Notícias recentes

Resultado da seleção de bolsista NAU-IF 2021

O Núcleo de Avaliação da Unidade do Instituto de Física foi agraciado com duas bolsas para o ano de 2021. O edital de seleção de bolsistas foi publicado e foram realizadas análises de currículo, histórico escolar e entrevistas.

O resultado da seleção foi publicado no Ofício Nº1/21 e enviado para a Secretaria de Avaliação Institucional. A data de início das atividades é 15/03/2021.

Relatório da Avaliação da Pós-Graduação pelos Discentes entre 2016 e 2019

Neste relatório, O NAU-IF apresenta as estatísticas dos dados constantes no Instrumento de Avaliação da Pós-Graduação para o período compreendido entre os semestres de 2016/2 a 2019/2 para os seguintes cursos: Doutorado em Física, Mestrado em Física, Doutorado em Ensino de Física, Mestrado Acadêmico em Ensino de Física, Doutorado em Ciências dos Materiais e Mestrado Acadêmico em Ciências dos Materiais. Os dados são disponibilizados a coordenadores e coordenadores substitutos dos NAUs através do Painel de Avaliação no Portal do Servidor.

NAU-IF: apresentação aos gestores em 27/08/2020, encaminhamento do relatório em 24/09/2020.

A percepção do NAU-IF – Uma análise qualitativa

Os dados disponíveis aos NAUs começam em 2016/2 com cerca de 10% de respondentes tanto na UFRGS quanto no IF, mas a partir de 2017/1 a percentagem no IF parece estável na faixa dos 35%. O Programa de Pós-graduação em Ciências dos Materiais tem, em média, o menor percentual de respondentes no IF conforme dados nas tabelas de dados no final deste relatório. NAUs de outras unidades têm trabalhado em conjunto com programas de pós-graduação para ampliar o número de respondentes. Essa ampliação poderá reduzir flutuações espúrias nas médias.

A média geral dos cursos de pós-graduação do IF segue a tendência de crescimento da UFRGS como pode-se observar na Figura 2, mas se mantém abaixo da mesma. A queda em 2018/2 pode ser entendida observando-se na Figura 3, uma média geral baixa do Mestrado em Ciências dos Materiais e do Mestrado em Física. Questões vinculadas aos respectivos programas da pós-graduação tiveram pontuações baixas.

As questões relativas aos orientadores (Q6 a Q9) estão bem pontuadas em todos os programas, seguidas por uma certa flutuação nas questões relativas aos professores (Q1 a Q4). A questão Q4 que avalia o retorno das atividades avaliativas parece ser um problema maior do Programa de Pós-graduação em Física. Os comentários livres reforçam esse indicativo.

As piores pontuações são oriundas dos mestrados e, em particular, nas questões relativas aos programas de pós. Os alunos devem avaliar, por exemplo em Q16, se o programa favoreceu uma cultura de sustentabilidade (ambiental, social, econômica, etc.) e muitos alegam nunca terem ouvido nada a respeito penalizando-se o programa com pontuação 1.0.

No extrato dos comentários livres optamos por não organizar os comentários por blocos para que se possa perceber a recorrência de certos problemas. Destaca-se problema de retorno das atividades avaliativas (Q4), problema de infraestrutura (Q10 e Q11), além de problemas em relação a postura de professores quanto ao respeito e cortesia no trato com os discentes (Q3).

Há queixas acerca de espaço físico e falta de recursos de internet e computadores. Esse problema também foi apontado no relatório de infraestrutura 2020, disponível em https://www.ufrgs.br/nauif/ 2020/07/17/relatorio-de-avaliacao-de-infraestrutura-2020/, que envolveu estatísticas de um instrumento de avaliação que consultou alunos de graduação, pós-graduação e docentes de toda a universidade.

Por fim, precisamos de um olhar mais atencioso para as questões referentes à avaliação do programa de pós. A variação das médias ano a ano parece ser mais um reflexo do fato dos alunos se surpreenderem com a questão do que uma nota atribuída com conhecimento de causa.

Relatório de Desempenho, Egressos e Evasão entre 2015 e 2019

No presente relatório, apresentamos as estatísticas dos dados de desempenho, egressos e evasão dos cursos de Bacharelado em Física, Bacharelado em Física: Astrofísica, Licenciatura em Física e Licenciatura em Física: Noturno. Os dados são disponibilizados a coordenadores e coordenadores substitutos dos NAUs no Portal do Servidor.

Por desempenho, evasão e egressos usamos critérios conforme apresentados nas tabelas de dados a que temos acesso. Os dados disponíveis não trazem informações de gênero, étnico-raciais e/ou sociais. Analisamos números brutos sob critérios razoavelmente definidos conforme os dados disponíveis, mas sem nenhum aprofundamento em questões sociológicas. Há ampla discussão na literatura especializada sobre como caracterizar evasão, por exemplo. O objetivo do NAU ao mapear números e promover movimentos que levem a ações no sentido de se pensar em como melhorar a qualidade da vida acadêmica no IF.

Mostramos nesse relatório, que o IF não é o campeão de evasão na UFRGS, mas que há problemas em certas disciplinas dos bacharelados e das licenciaturas que merecem atenção dos gestores.

Esses dados foram apresentados em um colóquio via sessão remota pelo Mconf com transmissão simultânea pelo youtube para toda a comunidade do IF em 11/11/2020 em celebração ao Dia do Estudante.

NAU-IF em 26/11/2020

Colóquio: Desempenho, Evasão e Egressos – a Física e cursos afins

Nesta terça-feira, dia 11/08, a profa. Sandra Prado, coordenadora do NAU-IF, apresentou à comunidade o colóquio “Desempenho, Evasão e Egressos – a Física e cursos afins”. Neste colóquio apresentamos os dados obtidos no painel de avaliação da UFRGS e fazemos uma breve descrição e análise do desempenho dos alunos do IF comparado ao de alunos da UFRGS como um todo e cursos afins. Além do desempenho, falamos sobre a evasão em disciplinas críticas e os egressos do IF.

Esta atividade está inserida na Semana de Avaliação Institucional da UFRGS. Para ver o trabalho de NAUs de outras unidades, acesse o canal da Secretaria de Avaliação Institucional neste link.