Quais as formas de ingresso na graduação da UFRGS?

Viewed 41671 Times 0 Comments

Para estudar na UFRGS, são várias as possibilidades:

Concurso Vestibular – 70% das vagas são preenchidas via Vestibular, o que corresponde a 4.017 vagas. Mais informações aqui.

Sistema de Seleção Unificada – SISU – a UFRGS destina 1.654 vagas para o ingresso pelo Sisu, o que representa 30% do total. Acesse aqui.

Atenção: o Vestibular e o SISU são processos seletivos distintos, ou seja, os candidatos podem participar de ambos, simultaneamente. Em caso de seleção nas duas modalidades, o estudante deverá optar por uma delas.

Também há processos seletivos específicos para os cursos abaixo. Clique em cada um deles para obter informações mais detalhadas:

Biologia Marinha
Educação do Campo

Graduações a Distância ( Licenciaturas em Pedagogia, Geografia, Ciências Sociais e em Ciências da Natureza e Bacharelado em Desenvolvimento Rural)

Indígenas – Processo seletivo específico para indígenas, em sua primeira graduação. As vagas são decididas em comum acordo com a comunidade indígena. Mais informações aqui.

Refugiados –  São oferecidas vagas para pessoas em situação de refúgio em alguns cursos de graduação. O edital de abertura de inscrições para o processo seletivo é divulgado neste link.

Para quem já é aluno de graduação, existe o sistema de ocupação de vagas ociosas:

Transferência Voluntária –
para alunos de outras IES que já tenham integralizado os dois primeiros semestres completos no curso de origem. Mais informações aqui.

Transferência Interna para alunos da UFRGS que querem mudar de curso através de recálculo da média do SiSU ou do CV. A troca de curso por essa modalidade não está disponível para estudantes de transferência voluntária ou ingresso de diplomado. Acesse aqui outras informações.

Ingresso de Diplomado – para portadores de diploma de curso superior. Mais informações aqui.

Programa de Estudante Convênio da Graduação (PEC-G) – gerido pelo Ministério de Relações Exteriores, destinado a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Acesse aqui mais informações.

Was this answer helpful ? Yes (0) / No (0)