O que somos

O Núcleo de Avaliação da Unidade/FACED é responsável por coletar, atualizar e apresentar dados do Relatório do NAU/FACED, de forma coletiva e periódica. O Relatório orienta-se na definição de dimensões e indicadores para a avaliação diagnóstica, em documentos do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Nesse sentido, as proposições levantadas e seus respectivos indicadores estão em consonância com as políticas de avaliação assumidas pela UFRGS e com as demais diretrizes de avaliação do ensino superior implementadas pelo SINAES.

Como nos constituímos:

O Núcleo de Avaliação da Faculdade de Educação (NAU/Faced), na sua composição atual, foi constituído ao longo de 2013. A equipe inicial, formada em maio de 2013, foi atuando, juntamente com a direção, no sentido de ampliar o número de membros e os segmentos representados, bem como de garantir a indicação dos representantes, estabelecendo-se com a formação atual em 2014/1.

Essa equipe, dá continuidade a uma história iniciada em 2004 e materializada no Primeiro Relatório publicado em 2007. Tal relatório apresentava os dados coletados pelo Núcleo de Avaliação da Faculdade de Educação/ NAU-FACED, em maio de 2006, e orientou-se pelas diretrizes da Secretaria de Avaliação Institucional/SAI. Neste sentido, as proposições levantadas e seus respectivos indicadores estão em consonância com as políticas de avaliação assumidas pela UFRGS, e com as demais diretrizes de avaliação do ensino superior implementadas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior/ SINAES. No texto do relatório destaca-se a afirmação de que “se comparada às demais Unidades da UFRGS, a FACED assumiu a política de avaliação tardiamente, enfrentando problemas de várias ordens na sua efetiva institucionalização”. Após esse período, e até 2012, não houve atuação efetiva do NAU/Faced – em termos de implementação de atividades de avaliação e, por consequência, de elaboração de relatórios.
O que pretendemos:
1) realização do diagnóstico, a partir de geração de dados que permitiu descrever as dimensões e respectivos indicadores, e elaboração de documento sintético da avaliação diagnóstica, com a principal finalidade de subsidiar a próxima fase;
2) realização de eventos e aplicação de instrumentos para geração de informações e apreciações, tendo em vista contribuir para a avaliação em si e para planejamentos da FACED. Dentro dessa fase, foi destinado tempo ao planejamento dos eventos e dos instrumentos, os quais previram a participação, na avaliação, dos diferentes segmentos da comunidade acadêmica e de segmentos da comunidade externa;
3) sistematização e difusão dos resultados da avaliação com possibilidade de criação de espaço para publicação e socialização dos materiais produzidos.
Quem somos:

DEBAS:

Gabriela Maria Barbosa Brabo – Coordenadora/Representante Docente (Titular);

Rosana Aparecida Fernandes – Representante Docente (Suplente).

DEE:

Maria Goreti Farias Machado – Representante Docente (Titular);

Patricia Souza Marchand – Representante Docente (Suplente).

DEC:

Nelton Luis Dresch – Representante Docente (Titular);

Saul Benhur Schirmer – Representante Docente (Suplente).

Técnico Administrativo:

Márcia Rodrigues Gonçalves – Vice-coordenadora/Representante Técnico Administrativo (Titular);

Anne Krummenauer – Representante Técnico Administrativo (Suplente);

Márcia Pezzette – Representante Técnico Administrativo (Titular);

Alessandra de Oliveira Petry – Representante Técnico Administrativo (Suplente);

PPGEDU:

Jane Felipe de Souza – Representante Docente (Titular);

Tanise Medeiros – Representante Discente – PPGEDU (Titular);

Alex da Silva Vidal – Representante Discente – PPGEDU (Suplente).

Diretório Acadêmico:

Micaela Passerino Gluz – Representante Discente – Graduação (Titular);

Kizzy Romero Batista – Representante Discente – Graduação (Suplente).

Bolsista:

Pamella Oldani.