O Polo 50 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF/UFRGS, está com inscrições abertas até 7 de agosto para Aluno Especial, com isenção de taxa para professores da Educação Básica. A seleção é simplificada, por análise de documentos, e podem candidatar-se os portadores de diplomas de graduação em Física ou áreas afins, desde que já não tenham sido Alunos Especiais do MNPEF/UFRGS em dois semestres, conforme Edital 02/2025 – MNPEF/UFRGS.
Os interessados poderão pleitear vaga em uma ou duas das seguintes disciplinas ofertadas no semestre 2025/2: “Atividades Computacionais para o Ensino Médio e Fundamental” (6 vagas), “Física Contemporânea – Física do Clima” (6 vagas), “Marcos no Desenvolvimento da Física” (5 vagas), “Processos e Sequências de Ensino e Aprendizagem em Física no Ensino Médio” (4 vagas) e “Termodinâmica e Mecânica Estatística” (10 vagas). A seleção ficará a cargo dos docentes ministrantes das disciplinas escolhidas, com base nos documentos anexados pelos candidatos ao formulário de inscrições online.
O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação coordenado pela Sociedade Brasileira de Fisica – SBF e a UFRGS compõe a rede desde 2016, com o Polo 50, em Tramandaí. O curso possui caráter profissional e é voltado à capacitação de professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula. A participação como Aluno Especial é uma forma de complementar, atualizar e diversificar conhecimentos, sendo também uma oportunidade de iniciar o contato com o programa, aproveitando os créditos das disciplinas cursadas no caso de um futuro ingresso regular no mestrado profissional da UFRGS Litoral.
O Edital de Seleção Nacional do MNPEF, para ingresso em 2026, deve ser publicado no segundo semestre, mas a partir de 15 de agosto, quando inicia o semestre 2025/2, os selecionados para cursar disciplinas como Alunos Especiais já poderão estar em aula junto aos mestrandos do MNPEF/UFRGS, no Campus Litoral Norte da UFRGS.

