Humanista

jornalismo e direitos humanos

Bolsonaro no banco dos réus e o fantasma da anistia

Entre ecos da ditadura e o presente, julgamento no STF reacende a disputa histórica entre esquecimento e responsabilização no Brasil

O julgamento de integrantes do chamado “Núcleo 1” da trama golpista contra o Estado Democrático de Direito formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e outras sete pessoas, que vem se desenrolando desde 2 de setembro no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, reacende uma dicotomia antiga na história brasileira: responsabilização versus anistia. Na retomada do julgamento, nesta terça-feira (9), votaram pela condenação de todos os réus os ministros Alexandre de Moraes, relator da ação, e Flávio Dino; na quarta-feira (10), Luiz Fux pediu a anulação do processo. 

Anistia, do grego amnistia. Pelo latim, tardio amnestia, que significa perdão, cancelamento, renegociação de dívidas. No Código Penal, a anistia é uma forma de extinção da punibilidade de um crime, ou seja, a concessão de um perdão a um delito. Todavia, nem todos os crimes são passíveis de anistia: homicídio, tráfico de pessoas e de drogas, estupro, genocídio, tortura e terrorismo, por exemplo, não entram nesse rol. 

Em agosto de 1979, João Baptista Figueiredo, o último presidente da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), sancionou a chamada Lei da Anistia. A norma, celebrada como uma conquista democrática por permitir o retorno dos exilados, consolidou um pacto de silêncio sobre crimes da ditadura. O resultado foi uma democracia marcada pela ausência de justiça de transição e pela permanência de práticas autoritárias em instituições do Estado.

Cinco décadas depois, o processo contra Bolsonaro e os demais réus coloca em xeque a manutenção desse ciclo de esquecimento. Entre esses dois momentos emblemáticos da história brasileira, uma irônica coincidência: o jornalista e influenciador Paulo Figueiredo, um dos denunciados por conspirar contra a democracia e que também faz frente a uma nova anistia “ampla, geral e irrestrita”, é neto do último presidente da ditadura, João Figueiredo. 

Se na década de 1970 o regime militar sancionou uma lei que, em nome da “pacificação nacional”, blindou torturadores e agentes da repressão, agora a sociedade se depara com uma encruzilhada semelhante: até que ponto o país está disposto a tolerar a impunidade? E em nome de quê?

O Humanista faz votos de que, ao contrário dos anos de chumbo, em 2025 haja responsabilização plena daqueles que atentaram contra a democracia – tão recente quanto fragilizada em nosso país. Como lembra o sankofa, símbolo dos povos de língua acã trazidos escravizados para no Brasil-Colônia, é preciso olhar para os erros do passado para não repeti-los no presente. Dessa vez será diferente: sem anistia! 

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support