Sobre o Evento

Nos dias 29 a 30 de outubro de 2020, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEQ – UFRGS) realizará o XIX OKTOBERFÓRUM, evento que objetiva divulgar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Programa e intensificar a relação entre a universidade, empresas e órgãos públicos. Os alunos de mestrado, de doutorado e pesquisadores apresentam os seus trabalhos, patrocinados por empresas e órgãos de fomento, para bancas avaliadoras convidadas.

Portanto, esta é uma ótima oportunidade para conferir e conhecer o que está sendo feito em termos de pesquisa e desenvolvimento, nas diversas linhas de pesquisa do PPGEQ.

Além de exibir as pesquisas realizadas dentro do Programa, fazem parte da programação do evento palestras e confraternizações entre os participantes.


Local do XIX OKTOBERFÓRUM

Plataforma – Zoom

Devido a pandemia do COVID-19, o XIX Oktoberfórum será a primeira edição do evento a ser realizada totalmente online. Sendo assim, a inscrição antecipada no evento é ainda mais importante, pois garantirá o recebimento de mais informações e do link de acesso ao evento. Faça sua inscrição clicando aqui.


Perfil do público

O OKTOBERFÓRUM conta com a participação de aproximadamente 250 pessoas. Além dos alunos de pós-graduação e pesquisadores, também fazem parte do público alvo deste evento os professores do PPGEQ, professores de outros Programas de Pós-Graduação desta e de outras Universidades, alunos de graduação em Engenharia Química e de áreas afins e profissionais de empresas relacionadas ao setor, tais como refinarias, curtumes, indústrias alimentícia e farmacêutica, de materiais poliméricos, de projeto, simulação e otimização de processos, de embalagens plásticas, de tintas, de papel e celulose, e indústrias químicas em geral.


História

A primeira edição do OKTOBERFÓRUM foi em 2002 e contou com a participação de 26 trabalhos em dois dias de evento. A edição de 2014 do evento contou a apresentação de 40 trabalhos em três dias de evento.

Com o crescimento do número de apresentações, de 2015 em diante os doutorandos fazem apenas uma apresentação durante o curso (antes da qualificação ou depois). Assim, na edição de 2015 foram apresentados 31 trabalhos também em três dias de evento. Em 2016, durante três dias de evento, foram apresentados 54 trabalhos.