Humanista

jornalismo e direitos humanos

Rádio: possível impeachment de Bolsonaro é tema de programa

"Por volta do meio-dia", produzido por estudantes da Fabico em fevereiro, explora debate sobre eventuais crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente da República.

Atualizada em 19 OUT, 2021, às 20:15, para inclusão do entretítulo “Indícios de censura”.

Às vésperas da apresentação do relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, no Senado, o debate sobre a responsabilização do Governo Federal pelas mais de 600 mil mortes causadas pela pandemia reaquece. Nesta segunda-feira (18), vítimas e familiares foram ouvidos pelos senadores. Nesse contexto, o Humanista publica edição do programa “Por volta do meio-dia”, produzido por estudantes da Fabico em fevereiro, que explora as motivações para um possível impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O documento produzido pelo relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB/AL), deve apontar que Bolsonaro responda por crimes como homicídio por omissão, charlatanismo, epidemia com morte e fraude de documentos, além de crime de reponsabilidade (que é o objeto de processo de impeachment). O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), analisa mais de 100 pedidos de impeachment, alguns protocolados antes mesmo da pandemia de Covid-19. Ele alega não ter um prazo legal para decidir abrir ou não qualquer um dos processos.

O programa “Por volta do meio-dia” é uma produção da disciplina Radiojornalismo III, ministrada pela professora Sandra de Deus, e é veiculado pela Rádio da Universidade. A edição sobre o possível impeachment de Bolsonaro foi produzida em fevereiro de 2021 e tem como base um projeto da Pública – Agência de Jornalismo Investigativo que monitora o tema e indica que até o início de outubro 139 pedidos já haviam sido protocolados. Ouça!

EXPEDIENTE
Produção e roteiro: Fernanda Polo, Gabrielle de Luna, Giovanna Parise, Júlia Ozorio e Luana Schwade.
Técnica: Neudimar da Rocha.
Orientação: professora Sandra de Deus. 

Indícios de censura

Esta edição do programa “Por volta do meio-dia” gerou insatisfação entre estudantes que a produziram, em razão de indícios de censura durante a sua primeira transmissão na Rádio da Universidade, em 19 de fevereiro de 2021. Após rodar por alguns minutos, o volume da transmissão foi baixando até se tornar um ruído. Em seguida, foi substituído por música clássica. Mais da metade do programa não pode ser ouvido. Nos minutos finais, a música cessou e o áudio voltou gradativamente.

A direção da rádio, à época, alegou problemas técnicos na transmissão pela internet, mas disse que o programa teria rodado normalmente na frequência 1080 kHz AM. Áudios gravados da transmissão pelo rádio, no entanto, contradizem essa versão. Os indícios de censura aumentaram com a solicitação da fita-mestre do programa, que nunca foi fornecida pela rádio. Após uma nova transmissão ser solicitada pela professora Sandra de Deus, em 23 de abril o programa foi ao ar novamente, porém, antecedido da mensagem: “todo o conteúdo é responsabilidade de seus idealizadores”. Tal mensagem não havia sido transmitida na primeira vez que o programa foi ao ar, nem em programas anteriores.

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support