HISTÓRICO

O Núcleo de Avaliação da Faculdade de Educação (NAU-FACED) foi constituído ao longo do ano de 2013. A equipe inicial, formada em maio daquele ano, propôs-se atuar, juntamente com a direção, com o propósito de ampliar o número de membros e os segmentos representados, bem como de garantir a indicação dos representantes, estabelecendo-se com uma primeira formação em 2014/1.

Essa equipe, deu continuidade a uma história iniciada em 2004 e que foi materializada no primeiro Relatório publicado em 2007. Tal relatório apresentou os dados coletados pelo Núcleo de Avaliação da Faculdade de Educação/ NAU-FACED, em maio de 2006, e orientou-se pelas diretrizes da Secretaria de Avaliação Institucional/SAI. Nesse sentido, as proposições levantadas e seus respectivos indicadores mostraram-se em consonância com as políticas de avaliação assumidas pela UFRGS, e com as demais diretrizes de avaliação do ensino superior implementadas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior/ SINAES. No texto desse primeiro relatório, destaca-se a afirmação de que “se comparada às demais Unidades da UFRGS, a FACED assumiu a política de avaliação tardiamente, enfrentando problemas de várias ordens na sua efetiva institucionalização”. Após esse período, e até 2012, não houve atuação efetiva do NAU-FACED – em termos de implementação de atividades de avaliação e, por consequência, de elaboração de relatórios.

Assim, após sua reorganização em 2013, este Núcleo encontra-se atualmente em sua terceira gestão. Procurando contribuir com uma cultura de avaliação na FACED e, ao mesmo tempo, com a avaliação institucional no Ensino Superior.