Publications / Publicações

Artigos / Papers

MARTINS, Marina Rodrigues; ROCKEMBACH, Moisés. Mapeamento de Públicos para iniciativas acadêmicas de arquivamento da web. Intercom-Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 43, n. 1, 2020.

 

ROCKEMBACH, Moisés. ​ Arquivamento da Web no contexto das humanidades digitais: da produção a preservação da informação digital. LIINC em revista. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 15, n. 1 (maio 2019), p. 131-139, 2019.

 

FERREIRA, Lisiane Braga; ROCKEMBACH, Moisés. Preservação de mídias sociais e arquivamento da web: um estudo acerca das eleições presidenciais brasileiras de 2018. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (20.: 2019 out. 21-25: Florianópolis, SC). Anais [recurso eletrônico]. Florianópolis: ANCIB 2019., 2019.

 

MARTINS, MARINA RODRIGUES; ROCKEMBACH, MOISES. Promoção de iniciativas de arquivamento da web: um estudo a partir da rede de públicos estratégicos da UFRGS. In: II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação. Porto Alegre, 2019

 

FERREIRA, L. B. ; MARTINS, M. R. ; ROCKEMBACH, MOISES . Arquivamento da web e seus usos na comunicação cientifica. PRISMA.COM, v. 36, p. 1, 2018.

 

ROCKEMBACH, MOISES. Arquivamento da Web: estudos de caso internacionais e o caso brasileiro. REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 16, p. 1, 2018.

 

ROCKEMBACH, MOISES. Web Archiving: international case studies and the Brazilian case (English Version) REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 16, p. 1, 2018

 

ROCKEMBACH, MOISES. A web como memória: preservação digital e arquivamento da web no Brasil e no exterior. I Congresso Internacional em Humanidades Digitais, Rio de Janeiro, 2018

 

ROCKEMBACH, MOISES; PAVAO, C. M. G. . Políticas e tecnologias de preservação digital no arquivamento da web. REVISTA IBERO-AMERICANA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, v. 11, p. 20, 2018.

 

ROCKEMBACH, MOISES. Inequalities in digital memory: ethical and geographical aspects of web archiving. International Review of Information Ethics, v. 26, p. 1, 2017.

 


Eventos / Events

VI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI): I Simpósio Políticas e Estratégias de Preservação de Conteúdo na Web, São Paulo, USP, 2020

Relatório do evento Preservação do Conteúdo Web Brasileiro – Mesa-redonda apresentada no 9º Fórum da Internet do Brasil. Manaus, AM, 2/10/2019

Aula aberta – O Uso dos Arquivos da Web na pesquisa acadêmica – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 29/11/2019


Dissertações / Dissertations

FERREIRA, Lisiane Braga. Arquivamento da web e mídias sociais: preservação digital de vídeos da campanha presidencial brasileira de 2018.Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação UFRGS. Orientador: Moisés Rockembach, 2019

Resumo
O arquivamento da web e mídias sociais constituiu o tema central desta pesquisa, e objetivou, a partir da personalização dos candidatos à Presidência de 2018 na plataforma Facebook, preservar os conteúdos audiovisuais publicados durante a campanha eleitoral. Adotou a metodologia de revisão bibliográfica e análise documental, de desenvolvimento de códigos de programação e estruturação de base de dados, sob uma abordagem exploratória-descritiva de análise quanti-qualitativa. O referencial teórico versou, predominantemente, sobre o fenômeno da personalização dos políticos nas mídias sociais e sobre o arquivamento da web e mídias sociais. Como objetivo geral compreendeu a necessidade de preservação digital dos vídeos publicados pelos candidatos à Presidência no Facebook, por meio do arquivamento da web. E como objetivos específicos, identificou todos os candidatos oficiais à Presidência, bem como suas respectivas páginas no Facebook; coletou todos os registros audiovisuais publicados pelos candidatos em suas páginas durante a campanha eleitoral do 1º e 2º turnos nos períodos: de 16 de agosto de 2018 a 04 de outubro de 2018 e de 08 de outubro de 2018 a 26 de outubro de 2018; verificou a disponibilidade do formato original dos registros publicados pelos candidatos após o período eleitoral; verificou os conteúdos de fontes de informações dos candidatos preservados em plataformas de arquivamento da web e disponibilizou o protótipo com os registros coletados e preservados Observou que, dos 2821 vídeos coletados durante a campanha eleitoral, 32 não estavam mais disponíveis no formato original ou por restrições legais ou por indisponibilidades diversas. Constatou que a iniciativa Internet Archive realizou a maior parte das coletas das fontes de informação dos candidatos, mas não de maneira intensiva e nem homogênea. Observou que a maior parte dos vídeos das fontes de informação dos candidatos não foram preservados pelas três iniciativas analisadas. Conclui que existe uma carência geral de arquivamento da web e mídias sociais de conteúdos brasileiros, sendo os conteúdos preservados por iniciativas internacionais fragmentado e limitado e, ainda, que a preservação de publicações públicas em mídias sociais deve ser fomentada no Brasil a fim de minimizar a efemeridade inerente aos registros.  … 
Abstract
The main subject of this paper is the archiving of the Web and social media and its objective was to preserve, based on the personalization of the 2018 Presidential candidates on the Facebook platform, audiovisual content published during the electoral campaign. The methodology consisted of a literature review and documentary analysis and the development of programming codes and database structure, under an exploratory-descriptive approach of quanti-qualitative analysis. The theoretical background was, predominantly, on the phenomenon of personalization of politicians in social media and on the archiving of the Web and social media. As a general objective, it understood the need for digital preservation of videos published by Presidential candidates on Facebook through archiving the Web. And as a specific goal, it identified all the official presidential candidates as well as their respective Facebook pages; collected all the audiovisual records published by the candidates on their pages during the electoral campaign of the first and second rounds in the periods: from August 16, 2018 to October 4, 2018 and from October 8, 2018 to October 26, 2018; the availability of the original format of the collected records published by the candidates after the electoral period was verified ; verified the contents of source information of the candidates preserved in archival platforms of the Web and made available the prototype with the collected and preserved records. It observed that the 2821 videos collected during the electoral campaign, 32 were no longer available in the original format or by legal restrictions or other unavailability. It was found that most of the collection of the source information of the candidates was done by the Internet Archive initiative, but not in an extensive or homogenous way. It was also observed that most videos from the candidates’ source information were not collected by the three initiatives that were analyzed. It was concluded that there is a general lack of Web and social media archiving of Brazilian content; that the content archived by international initiatives is incomplete and limited; and that the archiving of public publications on social media should be fostered in Brazil in order to decrease the inherent ephemerality of the records.

