Você está aqui: Página Inicial

Secretaria de Avaliação Institucional

UFRGS obtém 134ª posição em ranking de universidades de países emergentes

Brasil é o terceiro país com maior número de instituições entre as melhores

A publicação britânica Times Higher Education (THE) divulgou nesta terça-feira, 18 de fevereiro, a edição 2020 do ranking de universidades de países emergentes: THE Emerging Economies University Rankings. A UFRGS figura na 134ª posição entre mais de 500 instituições de 47 diferentes países. A posição geral deste ano não foi superior à do ano passado, quando a UFRGS ocupou a 119º posição, porém a posição relativa entre instituições brasileiras se manteve, permanecendo na 5ª colocação entre as 46 participantes. Ainda, apesar de ter perdido algumas posições, a pontuação geral da UFRGS subiu pelo quinto ano consecutivo, com destaque para os indicadores de citações e perspectiva internacional. O resultado mostra que, apesar do momento de restrições orçamentárias, a UFRGS continua produzindo publicações de impacto e fazendo parcerias internacionais com profissionais e instituições relevantes no cenário mundial.

Os países com maior número de instituições representadas são China (81), Índia (56) e Brasil (46). As quatro primeiras posições no ranking em 2020 pertencem a universidades chinesas, uma a mais que em 2019: 1ª Tsinghua University; 2ª Peking University , 3ª Zhejiang University e 4ª University of Science and Technology of China. Considerando exclusivamente as universidades brasileiras, a UFRGS está atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), 14ª, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 55ª, PUC-Rio 88ª e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 132ª. Destas, com exceção da USP, todas as instituições perderam posições, um reflexo direto do crescimento das universidades chinesas que passaram a ocupar 14 posições entre as 30 primeiras, frente as 12 posições de 2019 e da entrada pela primeira vez da Arábia Saudita como participante do ranking.

Times Higher Education Emerging Economies University Rankings inclui apenas instituições de países classificados como emergentes avançados, emergentes secundários ou de fronteira. São usados os mesmos 13 indicadores do ranking global da THE, nas categorias ensino, pesquisa, citações, inovação e internacionalização, que são adaptados para refletir as prioridades de desenvolvimento das universidades em países de economias emergentes.

Confira o ranking completo neste link.

Fonte: Site da UFRGS, 19/02/2020

Mais notícias em http://www.ufrgs.br/sai/dados-resultados/noticias

____________________________________________________

Avaliação na UFRGS

 

A avaliação institucional é vista na UFRGS como um processo que permite aos gestores o planejamento de ações que visem à melhoria da qualidade institucional.

Além de mostrar à sociedade o desempenho da Universidade em diferentes dimensões, serve como um referencial para que a UFRGS possa comparar-se a outras instituições nacionais e internacionais.

Secretaria de Avaliação Institucional - SAI/UFRGS

Av. Paulo Gama, 110 - 7º Andar - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 3308-3202

Horário de Atendimento: de segunda à sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h