutos: Luísa Sirangelo

    Disponibilizamos mais um vídeo da série Minha Pesquisa em 5 Minutos. O projeto convida pesquisadores e pesquisadoras, em diferentes níveis, que trabalham nas áreas relacionadas às artes, sua história e seu ensino a apresentarem uma rápida síntese de sua pesquisa.  A partir de agora também os formandos e formandas das Artes Visuais apresentam seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Luísa Sirangelo, graduanda em Licenciatura em Artes Visuais, fala sobre o trabalho intitulado: Como sobreviver ao fim do mundo: o impacto da arte na vida em isolamento.

  • Cursos,  desenho,  Exposição

    Oficina “Desenhuras” com o artista Renato Valle

    Como parte da exposição “Ensaios sobre dádiva, expurgo e promessa”, de Renato Valle, o Museu de Arte Contemporânea – MACRS e o Centro de Desenvolvimento da Expressão – CDE, instituições da Sedac, apresentam a oficina “Desenhuras”, no dia 07 de junho, às 16h. Ministrada pelo próprio artista, a atividade pretende trabalhar o desenho de observação com o uso de diferentes repertórios gráficos, utilizando materiais acessíveis como o grafite e o giz de cera. Para os participantes da oficina, haverá certificado de extensão pela UFRGS, através do Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas do Instituto de Artes. Em cartaz na Galeria Xico Stockinger a partir de 02/06, a exposição conta…

  • Cursos,  Eventos,  Exposição,  Jardim Botânico

    Atividades para adultos no Jardim Botânico

    Três atividades vinculadas ao Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas acontecerão no Jardim Botânico de Porto Alegre neste final de maio. Agora são atividades para adultos: Jardim ImaginárioMinistrante: Laura Fagundes (graduanda DAV/UFRGS)Coordenação: Lilian Maus (prof. DAV/UFRGS)Período alterado: 21/05 e 28/05/2022, Sábados – das 9h às 12hInformações completas aqui. Visita comentada à Exposição ReviverArtistas-mediadores: Lilian Maus, Márcia Rosa e Clayton FerreiraPeríodo: 28/05/2022, sábado, das 15h às 17hInscrições aqui. Seminário ARTE, CIÊNCIA E NATUREZAPeríodo: 27/05/2022, sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h.Informações e inscrições aqui.

  • Arte digital,  Cursos,  Cursos online,  Pintura

    Atividades práticas online

    Nos próximos dias iniciam duas atividades práticas na modalidade online: oficina sobre Pintura e Técnicas de Impressão artesanais e a reedição do curso Arte e tecnologia: Básicos de Arte Generativa em p5.js. Veja abaixo as informações: Pintura e Técnicas de Impressão artesanais – cruzamentos e experimentaçõesMinistrante: Raquel Alberti (doutoranda PPGAV/UFRGS)Coordenação: Lilian Maus (prof. DAV/UFRGS)Período: 26/04, 03/05 e 10/05/2022, terças-feiras – das 9h30 às 11h30Público-alvo: não há pré-requisitosInvestimento: R$150,00 Arte e tecnologia: Básicos de Arte Generativa em p5.js (reedição)Ministrante: Guilherme Leon (bacharel DAV/UFRGS)Coordenação: Marina Polidoro (prof. DAV/UFRGS)Período: 27/04, 04/05, 11/05, 18/05, quartas – das 19h às 21hPúblico-alvo: Público em geral, não é necessário conhecimentos prévios em programaçãoInvestimento: R$220,00 Inscreva-se: aqui.

  • Crianças,  Cursos,  ensino,  Jardim Botânico

    PIQUENIQUE COM ARTE: oficinas presenciais para crianças no Jardim Botânico

    Estão abertas as inscrições para duas atividades presenciais no Jardim Botânico de Porto Alegre, para crianças de 3 a 11 anos. Os pequenos vão adorar! PIQUENIQUE COM ARTE – Encontro I: Pintura de comerMinistrante: Karina Nery (mestranda PPGAV/UFRGS)Coordenação: Aline Nunes (prof. DAV/UFRGS)Período: 23/04/2022, sábado – das 14h30 às 16h30Local: Jardim Botânico de Porto Alegre – quiosquePúblico-alvo: crianças de 3 a 11 anos PIQUENIQUE COM ARTE – Encontro II: Pintura com plantasMinistrante: Licenciando em Artes Visuais Pedro Dalla Rosa Coordenação: Aline Nunes (prof. DAV/UFRGS)Período: 30/04/2022, sábado – das 14h30 às 16h30.Local: Jardim Botânico de Porto Alegre – quiosquePúblico-alvo: crianças de 3 a 11 anos. Mais informações sobre as oficinas aqui.

  • arte e moda,  Cursos,  desenho,  Lilian Maus

    Atividades práticas presenciais

    Últimos dias para inscrição nas atividades práticas presenciais! Confira as informações sobre a abordagem de cada uma abaixo e te inscreva aqui. Adorno como objeto escultórico: práticas de joalheria contemporânea inspiradas na esculturaMinistrante: Carolina Maróstica (doutoranda PPGAV/UFRGS)Coordenação: Lilian Maus (prof. DAV/UFRGS)Período: 20/04, 27/04 e 03/05/2022, quartas e terça – das 18h às 20h.Local: Sala CDE na Casa de Cultura Mário QuintanaPúblico-alvo: a partir dos 13 anos, interessados em arte, joalheria e moda. Do desenho da natureza, da natureza do desenho Ministrante: Marcelo Armesto (mestre PPGAV/UFRGS)Coordenação: Lilian Maus (prof. DAV/UFRGS)Período: 23/04/2022, Sábado – das 9h às 12h e das 14h às 17hCarga horária: 2 turmas, 3h cada.Local: Jardim Botânico de Porto Alegre…

  • Cursos

    Publicação do Edital de Concessão de Auxílio de Custos – 2022

    Com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso às atividades ministradas, o Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas lança pelo segundo ano edital para solicitação de auxílio de custos. O benefício é destinado a professores da educação básica da rede municipal ou estadual e estudantes de graduação e pós-graduação em instituições federais ingressantes por reserva de vagas (cotas). Confira as condições para participar e o procedimento para solicitar o auxílio aqui: https://www.ufrgs.br/historiasepraticasartisticas/edital-de-concessao-de-auxilio-de-custos-2022/

  • Entrevista,  Exposição,  Lilian Maus

    Nos limites do fio – entrevista com o artista Rodrigo Núñez

    Na entrevista, realizada pela professora Lilian Maus para a disciplina de TÓPICOS ESPECIAIS EM PINTURA I, o artista/professor do Instituto de Artes da UFRGS Rodrigo Núñez fala da criação de seus personagens durante sua pesquisa de doutorado que resultou na exposição NOS LIMITES DO FIO, em cartaz até o fim de fevereiro de 2022 no Anexo 535, em Porto Alegre. Rodrigo aborda o tema da relação entre arte e humor na criação de suas obras, alinhavando os conceitos principais de seus personagens: a criança, o Clown e o Funâmbulo.