Para estudar na UFRGS, são várias as possibilidades:
Concurso Vestibular – 70% das vagas são preenchidas via Vestibular, o que corresponde a 3.980 vagas. Mais informações aqui.
Sistema de Seleção Unificada – SISU – a UFRGS destina 1.691 vagas para o ingresso pelo Sisu, o que representa 30% do total. Acesse aqui.
Atenção: o Vestibular e o SISU são processos seletivos distintos, ou seja, os candidatos podem participar de ambos, simultaneamente. Em caso de seleção nas duas modalidades, o estudante deverá optar por uma delas.
Também há processos seletivos específicos para os cursos abaixo. Clique em cada um deles para obter informações mais detalhadas:
Biologia Marinha
Educação do Campo
Educação do Campo – Campus Litoral
Graduações a Distância ( Licenciaturas em Pedagogia, Geografia, Ciências Sociais, Ciências Biológicas e em Ciências da Natureza, além de Bacharelado em Desenvolvimento Rural e Biblioteconomia )
Indígenas – Processo seletivo específico para indígenas, em sua primeira graduação. As vagas são decididas em comum acordo com a comunidade indígena. Mais informações aqui.
Refugiados – São oferecidas vagas para pessoas em situação de refúgio em alguns cursos de graduação. O edital de abertura de inscrições para o processo seletivo é divulgado neste link.
Para quem já é aluno de graduação, existe o sistema de ocupação de vagas ociosas:
Transferência Voluntária – para alunos de outras IES que já tenham integralizado os dois primeiros semestres completos no curso de origem. Mais informações aqui.
Transferência Interna – para alunos da UFRGS que querem mudar de curso através de recálculo da média do SiSU ou do CV. A troca de curso por essa modalidade não está disponível para estudantes de transferência voluntária ou ingresso de diplomado. Acesse aqui outras informações.
Ingresso de Diplomado – para portadores de diploma de curso superior. Mais informações aqui.
Programa de Estudante Convênio da Graduação (PEC-G) – gerido pelo Ministério de Relações Exteriores, destinado a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Acesse aqui mais informações.