Técnicas de amamentação

Publicado em 21/11/2021

Bem-vinda, pessoa que amamenta, pretende amamentar ou busca conhecimento sobre o aleitamento materno para si e/ou para outros. Este jornal, baseado em evidências científicas, têm linguagem objetiva e busca trazer informações sobre aleitamento para todos!

Aproveitem e divirtam-se com as muitas estratégias e dicas para ofertar o leite materno!

Afinal, o que é o aleitamento materno?

É a oferta de leite materno pela mãe, junto ou não de outros alimentos. Por ser nutritivo e imunológico, é recomendado que o aleitamento dure por pelo menos 2 anos.

Tipos de Aleitamento Materno

Exclusivo

Apenas de leite materno, sem consumo de outros líquidos ou sólidos – exceto medicamentos. Da 1ª hora de vida até os 6 meses.

Misto/parcial

Ingestão de outros tipos de leite, além do leite materno. Apenas com indicação profissional.

Complementado

Leite materno e alimento sólido ou semissólido para complementar, não substituir. A partir dos 6 meses, com sinais de prontidão do bebê, como sentar sem apoio.

Predominante

Leite materno e ingestão de água, chás ou sucos. Não indicado.

Ordenha e armazenamento de leite materno

Sabemos que uma das maiores preocupações é quando não se pode estar com os bebês para a amamentação, seja por trabalho ou emergências, Por isso, viemos aqui te mostrar como manter o aleitamento materno exclusivo: com a ordenha.

Ordenha por máquina: mais rápida, atentar para cuidados com limpeza.
Foto: Sikana

ORDENHA MANUAL

Com um frasco de vidro limpo, massagear delicadamente a mama com movimentos circulares da base em direção ao mamilo; se inclinar sobre a barriga; com a técnica de “C”, apertar suavemente o polegar e o dedo indicador para base da mama; alternar as mamas quando diminuir o fluxo (30 minutos cada).

ARMAZENAMENTO E OFERTA

Se fresco, dura 12h na geladeira; congelado=15 dias. Para descongelar, aquecer em banho-maria fora do fogo, agitar para misturar bem a gordura e oferecer em COPO (especial ou pequeno), XÍCARA ou COLHER. Não derrame o leite na boca do bebê, só encoste a borda do frasco nos lábios do bebê para ele lamber e engolir sozinho.

POSIÇÕES PARA AMAMENTAR

CLÁSSICA

 

Segure seu bebê deitado no colo, apoiando ele com o braço do mesmo lado que a mama.

LATERALIZADA

Deitados com os corpos juntos um do outro, segurando a cabeça do bebê com um dos braços.

BIOLÓGICA

Enquanto reclinada ou deitada, deite o bebê sobre seu corpo.

BIOLÓGICA INVERSA

Pode ser utilizada se você fez cesariana, apenas apoie ele em um de seus ombros.

BOLA DE RUGBY

INVERTIDA

Segure seu bebê deitado no colo, apoiando ele com o braço do lado oposto da mama.

Deite o bebê sobre um travesseiro, e segure o corpo abaixo do braço com as pernas para trás de você.

BOLA DE RUGBY GEMELAR

Essa pose é ótima caso você tenha dois bebês. deite um de cada lado, como uma “bola de rugby”  dupla.

CAVALINHA

Apoie o seu bebê na sua coxa, com uma perna de cada lado, segurando as costas dele. 

Técnica de “C” aleitamento materno

Técnica de C é a ideal para o aleitamento. Nesta, a mãe segura a mama de forma que a aréola fique livre, com a mão em formato de “C”. Os pontos chave para uma pega adequada são:

  1. Mais aréola visível acima da boca do bebê;
  2. Boca bem aberta;
  3. Lábio inferior virado para fora;
  4. Queixo tocando a mama. Assim, o bebê e mamãe realizam a pega ideal muito mais facilmente.

O aleitamento materno é importante porque

  • Protege o bebê de doenças perigosas; funciona como uma “vacina materna”.
  • Estimula os laços entre mãe e filho.
  • O leite materno é uma importante fonte de energia, proteína e outros nutrientes.

Alimentada para alimentar

A pessoa que amamenta deve comer frutas, verduras, carnes, legumes, feijão e arroz, com bastante água (chás, sucos ou leite). Ter uma dieta adequada, leva a produção do leite adequado.

NÃO SE DEVE CONSUMIR ÁLCOOL, FUMO OU OUTRAS DROGAS, NEM TOMAR REMÉDIOS SEM INDICAÇÃO MÉDICA.

NÃO OFERECER MAMADEIRA NEM CHUPETA PELO RISCO DE CONFUSÃO DE BICOS E DESMAME PRECOCE.

Lembre-se:

Amamentação é um direito garantido por lei! Todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos. No trabalho, em casa e até quando estão privadas de liberdade.

Amamentar não é uma tarefa fácil, mas é possível para quase todas as mulheres. É importante que você conheça todas as técnicas apresentadas para melhorar esse processo e aproveitar ao máximo essa fase da vida com seu bebê.

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SAÚDE DA CRIANÇA: Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Cadernos de Atenção Básica, n. 23, ed. 2, Brasília, 2015.

BABYCENTER AUSTRALIA. Good Positions for Breastfeeding, 2021. Disponível em: https://www.babycenter.com.au/a8784/good-positions-for-breastfeeding. Acesso em: 14 out. 2021.

Sikana. Amamentação, 2021. Mais de um milhão de mortes de crianças poderiam ser evitadas graças a práticas eficientes de amamentação materna. Disponível em: https://www.sikana.tv/pt/health/learn-the-basics-of-breastfeeding?pl=pt-br#chapter-1_. Acesso em: 14 out2021.

UNICEF. Aleitamento materno. UNICEF Brasil. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/aleitamento-materno. Acesso em: 14 out. 2021.

COMO CITAR:

AGUIAR, LM; CARVALHO, SCG; PAIXÃO, MLS; GONÇALVES, GF; VIAL, AG; FRETAS, JM; SILVA, BS; VERA, J; GOUVEIA, HG; PEDRON, CD; LUIZ, CB. Técnicas de Amamentação. Blog LEVi@enf2021(viewed 21November2021) Avaliable from: https://www.ufrgs.br/levi/tecnicas-de-amamentacao/#page-content