Você está aqui: Página Inicial

Secretaria de Avaliação Institucional

Coordenadores de curso recebem capacitação sobre Enade 2019

22 graduações da UFRGS serão avaliadas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

 

Galeria de imagens

Na tarde de hoje, 18 de julho, a Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) promoveu a Capacitação Enade 2019, direcionada aos coordenadores e técnicos administrativos das Comissões de Graduações (Comgrad) que irão participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O encontro apresentou a portaria, quais estudantes devem ser inscritos, os instrumentos do exame, as implicações e as responsabilidades. Também foi demostrado como funciona o processo de inscrição dos estudantes por meio do aplicativo informatizado da UFRGS e do sistema INEP.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Neste ano, a prova será aplicada no dia 24 de novembro e contempla os cursos das áreas de engenharias e arquitetura e urbanismo, ciências agrárias e ciências da saúde. Na UFRGS, serão avaliados 24 cursos de graduação: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Energia, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Hídrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Zootecnia.

A participação na avaliação é componente curricular obrigatório para a integralização dos cursos de graduação, devendo constar no histórico escolar do aluno a participação ou a dispensa. Discentes em situação irregular no Enade não podem colar grau até a sua regularização com o exame.

Na abertura do evento, o reitor Rui Vicente Opermann destacou a importância do exame para a instituição. “O Enade influencia diretamente o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é utilizado para o cálculo do Índice Geral dos Cursos (IGC). O IGC, além de ser um indicador de qualidade da instituição, é um elemento de avaliação estratégico para a gestão que mostra como estamos construindo a Universidade”, pontua.

Para auxiliar as Comgrads, a Secretaria de Avaliação Institucional disponibilizará um manual com informações e orientações sobre o Enade 2019. O material, bem como o arquivo da apresentação da capacitação, estará disponível no site da SAI.

Fonte: Site da UFRGS, 18/07/2019

________________________________________________________

Avaliação na UFRGS

A avaliação institucional é vista na UFRGS como um processo que permite aos gestores o planejamento de ações que visem à melhoria da qualidade institucional.

Além de mostrar à sociedade o desempenho da Universidade em diferentes dimensões, serve como um referencial para que a UFRGS possa comparar-se a outras instituições nacionais e internacionais.

 

Secretaria de Avaliação Institucional - SAI/UFRGS

Av. Paulo Gama, 110 - 7º Andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 3308-3202

Horário de Atendimento: de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h