Sobre o Evento

Nos dias 04 a 05 de novembro de 2021, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEQ – UFRGS) realizará o XX OKTOBERFÓRUM, evento que objetiva divulgar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Programa e intensificar a relação entre a universidade, empresas e órgãos públicos. Os alunos de mestrado, de doutorado e pesquisadores apresentam os seus trabalhos, patrocinados por empresas e órgãos de fomento, para bancas avaliadoras convidadas.

Portanto, esta é uma ótima oportunidade para conferir e conhecer o que está sendo feito em termos de pesquisa e desenvolvimento, nas diversas linhas de pesquisa do PPGEQ.

Além de exibir as pesquisas realizadas dentro do Programa, fazem parte da programação do evento palestras e confraternizações entre os participantes.


Local do XX OKTOBERFÓRUM

Plataforma – MS Teams

Devido a pandemia do COVID-19, o XX Oktoberfórum será realizado de forma totalmente online. Sendo assim, a inscrição antecipada no evento é ainda mais importante, pois garantirá o recebimento de mais informações e do link de acesso ao evento. Faça sua inscrição clicando aqui (em breve).


Perfil do público

O OKTOBERFÓRUM conta com a participação de aproximadamente 250 pessoas. Além dos alunos de pós-graduação e pesquisadores, também fazem parte do público alvo deste evento os professores do PPGEQ, professores de outros Programas de Pós-Graduação desta e de outras Universidades, alunos de graduação em Engenharia Química e de áreas afins e profissionais de empresas relacionadas ao setor, tais como refinarias, curtumes, indústrias alimentícia e farmacêutica, de materiais poliméricos, de projeto, simulação e otimização de processos, de embalagens plásticas, de tintas, de papel e celulose, e indústrias químicas em geral.


História

A primeira edição do OKTOBERFÓRUM foi em 2002 e contou com a participação de 26 trabalhos em dois dias de evento. A edição de 2014 do evento contou a apresentação de 40 trabalhos em três dias de evento.

Com o crescimento do número de apresentações, a partir de 2015 os alunos de doutorado passaram a fazer apenas uma apresentação em eventos do PPGEQ da UFRGS, podendo ser antes da qualificação ou antes da defesa da tese de doutorado. Assim,  as edições passaram a ocorrer em três dias de evento, com a apresentação de 31 trabalhos na edição de 2015, 54 trabalhos na edição de 2016, 34 trabalhos na edição de 2018 e 19 trabalhos na edição de 2019.

Devido a pandemia de COVID-19,  a primeira edição do OKTOBERFÓRUM realizada de forma totalmente virtual ocorreu em 2020, contando com a apresentação de 25 trabalhos desenvolvidos pelos alunos do PPGEQ.