APRESENTAÇÃO DE COMPOSIÇÃOES ELETROACÚSTICAS – 21/11



QUANDO: 21 de novembro, quinta-feira
HORÁRIO: 12h30h
ENTRADA FRANCA – ORDEM DE CHEGADA
Local: Sala dos Sons – Av. Paulo Gama, 110 – 2º. andar do Prédio da Reitoria da UFRGS

As composições foram criadas em 2024 para serem apresentadas em formato fulldome, áudio e vídeo imersivos. Serão apresentadas na Sala dos Sons em formato acusmático, espacializadas em 7.1.

Sobre o projeto de extensão:
A Sala dos Sons é o primeiro espaço permanente do Rio Grande do Sul destinado à prática composicional de música computacional com a possibilidade de difusão sonora pela Orquestra de Alto-Falantes da UFRGS (OAF-UFRGS). Este projeto nasce da necessidade de expandir os meios e espaços destinados à produção musical e socialização da criação musical contemporânea no Rio Grande do Sul. Leva em consideração a necessidade dos compositores/pesquisadores de elaborar suas obras eletroacústicas levando em consideração o espaço de concerto.
O projeto de extensão Sala dos Sons possibilita que a música produzida em estúdio possa ser projetada no ambiente de concerto. Assim, grande parte da produção é fundamentada na música acusmática e outras modalidades de composição contemporânea que utilizam os recursos de espacialização sonora da Orquestra de Alto-falantes da UFRGS.
Grande parte do repertório apresentado é produzido por professores e estudantes provindos do Curso de Composição Musical e do Programa de Pós-graduação em Música da UFRGS. O projeto procura valorizar a produção acadêmica da UFRGS apresentando obras musicais que só podem ser realizadas e ouvidas por meio do computador.

Programação:

Postulado das paralelas (Luciano Zanatta)
Luciano Zanatta (LucZan) é compositor e instrumentista. Professor de Departamento de Música da UFRGS, atua junto ao Centro de Música Eletrônica e ao Bacharelado – Música Popular.

Águas do absurdo: vazão surrealista (Ítalo Moreira, Kelvin Machado e Lívia Lasevicius)
Italo Battistella é músico e produtor musical. Aluno do Bacharelado em Música Popular e integrante do Grupo de Pesquisa Performance e Criação Sonora.

Kelvin Machado é multi instrumentista, produtor musical e compositor. Aluno do Bacharelado em Música Popular da UFRGS, atua como bolsista em um grupo de pesquisa sobre os Processos da Composição Musical, como compositor e musicista no projeto de música autoral “Quarto ao Lado” e como compositor e produtor no desenvolvimento de trilhas sonoras para teatro e audiovisual.

Ligia Lazevi é cantora e formanda do bacharelado em Música Popular na UFRGS, participa como bolsista de iniciação a pesquisa do programa Meninas na Ciência sob orientação da Profª Drª Isabel Porto Nogueira no projeto Mulheres Compositoras de Porto Alegre: Acessibilidade e Divulgação da Produção.

O tempo do raio (Isabel Nogueira)
Exótica (Isabel Nogueira)

Isabel Nogueira (aka Bel_Medula) é pianista, compositora, pesquisadora e produtora musical. Doutora em Musica e professora do Curso de Música Popular da UFRGS, produz canções experimentais e lançou diversos álbuns por selos do Brasil e exterior.

Página da Sala dos Sons no Facebook
https://pt-br.facebook.com/SalaDosSons/
Centro de Música Eletrônica
www.ufrgs.br/musicaeletronica


Comments are closed.