Visite o site da Galeria da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do IA/UFRGS.



O Instituto de Artes da UFRGS tem o imenso prazer de apresentar uma iniciativa da Galeria da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. Está no ar o site da Galeria, que traz a público a programação virtual e física (quando for oportuno) deste espaço cultural, é uma vitrine para a difusão da produção artística docente e discente do IA/UFRGS, tanto da Graduação quando da Pós-Graduação, e atua como memória das atividades realizadas.

Link para acessar o site: https://www.ufrgs.br/galeriabaraodesantoangelo/

Apresentação

Desde o início da pandemia do Covid-19, em março de 2020, a Galeria da Pinacoteca teve que interromper sua programação de exposições presenciais. Adiamos igualmente atividades externas previstas, como propostas de curadorias, e desde então buscamos contornar essa situação através da organização de nossa plataforma virtual. Para nossa primeira exposição virtual trazemos os trabalhos de conclusão de curso dos alunos graduados no Bacharelado em Artes Visuais em 2019, os primeiros impactados pela interrupção da mostras presencial previstas

Exposição Bacharelado em Artes Visuais 2019

Em 2019 pudemos ter a demonstração de como as produções realizadas no IA são plurais e ricas. Nessa exposição diversas linguagens e temáticas articulam questões emergentes, e está sendo muito gratificante ver o interesse dos graduados em participar da estréia dessa nova modalidade de difusão que propomos na Galeria.

Para essa mostra contamos com a participação de nove graduados. Ana Clara Braga Vasconcellos nos traz desenhos e livros de artista gerados a partir da investigação da flora. Eduardo Turski nos proporciona uma experiência pictórica vibrante, ao articular as energias que encontram no autoconhecimento proporcionado pelo processo. Daniele Lavall explora a linguagem do desenho e do vídeo em obras que elaboram elementos de seu cotidiano e de suas memórias. Leonardo Lopes exibe trabalhos que investigam o desenho, observando contextos urbanos de Porto Alegre. Mary Teresinha Sefidvash trama literalmente suas pesquisas pictóricas com as quais explora igualmente a tridimensionalidade. Natalia Schul Pacheco nos apresenta um conjunto de proposições no campo na videoperformance, explorando o ato de olhar, e realizando um conjunto de ações cujo resultado é mediado pela câmera. Paula Soares Fernandes traz a questão da representação do corpo negro através de ilustrações, utilizando a aquarela, questionando estereótipos, cria proposições delicadas e intimistas. Já Rafael Muniz Espíndola explora a noção de sincretismo com a fotografia e a instalação, propondo cruzamentos entre o campo artístico e o religioso. Ygor Silva dos Santos parte da exploração do corpo como lugar de expressividade e afetos articulando distintas linguagens e meios, como a fotografia, o desenho e o livro de artista. Propomos igualmente, como forma de aprofundamento dessa mostra virtual, o acesso às reflexões realizadas pelos graduados.

Link para acessar a mostra: https://www.ufrgs.br/galeriabaraodesantoangelo/?page_id=61

A Pinacoteca Barão de Santo Ângelo

A Pinacoteca Barão de Santo Ângelo é o órgão do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul responsável pela conservação, ampliação e divulgação do patrimônio artístico e documental do Instituto, bem como pelo intercâmbio com a produção artística contemporânea.

A Pinacoteca atua na promoção e apoio de exposições e eventos ligados ao ensino, pesquisa e extensão na área das Artes Visuais, através das disciplinas e projetos do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS, com colaboração direta das Pró-Reitorias de Extensão e de Planejamento. Abrange dois setores com atribuições específicas, mas complementares: Acervo e Galeria. Contamos com a visita de todos!

Equipe da Galeria
Profª Drª Maria Ivone dos Santos
Profª Drª Marina Câmara
Triana Borges
Marcela Futuro

Site
Facebook
Instagram
E-mail


Comments are closed.