
Paula Ramos recebendo o Prêmio ABCA 2023 – Destaque Regional – Região Sul da Vice-presidente regional Sul da ABCA, Luana Wedekin (SC) Foto: Martino Piccinini
A Pinacoteca Barão de Santo Ângelo Conquista o Prêmio ABCA 2023
Na noite desta quarta-feira, 14 de agosto, a Pinacoteca Barão de Santo Ângelo foi homenageada com o Prêmio ABCA 2023 – Destaque Regional – Região Sul, durante uma cerimônia realizada no Teatro do SESC Vila Mariana, em São Paulo. Este reconhecimento celebra a importância do acervo artístico da nossa instituição e o trabalho notável de conservação e documentação histórica desenvolvido nos últimos anos.
O evento contou com a presença de artistas, críticos de arte e diversas personalidades do meio artístico e cultural. A cerimônia também marcou os 75 anos da Pinacoteca. Fundada em 1949, a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) concedeu este ano prêmios a quatro figuras destacadas: Maria Bonomi, Ricardo Viveiro de Paula, e, in memoriam, Mariza Bertoli e Pedro Martins Caldas Xexéo. Todos os premiados receberam um troféu criado pelo artista Sanagê Cardoso.
Durante o evento, a coordenadora da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo – Acervo Artístico, Paula Ramos, ressaltou a rica história da Pinacoteca, a mais antiga coleção pública de arte do Rio Grande do Sul, e o trabalho significativo dos pesquisadores Profa. Dra. Blanca Brites e Prof. Dr. Paulo Gomes, que conduziram a instituição ao longo de vários anos, com a colaboração de muitos estudantes e bolsistas.
Para conferir a lista completa dos premiados, acesse: Lista de Premiados ABCA 2023.
Agradecemos a todos que contribuíram para esta conquista e pelo contínuo apoio à arte e à cultura.




Comentários