Resumo
O presente estudo descreve o contexto do fenômeno conhecido por arquivamento da web e o microambiente relacional de iniciativas implantadas por organizações universitárias no exterior, tendo como objetos de observação a Universidade de Columbia e a Universidade de Harvard. Como campo de projeção e, também, objeto de estudo apresenta o sistema relacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com foco na unidade universitária Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) e seu Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM). Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva voltada a mapear os públicos que dão origem às iniciativas de arquivamento da web promovidas pelos dois primeiros objetos estudados. A investigação foi desenvolvida por meio de pesquisas bibliográfica, documental e de conteúdo, unindo técnicas de análise que possibilitaram conjecturar os ambientes relacionais das organizações. As técnicas de análise foram escolhidas pelo teor do corpus e para a respectiva categorização dos dados. As fontes das informações são os documentos oficiais das universidades ─ estatutos, regimentos e organogramas, como também o conteúdo de seus websites. Os dados coletados foram reunidos, categorizados e organizados em um formato diferente do original, a fim de apresentar os resultados de pesquisa. O entendimento sobre públicos ocorreu a partir dos enfoques da conceituação lógica, do poder e da comunicação O estudo concluiu que os atores organizacionais exercem influência em diferentes níveis dentro das estruturas institucionais, cada um conforme suas responsabilidades, e que o sistema comunicacional denota papel importante para a efetividade das iniciativas. Alguns públicos mapeados agem na criação de coleções, como também podem vir a ser potenciais usuários dos arquivos web formados. Essas coleções são concebidas por várias organizações coletoras, que não apenas as entidades macropromotoras das iniciativas ─ Universidade de Columbia e Universidade de Harvard. Quanto maior a quantidade de coleções arquivadas, maior a rede de públicos envolvidos na promoção da tecnologia. O escopo de coleta de cada iniciativa varia conforme os interesses de cada organização coletora, apresentando coleções com diferentes classificações: institucional, regional, nacional, internacional, por fato e evento. Elas preservam tanto a história organizacional de suas entidades, como também promovem o ensino, a pesquisa e a extensão de suas comunidades. Finalizando, confia-se que a UFRGS tem potencial para ser promotora da primeira iniciativa de arquivamento da web brasileira. Isso se deve à caraterística multidisciplinar de seus pesquisadores e ao fato de já haver um núcleo de pesquisa teórica e aplicada na estrutura organizacional.
Abstract
The present study describes the context of the phenomena known as web archiving and the micro-relational environment of initiatives implemented by university organizations abroad, with Columbia University and Harvard University as objects of observation. It presents the relational system of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), focusing on the university unit of The Faculty of Library Sciences and Communication (FABICO) and its Postgraduate Program in Communication (PPGCOM), all the focus of intention of future studies and results application and also object of the present work. This is an exploratory-descriptive research aimed at mapping the audiences that give rise to the archiving initiatives of the web promoted by the first two objects studied. The research was developed through bibliographical, documentary and content research, combining analytical techniques that allowed to conjecture the relational environments of the organizations. The analytical techniques were chosen due to the content of the corpus and for the respective categorization of the data. The sources of information are official university documents – statutes, regulations and organizational charts, as well as the content of their websites. The collected data was compiled, categorized and organized in a format different from the original in order to present the research results. The understanding of Publics occurred from the approaches of logical conceptualization, power and communication The study concluded that organizational actors influence at different levels within institutional structures, each according to their responsibilities, and the communication system denotes an important role for the effectiveness of the initiatives. Some mapped audiences act on the creation of collections, but can also be potential users of the formed web archives. These collections are designed by several collecting organizations, which are not just the macro-promoters of the initiatives – Columbia University and Harvard University. The larger the number of archived collections, the greater the network of audiences involved in promoting the technology. The collection scope of each initiative varies according to the interests of each collecting organization, presenting collections with different classifications: institutional, regional, national, international, by fact and event. They preserve both the organizational history of their institutions and promote the teaching, research and extension of their communities. Finally, it is believed that UFRGS has the potential to be the promoter of the first Brazilian web archiving initiative. This is due to the multidisciplinary nature of its researchers and the already existing theoretical and applied research center in its organizational structure.

 


NOTÍCIAS

 

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